Arquivo‎ > ‎

I. SEPOLH

Nas últimas três décadas, o Brasil tem presenciado um aumento na emigração de sua população, inclusive para países europeus. Atualmente, um número considerável de brasileiros reside na Europa e o MRE em 2009 estimou a presença de 180.000 brasileiros no Reino Unido, 137.000 em Portugal, 125.000 na Espanha, 89.200 na Alemanha, 70.000 na Itália, 60.000 na França, 57.500 na Suíça e 42.000 na Bélgica.

 

Há evidências de que os brasileiros que residem nesses oito países têm se organizado como comunidade e criado iniciativas para cultivarem suas bagagens culturais e linguísticas. Exemplo disso é a existência de pelo menos uma instituição que atua na difusão da Língua Portuguesa para crianças e/ou adultos em cada um desses países. Áustria, Noruega, Suécia e Irlanda, apesar de registrarem um número menor de brasileiros, também testemunham a atuação de instituições que promovem o ensino de Português como Língua de Herança (POLH).

 

O trabalho dos vários grupos têm se desenvolvido de maneira individual e isolada. A Abrir (Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais no Reino Unido –www.abrir.org.uk), reconhece que um trabalho mais colaborativo entre os 12 países citados tem grande potencial para benefício profissional dos coordenadores e professores, assim como, para benefício de aprendizagem das crianças que frequentam as aulass organizadas pelos diversos grupos. Assim surgiu a ideia da organização do I Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança, o I- SEPOLH.

 

Sendo o I-SEPOLH a primeira iniciativa em prol de um trabalho conjunto entre instituições brasileiras que atuam em diferentes países europeus no âmbito de língua e cultura, acreditamos que este evento contribuirá significativamente para o desenvolvimento do ensino do Português como Língua de Herança e para o conhecimento dos profissionais neste setor

 

Em suma, os principais objetivos desta proposta são:

 

·         propiciar maior intercâmbio de ideias e práticas entre os 12 países europeus que possuem instituições trabalhando ndifusão da Língua Portuguesa e da cultura brasileira;

·         incentivar a colaboração entre as instituições espalhadas pela Europa;

·         disseminar o trabalho dessas instituições;
·    dar maior visibilidade ao Ensino do Português como Língua de Herança na Europa.