Geração de conhecimento

Post date: 18/10/2010 10:52:04

Qual a diferença entre SEO e a academia?

Ouvindo o GuanaCast 88 - CoéSeo fiquei intrigado sobre a quantidade de artigos que são gerados sobre SEO. Na verdade fiquei intrigado sobre como a geração do conhecimento está sofrendo uma mudança brusca.

Auxiliado pelo amigo Fabio Ricotta cheguei ao impressionante número de 15.822 links para artigos de SEO no twitter. Ok, tweets não são base de comparação com artigos científicos que passaram por um crivo editorial. Vamos adotar que apenas 10% destes sejam realmente artigos interessantes.

Analisando a engine de busca MathSciNet (link p/ wikipedia pois foi lá que peguei os dados), foram publicados "about 2 million articles from 1,900 mathematical journals" desde 1800. Em praticamente TODAS as área da matemática, estatística e teoria da computação.

Levando em conta estes dois numeros, a quantidade de artigos de SEO deve alcançar a marca dos mesmos 2 milhões em 24 anos! 24 anos para uma única área do conhecimento gerar a mesma quantidade de conhecimento que a matemática, estatística e a teoria da computação levaram 200 anos!

A área de SEO é extremamente viva, principalmente por acompanhar as mudanças na engine e nos algoritmos do google. Não da pra esperar 10 meses pra publicar um artigo sobre como o google faz isso ou aquilo. A geração, consumação e desatualização do conhecimento é realizada em ritmo acelerado.

O modo de se realizar pesquisa em geral continua o mesmo (dentro das academias pelo menos). O problema é que a cultura tem mudado. Hoje não temos mais tanta paciência para testar nossas hipóteses. Afinal de contas se demorarmos muito o conhecimento que foi gerado estará desatualizado antes de terminarmos aquele artigo pra mandar pro IEEE (melhor/maior grupo de revistas científicas na área de engenharia).

O grafico acima é bem interessante. Mostra de certo modo uma mudança no comportamento geral. O aumento em SEO é justificado pela importância que vem tomado nos últimos anos. O que não é tão simples de entender é a queda constante com relação à IEEE. Porque essa queda de quase 10% ao ano? Será que a fonte de informações da maneira tradicional tem mudado?

Uma das respostas é a velocidade na mudança das tecnologias. Um artigo se torna desatualizado muito rapidamente. Atrevo-me até a dizer que em algumas áreas as tecnologias mais recentes não são mais encontradas nos periódicos ou nos grupos de pesquisas de universidades, mas em blogs e artigos de empresas inovadoras.

Fica então algumas questões: como gerar conhecimento útil? Como gerar conhecimento rápido? Como contribuir com a sociedade? Quando é que uma discussão num fórum vai ter mais importância que um artigo no IEEE?

-----------

Não, a ultima pergunta não é "SE vai ter mais importância" mas quando.