02 SOBRE ANTENAS‎ > ‎

1 ANTENAS DIRECIONAIS

Antena é um dispositivo que transforma energia eletromagnética guiada pela linha de transmissão em energia eletromagnética irradiada e vice-versa. A forma de transmissão de onda é baseada no modelo padrão de radiação mais simplificado. A radiação cone-esfera é a mais utilizada, pois nesse modelo o ganho de sinal em todas as direções é uniforme.
As antenas direcionais possuem características de radiação que levam à concentração de potência radiada numa determinada direção do espaço, estas características são: alta diretividade ou ganho, feixe de meia potência estreito e alta relação frente-costas. Tem a propriedade de enviar ou receber ondas eletromagnéticas com mais eficiência em algumas direções do que em outras. A diretividade máxima dessa antena é significativamente maior do que a de uma antena dipolo de meia onda.
Das antenas direcionais as antenas Yagi-Uda possuem um maior aproveitamento de sinal que o dipolo, porém cobrem uma área muito pequena, geralmente entre 25° e 30°, são úteis para cobrir áreas mais específicas. São utilizadas em sistemas de radiolocalização específico.
As antenas paracólicas são mais direcionadas que as Yagi-Uda, consequentemente podem ser usadas para transmissão em grandes distâncias e podem recebe-los de fontes puntuais.  Oferecem ganhos entre 22 e 24 dBi normalmente, as com refletor sólido, podem ter ganhos em torno de 32 dBi. 
Existem outros tipos de antenas direcionais que não serão abordadas, dentre estas se destacam as Log-periódicas, Quadra-cúbicas dentre outras.
Comments