Grupo de Dança Escocesa da ART
Grupo afiliado da Royal Scottish Country Dance Society www.rscds.org

Últimas notícias:



- Já temos o nosso cartaz para o ano lectivo 2018-2019! Podem vê-lo aqui

- No more tears! Já há muitos vídeos no youtube com vídeos excelentes dos passos-base e das figuras-base da dança escocesa. Podem ver alguns links nesta página do nosso website

Neste ano lectivo (25 September 2018-finais de Maio 2019), temos aulas em dias separados para dois níveis, com aulas para intermédios e avançados em Carnide às terças-feiras, no horário 20h15-22h, e aulas dedicadas inteiramente a principiantes/todos os níveis em Telheiras, no Lagar da Quinta de São Vincente, às QUINTAS-feiras das 20h30 até as 22h (atenção que estas novas aulas em Telheiras serão às quintas e não às quartas, como foi previsto inicialmente). O endereço do Lagar é Rua Professor Francisco Gentil 33, 1600-622 Lisboa. Aqui tem um link para um mapa (Fica ao lado da Padaria Portuguesa em Telheiras, e perto da biblioteca) Também há um link aqui, com o novo nome do espaço, que é o Pólo de Telheiras da JF do Lumiar! As aulas para intermédios e avançados em Carnide recomeçaram na terça, dia 25 de Setembro, e as aulas em Telheiras para principiantes começaram na quinta, dia 27 de Setembro. Criámos um evento no Facebook para as aulas em Telheiras, incluindo informação sobre o que calçar! 

-  Para mais informação sobre o local, preços, e os horários das nossas aulas regulares, podem ver nas colunas mais abaixo ou clicar nos Contactos . Para todos os nossos eventos, incluindo exibições e bailes, ver a nossa página Eventos desde 2011  A lista das danças feitas nas aulas está, como sempre, nesta página Também temos páginas sobre sapatilhas, dicionários, etc. - ver a coluna no lado esquerdo mais abaixo



- 

 - Fim-de-Semana Ibérico de Dança Escocesa: Para quem ainda não sabe, o FS Ibérico é um de dois grandes eventos de dança escocesa que acontece na Península. O outro é o December Weekend in Portugal, que geralmente acontece no primeiro fim-se-semana de Dezembro. Para dançar nestes eventos, convém ter pelo menos um ano de experiência nas contradanças escocesas. Pode-se acelerar o processo de aprendizagem indo ao Curso de Verão em St. Andrews O "December Weekend" costuma ter bailes mais acessíveis do que o Fim-de-Semana Ibérico. Para ver uma selecção de eventos em outros países, visite a nossa página eventos interessantes de dança escocesa organizados por outros  Para uma lista completa dos eventos na Europa, ver http://www.celtic-circle.de/events (actualizado de dois em dois meses)

xperimentar a dança esocesa - a mel forma de exercitar o corpo e a mente!

DANÇA CONNOSCO!
 

 
 


 
 
Videos do Grupo até o final de 2010


Vídeos dos passos-base e das figuras-base da contradança escocesa



 

St. Andrews e o Curso de Verão

Outros Links úteis

Information in English about this Group

Informações sobre outros Grupos - Grupo da Lapa, Lisboa

Information about other Groups/Informações sobre outros Grupos - Carcavelos Group - Grupo de Carcavelos

 (em baixo) CARTAZ 2018-2019: 


Roger Picken, o nosso professor (foto tirada por Richard Hartnoll)
 
 
(em cima) Atuação em Vila Franca de Xira (mais fotos da atuação em VFX)
 
(em baixo) Aula em Carnide - foto tirada por Richard Hartnoll

 

 

(em cima) Roger Picken e Sue Willdig - Março 2013, fotografia tirada por IVO COSTA 


Contactos: Roger Picken (professor) ou Sue Willdig (organizadora).
Email: suerog(a)mail.telepac.pt (para mandar um mail, têm que substituir (a) por @ ) (to send a mail, change (a) to @ )

Mobile: (+351) 925 221 843 (Sue)

