Introdução à Educação Digital – Proinfo Integrado
Intenção de criar oportunidades de aprendizagem de edição, navegação, pesquisa, comunicação e produção que pudessem ser gratificantes aos cursistas, articulandoas a experiências prévias, oriundas da trajetória social, tecnológica e educacional de cada um, como base para o conhecimento, incorporação e uso consistente das tecnologias digitais na vida cotidiana e profissional.Unidade 1 – Tecnologias na sociedade e na escola.· Conceituar o que são tecnologias e mídias.· Compreender a necessidade de refletir sobre as questões que antecedem às decisões relativas à inserção das tecnologias na sua prática pedagógica, percebendo a diversidade e a complexidade destas questões.· Formar uma idéia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais.
· Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: uso do mouse e teclado, identificação dos itens do desktop e uso de editores de textos simples.
· Familiarizar-se com o uso dos fóruns de discussão e com a navegação em conteúdo da internet.
· Ampliar sua compreensão sobre as possibilidades de comunicação disponíveis com as TIC.
Unidade 2 – Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede.
· Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a navegar pela internet usando um software de navegação.
· Refletir sobra a importância da navegação na internet na sua vida pessoal e profissional, identificando a importância de orientar seus alunos sobre como buscar informações na WEB, como atribuir-lhes crédito e como julgar-lhes a
relevância.
· Identificar alguns procedimentos iniciais de segurança na web.
· Utilizar recursos básicos e simples para realizar pesquisa na internet, compreendendo com alguns dos principais mecanismos de busca são estruturados.
· Familiarizar-se com a interface do editor de texto do BrOffice, compreendendo a sua organização e usando os seus recursos mais simples de formatação e edição.
Unidade 3 - Blogs: O quê? Por quê? Como?
· Reconhecer as principais características dos Blogs.
· Construir um repertório inicial sobre as possibilidades de escrita digital nos blogs.
· Realizar o processo minimamente necessário para criação de um blog, percebendo algumas das suas possibilidades de ajustes e configurações.
· Refletir sobre o papel dos blogs sobre a aprendizagem e a comunicação.
· Compreender o papel dos blogs na comunicação da era digital.
Unidade 4 – Elaboração e Edição de Textos.
· Refletir e analisar o papel dos editores de textos na democratização do acesso à produção de determinados gêneros textuais e no desenvolvimento da habilidade da escrita.
· Buscar compreender quais são os cuidados necessários e quais são as estratégias adequadas para se adotar o uso pedagógico das ferramentas de edição de texto.
· Desenvolver habilidades para utilizar o editor Writer, do BrOffice, para editar textos, inserindo formatos e figuras.
· Salvar seus documentos em local adequado no disco rígido ou nos CDs e pendrives.
· Exportar seus documentos para os formatos rtf e pdf, compreendendo as razões de fazê-lo.
· Usar as ferramentas de administração de arquivos para armazenar, localizar, copiar, excluir e utilizar seus documentos.
· Compreender a necessidade de ter cuidado com os direitos autorais, citando sempre as fontes de onde foram retirados os materiais (trechos de textos, citações, imagens, tabelas, etc.).
Unidade 5 – Cooperação (ou interação?) na rede.
· Refletir sobra a importância da cooperação no aprendizado, tomando consciência do papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem.
· Compreender a estruturação e o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de produção e/ou veiculação de conteúdo digital (wikis, youtube etc.).
· Refletir sobra a importância destas ferramentas na construção de novas práticas pedagógicas.
· Habilitar-se a incluir postagens de vídeos no seu blog.
Unidade 6 – Cooperação pressupõe diálogo!
· Refletir sobra a importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica.
· Compreender a estruturação e as especificidades do diálogo suportado por algumas das principais ferramentas de comunicação digital (bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais).
· Habilitar-se a utilizar as principais funcionalidades dos serviços de bate-papo, fórum e e-mail.
Unidade 7 – Apresentações de slides digitais na escola
· Identificar características da linguagem visual e os princípios de diagramação e design que devem estar presentes ao preparar uma apresentação.
· Conhecer os recursos básicos do site Slideshare.
· Identificar a importância e as etapas do planejamento de uma apresentação de slides.
· Refletir sobre os efeitos que uma apresentação produz sobre os participantes e sobre sua aprendizagem, mas especificamente, analisar qual a importância da autoria destas apresentações de slides na aprendizagem.
· Compreender os princípios de construção de uma imagem digital, identificando os princípios formados de compressão utilizados e suas características mais importantes.
Unidade 8 – Resolução de problemas com a planilha eletrônica
· Habilitar-se a usar as principais funcionalidades das planilhas eletrônicas.
· Identificar o potencial das ferramentas do aplicativo Calç na sistematização, descrição e analise de dados.
· Identificar o tipo ou categoria de problemas que pode ter sua solução potencializada com o uso das planilhas de Cálculo.
· Apontar algumas das principais vantagens das planilhas no aprendizado da matemática.
Encontro Final - Apresentação dos projetos e avaliação final.
(Divulgação dos resultados e avaliação).
Estrutura (grade de horários, turmas, e local)
1. O formador tem a liberdade de selecionar e ajustar cada unidade ao tempo disponível, definindo que atividades devem ser feitas presencialmente, quais devem ser realizadas a distância, quais devem ser remetidas para estudos em
momentos posteriores.
2. Estão previstas 4 horas semanais para cada unidade de estudo e prática, num total de 40 horas, que podem ser totalmente presenciais ou ser distribuídas em:
· Encontros presenciais semanais de, no mínimo, 2h; e
· Estudo a distância, guiado pelas Unidades de Estudo e Prática de, no máximo, 2h por semana.
3. Estão previstos encontros na quinta e na última semana voltados ao desenvolvimento do projeto de aprendizagem (DP) à sua apresentação e à avaliação final do curso (AF).
A organização dos encontros semanais pode ser feita em duas modalidades:
Opção 1: 4h presenciais (em um ou dois encontros semanais)
Opção 2: 2h presenciais e 2h a distância.
Avaliação e Certificação
Considerar:
· A frequência nos encontros presenciais de formação de no mínimo sete encontros.
· O desempenho nas atividades realizadas: o resultado das atividades de cada cursista deve ser avaliado nas diversas produções delas resultantes.
Será feita segundo as orientações e critérios fornecidos pelo formador.
Para tal, cada cursista deverá ter uma pasta de usuário no computador onde armazenará suas produções, dessa forma elas poderão ser comentadas e avaliadas já durante o processo, permitindo que sejam refeitas num processo interativo de aprendizagem.