Página inicial

Ø Lançamento LETRAS COM(V)VIDA (nº 6): Academia das Ciência de Lisboa, 8/5/2014, 17h: cartaz e convite


Aproveitamos para divulgar também:

Ø CONGRESSO INTERNACIONAL 100Orpheu www.100orpheu.com

Ø Triénio Pascoalino 2014 | 2015 | 2017

Ø XV CILEC: Universidades de Madrid/LaCoruña/Lisboa, 2015: El canon y su circunstacia: Literatura, periodismo y cine

Ø Ciclo de Conferências & Curso: PORTUGAL: (RE)FUNDAÇÕES


Estimados Amigos e Colaboradores

 

Recordamos que no próximo dia 24 de março, pelas 18 horas, decorrerá a sessão de lançamento do 5.º número da Revista Letras Com Vida - Literatura, Cultura e Arte, no Centro Cultural de Belém (sala 7 - Sophia de Mello Breyner), no âmbito do programa de celebração do Dia Mundial da Poesia.

A apresentação da Revista estará a cargo de Fernando Pinto do Amaral, sendo complementada pela leitura de poemas de Ruy Belo por Fernando Pinto do Amaral, João Grosso e Richard Zenith.

Este número homenageia o Professor José Augusto Mourão, falecido recentemente. A vida e obra do poeta e ensaísta Ruy Belo é o foco do Dossiê Escritor e o pensador da cultura portuguesa Eduardo Lourenço é o entrevistado na rubrica Nós, os Outros. O Dossiê Temático aborda o tema "Conspirações", oferecendo um painel diversificado de contributos que evidenciam a pluralidade de leituras e atitudes perante este tema, com a participação de autores nacionais e internacionais, tais como Raul Rosado Fernandes, Luiz Eduardo Oliveira e Maria Armanda de Saint-Maurice. De salientar ainda a correspondência inédita de Alexandre Herculano, o caderno "Afonso Henriques: memórias e representações, por entre heroicização e escárnios", da autoria de Aires Augusto do Nascimento, e a entrevista ao reconhecido historiador Roger Chartier.

A sessão contará com a presença do Magnífico Reitor da Universidade Aberta, Professor Doutor Paulo Maria Bastos da Silva Dias, que assinará um acordo de cooperação com o CLEPUL para a criação de um polo deste centro de investigação na Universidade Aberta.

 
Lançamento do nº 4
24 de novembro de 2012, às 11h30m,
no Centro Hospitalar de Setúbal, na sala de Sessões do Hospital de São Bernardo.
__________
no encerramento das
XIX Jornadas de Medicina Interna - “DO ENSINO À PRÁTICA CLÍNICA”,
Participação de especialistas de várias unidades hospitalares.
Lançamento de
«Ensaios Lusófonos», de Fernando Cristóvão,
por Annabela Rita
e
Conferência:
Fernando Cristóvão: "O Acordo Ortográfico e a LUSOFONIA"
  
 

 

LANÇAMENTO 30/outubro/2012
LOCAL: Museu do Teatro (Lumiar)
mapa google


PROGRAMA
17 horas
- a propósito da publicação de cartas inéditas de Padre António Vieira,
apresentação da peça de teatro "Vieira. O Sonho do Império", pela
Companhia de Teatro Éter. Encenação de Filomena Oliveira.
18 horas - Apresentação do nº 4 de "Letras Com(n) Vida" por Mendo de Castro Henriques. Intervenção do poeta Rui Sousa. Participação especial da Professora Doutora Adma Fadul Muhana da Universidade de São Paulo.

« A apresentação da Revista estará a cargo do Professor Mendo Castro Henriques e do poeta Rui de Sousa, sendo antecedida pela peça teatral “Vieira. O Sonho do Império”.

Este número inclui escritos inéditos do Padre António Vieira, um caderno registando o encontro histórico entre George Steiner e António Lobo Antunes, uma entrevista ao reconhecido historiador da cultura Peter Burke. A vida e a obra do poeta e ensaísta António Ramos Rosa é o foco do Dossiê Escritor e o pensador da cultura Pinharanda Gomes é o entrevistado na rubrica Nós, os Outros. O Dossiê Temático percorre o pensamento de 21 autores que marcaram, à margem do mundo académico, a filosofia portuguesa do século passado, influenciando de forma determinante o pensamento do século XXI.
»

 

Pré-lançamento do nº 4 em Setúbal, 
na sessão de encerramento do 1º semestre do
28/Julho/2012 (clique para ver o Programa do dia)
 

