APRESENTAÇÃO
A mudança da função do computador como meio educacional acontece justamente com um questionamento da função da escola e do papel do professor.
A verdadeira função é a de criar condições de aprendizagem, o professor deixa de repassar o conhecimento - o computador pode fazer isto – e passa a ser o criador de ambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno. As novas tendências de uso do computador na educação mostram que ele pode ser um importante aliado neste processo que estamos começando a entender (Valente, 2004).Portanto a formação para os professores da Telessala, Centrais Tecnológicas e Bibliotecas, visa possibilitar a transformação da informação em conhecimentos, de maneira dinâmica e inovadora com o uso do computador e todas as tecnologiasexistentes na escola.Tendo sempre como foco o professor, deste modo a tecnologia não é tratada como uma ação prática tecnológica, e sim como suporte pedagógico para a construção de novos conhecimentos.OBJETIVO GERAL
A presente formação visa preparar os professores para que estes sejam disseminadores do uso da informática educativa na prática escolar, no fazer pedagógico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Familiarizar-se com o uso do computador;
Compreender o computador como um aliado no processo ensino-aprendizagem;
Conhecer a importância das novas tecnologias para o desenvolvimento cognitivoe social do educando;
Conhecer e utilizar as novas ferramentas tecnológicas disponíveis na internet e nolaboratório de informática, centrais tecnológicas e bibliotecas;
Proporcionar vivências amplas e diferenciadas para seus alunos;
Criar estratégias de apoio ao ensino com o auxilio das ferramentas e recursos docomputador;
Discutir e elaborar metas de trabalho envolvendo o laboratório de informática,centrais tecnológicas e bibliotecas;
Conhecer os tipos de atividades que podem ser desenvolvidas e utilizadas poralunos e professores no laboratório de informática, centrais tecnológicas e bibliotecas;
Aproveitar da melhor maneira possível todos os recursos tecnológicos disponíveisna escola;
Proporcionar através do laboratório de informática, centrais tecnológicas ebibliotecas, um ambiente desafiador e criativo, respeitando as diferenças individuais dosalunos.
Oferecer subsídios para que se utilizem adequadamente às tecnologias deinformação e comunicação, buscando minimizar alguns dos problemas do ensino eatualizar a prática educativa.
CONTEÚDOS
Sistema operacional Windows XP;
Aplicativo Microsoft Office – Word, PowerPoint;
Browser – Internet Explorer;
Google Bate papo – conversa on-line;
Google Docs – criação de documentos, planilhas e apresentações on-line;
Navegação em Bibliotecas virtuais.
METODOLOGIA
Utilizando uma metodologia participativa, através da cooperação interação entre os professores das Telessalas, Centrais Tecnológicas e Bibliotecas;
O espaço oferecerá aos professores a aplicação prática das teorias, a produçãode materiais, e a publicação dos mesmos na internet, dando um novo sentido ao fazerpedagógico.
RECURSOS
Laboratório de informática;
Computadores
Internet;
Sistema operacional Windows;
Aplicativo Microsoft Office;
Professores;
Multiplicadores.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará da seguinte forma:
Disponibilizando a informação e os recursos tecnológicos;
Proporcionando um trabalho mais qualificado;
Viabilizando uma prática pautada no desejo do educador e do educando quantoao conhecimento desenvolvido;
Participação dos professores.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MORAN, José Manuel. A escola do amanhã: desafio do presente. Tecnologia Educacional. São Paulo, v. 22. p.113-114, jul./out. 1993.
PROINFO - Programa Nacional e Informática na Educação. Disponível em [http://www.proinfo.mec.gov.br]. Acesso em 29 de novembro de 2007.
VALENTE, JA (2004). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica da UNICAMP.