Telefone casa Roger e Sue. (+351) 21 238 3737

Página do Grupo no Facebook



  
A contradança escocesa (Scottish Country Dancing, SCD) é uma modalidade de dança com adeptos espalhados por todo o mundo. De facto não é necessário ser escocês nem usar "kilt" para participar nestas danças, bastam umas sapatilhas leves e boa disposição. Também não é preciso trazer par, porque as contradanças escocesas são danças em grupo, onde todos mudam de par frequentemente. Os objectivos principais são o divertimento e o convívio com os outros participantes, ao mesmo tempo que se aprende a executar com elegância os passos e as figuras. A música é fantástica com ritmos rápidos, "reels" e "jigs" e um ritmo mais lento, "strathspey", único da tradição escocesa. As danças e a música têm raízes antigas, que remontam pelo menos ao século XVIII, mas a cultura mantém-se viva, e actualmente continuam a ser criadas muitas danças e músicas novas.

O grupo de dança escocesa da ART (Associação de Residentes de Telheiras) foi fundado em Setembro de 2004, e desde Outubro de 2007 tem recibido o apoio da Junta de Freguesia de Carnide (Lisboa). O grupo já fez muitas apresentações públicas e também organiza "ceilidhs" (festas com danças muito simples) e bailes (misturando danças simples e danças mais complicadas), Em Março de 2012 o nosso Grupo foi o anfitrião do XVIII Fim-de-Semana Ibérico de Dança Escocesa, com participantes de 14 países.  Temos actualmente mais ou menos 25 membros activos, com um leque de idades muito grande. Para informação sobre todos os nossos eventos passados e futuros, ver Eventos Para uma introdução mais pormenorizada à dança escocesa, clickar aqui (ficheiro doc). Para uma breve hístoria de dança escocesa (uma página só!) ver aqui. Para informações sobre as nossas aulas, ver em baixo!  

Informações sobre as nossas aulas (todos os anos, do final de Setembro até o final de Maio):

Preços: Os preços são simbólicos. Em Carnide (aulas nível intermédio/avançado), os alunos pagam 2€ por cada aula a que assistam. Em Telheiras (aulas nível principiante) esperamos ter os mesmos preços do que em Carnide, e a primeira aula é gratuita.

 
LOCAL PARA AS AULAS EM CARNIDE (dançarinos com experiência)   "ESPASSUS 3G", antigo  ATL Carnide Centro; faz parte do complexo Espassus, ver http://www.jf-carnide.pt/para-a-populacao/espassus/descricao/ A morada é Rua dos Táxis Palhinhas, 1600-766 Lisboa, e os contactos completos do complexo estão aqui http://www.jf-carnide.pt/para-a-populacao/espassus/contactos/

LOCAL PARA AS AULAS EM TELHEIRAS (aulas para principiantes/todos os níveis): Lagar da Quinta de São Vincente,
Rua Professor Francisco Gentil 33, 1600-622 Lisboa. Aqui tem um link para um mapa (Fica ao lado da Padaria Portuguesa em Telheiras, e perto da biblioteca) Também há um link aqui, com o novo nome do espaço, que é o Pólo de Telheiras da JF do Lumiar!


Horários 

Neste ano lectivo (25 September 2018-finais de Maio 2019), temos aulas em dias separados para dois níveis, com aulas para intermédios e avançados em Carnide às terças-feiras, no horário 20h15-22h, e aulas dedicadas inteiramente a principiantes/todos os níveis em Telheiras, no Lagar da Quinta de São Vincente, às QUINTAS-feiras das 20h30 até as 22h (atenção que estas novas aulas em Telheiras serão às quintas e não às quartas, como foi previsto inicialmente). O endereço do Lagar é Rua Professor Francisco Gentil 33, 1600-622 Lisboa. Aqui tem um link para um mapa (Fica ao lado da Padaria Portuguesa em Telheiras, e perto da biblioteca) Também há um link aqui, com o novo nome do espaço, que é o Pólo de Telheiras da JF do Lumiar! As aulas para intermédios e avançados em Carnide recomeçaram na terça, dia 25 de Setembro, e as aulas em Telheiras para principiantes começaram na quinta, dia 27 de Setembro.