Conclusão de Semestre

Post date: 02/07/2011 01:09:43

Olá novamente!

Este post é mais para fechar o primeiro semestre aqui na Unifei. Dentre as experiências que tive ano passado resolvi modificar algumas coisas principalmente na disciplina de Introdução à Engenharia Eletrônica. Este post não apresenta nenhum conteúdo técnico relevante, está mais para uma reflexão sobre engenharia baseada nas experiências deste semestre.

---------

A matéria introdução à engenharia não é nem uma matéria nem técnica, nem uma matéria básica, eu acho que deveria se encaixar mais na classificação filosófica.

Não é uma matéria pra ensinar eletrônica, os alunos vão ter muito tempo pra aprender isso ao longo dos outros quatro anos e meio. Ficar também teorizando sobre a origem da engenharia, legislação corrente no Brasil, CREA, diferenças entre eletrônica e eletricista... Qualquer 3,14 min no google você encontra.

Ok. E então o que ensinar? Tenho a disposição 2 horas por semana, num total de 16 semanas. E o pior ainda, o que cobrar como nota? Não concordo com o atual sistema de avaliação principalmente para o ensino de qualquer engenharia. Mas é assunto regimental e eu preciso de uma avaliação. Então que ela seja pelo menos justa.

Quanto ao curso resolvi parti-lo em duas partes.

Na primeira convidei todos os projetos especiais da universidade minibaja, aero, guerra de robôs, ecoveículo e também os projetos mais voltados para extensão: caii (cursinho assistencial), unifeiJr (empresa junior da universidade), caelt (centro acadêmico). A idéia era abrir um pouco a visão dos alunos: Faculdade não é só sala de aula! É um dos melhores momentos pra começar seu networking, pra adquirir toda aquela vivência que é tão exigida pelas empresas: morar com pessoas diferentes, pouco dinheiro pra se manter, administrar o tempo por si só. Igual à qualquer empresa: trabalhar em equipe, projetos com poucos recursos e uma agenda estupidamente apertada. Conhecer o que se pode fazer além da sala de aula é apenas o começo.

Na segunda etapa resolvi utilizar de modo mais incisivo a metodologia PBL - problem based learning, ou aprendizado baseado em problemas. A idéia é muito interessante: apresentar não a matéria para o aluno, mas sim um problema. A matéria passa a ser consequência da necessidade de se resolver aquele problema. A matéria deixa de ser encarada como conteúdo inútil e passa a ser encarada como ferramenta essencial para resolver o problema. Pena que não da pra utilizar essa abordagem em todo tipo de matéria.

Pois bem, fiz a proposição do problema: Quero (A) uma fonte de alimentação simétrica +12 e -12 regulada com 7812 e 7912, (B) o projeto dessa fonte esquemático, simulação e layout, (C) relatório com no máximo 5 paginas: cronograma, esquemático, layout, simulação e manual de instruções e (D) apresentação do projeto na sala de aula.

A idéia principal era imbui-los com o "feeling" de um engenheiro: se deparar com um problema e encontrar uma solução, engenhar uma solução. Pra quem já conhece um mínimo de eletrônica o projeto é muito simples, mas pra quem nunca teve contato com um ferro de solda é todo um novo mundo que se abre. Exatamente o que eles terão que vivenciar no mundo empresarial: resolver problemas que nunca haviam imaginado.

Acho que ser engenheiro é um pouco disso: reconhecer o problema, estudar, buscar informações, ajuda, ferramentas e dar uma solução. A solução não precisa ser ótima, mas deve atender os requisitos mínimos de segurança, tempo e recursos.

Fiquei realmente impressionado com o resultado. Não só com o resultado físico (a fonte, relatório, etc) mas com a mudança que começo a perceber nos alunos: capacidade de organização, coordenação, iniciativa, pensamentos "fora da caixa", sacadas de marketing, vestimenta, enfim, engenharia.

Fico por enquanto devendo-lhes mais detalhes técnicos, assim como as apresentações e vídeos, por enquanto segue apenas o link para as fotos das equipes: https://picasaweb.google.com/RMAAlmeida/1DeJulhoDe2011

Atualização 1: Parte 2 da conclusão de semestre

Atualização 2: Descobri como colocar slideshare do picasa aqui:

Até a próxima!