  •  n.º3 da revista Letras Com(n)Vida . Trata-se este de um número comemorativo do Centenário da Universidade de Lisboa, oferecendo: um Dossiê Temático com grandes figuras das quatro Faculdades fundadoras: Ciências, Letras, Direito e Medicina; uma entrevista com o Magnífico Reitor António Nóvoa e ainda um encarte com alguns dos seus principais discursos desde que tomou posse, em 2006.
  • O número inaugural da Letras Com(n)Vida está agora disponível online. Visite-nos na LusoFonias.
  • Arquivos Secretos do Vaticano, Coordenada por José Eduardo Franco, obra inaugural da nova colecção da Esfera do Caos Editores "Arquivos Secretos", dirigida por Fernando Cristóvão e Annabela Rita
  ***
 
 

A Directora da Casa Fernando Pessoa,

 

os Presidentes das Direcções do CLEPUL e do MIL

e

os Directores das Revistas  

convidam-vos

para a

apresentação conjunta das 2 revistas  

Letras Com(n)Vida (nº2) 

&

Nova Águia (nº7)

na

Casa Fernando Pessoa,

dia 29 de Abril de 2011, sexta-feira, às 18h30m.

Convite em PDF no rodapé desta página.

https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxyZXZpc3RhbGV0cmFzY29tdmlkYXxneDplODQ3ZjViYzFjYTUwZDY 

 

 

*  *  *

 
 
 

 

Caros Amigos

 

 

A Direcção do CLEPUL criou uma Revista científica e de criação artística semestral, de modo a expandir e intensificar a sua ligação ao meio académico e cultural, no mundo lusófono e europeu.

 

Com o título Letras com(n) Vida - Literatura, Cultura e Arte (Revista do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa) e sob a Direcção de Miguel Real e de Beata Cieszynska, esta revista é uma das iniciativas de um projecto mais vasto e multímodo com o apoio da CPLP (incluindo a já iniciada Tertúlia Letras Com Vida) e será aberta à participação de articulistas nacionais e estrangeiros, contando com o sistema de referees.

 

De acordo com os critérios que têm norteado a estratégia de acção do CLEPUL (de abertura, internacionalização, inter-geracionalidade e interdisciplinaridade) e com as orientações da FCT, este projecto associa desde personalidades destacadas da cultura portuguesa e europeia exteriores ao CLEPUL até jovens investigadores do centro. De Eduardo Lourenço, Zigmunt Baumann, Vasco Graça Moura, Guilherme d’Oliveira Martins, José Jorge Letria, Filomena Oliveira e António Carlos Cortez, até Ana Filipa Silva, Cristiana Lucas, Fernanda Santos,  Paula Carreira, Rosa Fina e Susana Alves, muitos são os que se empenharão nesta nova aventura do centro, aventura que será tanto mais rica e gratificante quanto mais nela participarmos e quanto mais entusiasticamente o fizermos, com textos, sugestões, em diálogo!

 

            Temos, pois, muito gosto em divulgar o Manifesto da autoria de Miguel Real (subscrito pelos membros das Direcções da revista e do CLEPUL) que esclarece e funda, até simbolicamente, o ideário desta publicação oficial do CLEPUL. (v. anexo abaixo e página correspondente deste site)

 

                Muito brevemente será anunciado o tema do primeiro dossier com o apelo à participação dos interessados.

 

              Toda a correspondência deverá ser enviada para o e-mail abaixo.

           

Saudações calorosas,

 

Annabela Rita 

 

Presidente da Direcção do CLEPUL

 

E-mail da revista:

 

revista.clepul@gmail.com

 



Entrevista à Presidente da Direcção do CLEPUL, Annabela Rita

 Entrevista

A presidente da Direcção do CLEPUL, Annabela Rita, foi entrevistada no programa de rádio Perguntas Proibidas, da rádio Europa, a 23 de Setembro de 2010.

O Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), fundado em 1975 por Jacinto do Prado Coelho, é um dos centros de investigação mais antigos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O seu objectivo é dar o maior contributo possível à cultura e literatura em língua portuguesa e no seu grupo de investigação incluem-se as literaturas e culturas eslavas, ibéricas, portuguesas, africanas e brasileiras. Annabela Rita, doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, é a nova directora do CLEPUL e autora do livro Cartografias Literárias, editado pela Esfera do Caos no passado mês de Agosto. Annabela Rita é a convidada de Mendo Henriques para o Perguntas Proibidas da semana, em parceria com o Instituto da Democracia Portuguesa.


Subpáginas (2) MANIFESTO Número 1
Ċ
Utilizador desconhecido,
01/12/2009, 07:55
Ċ
Utilizador desconhecido,
18/04/2011, 05:29