08 Impedância Mútua de Antenas

© py5aal A proximidade entre antenas, ou destas entre o solo, ou mesmo estruturas metálicas, dos problemas de instalação, são dos mais difíceis de equacionar. Isso ocorre porque ao se instalar um sistema irradiante, este tem induzidas correntes e tensões nos mais diversos elementos próximos a si. Estas induções inserem alguns parâmetros muitas vezes inesperados, dentre estes, o principal é a variação da impedância da antena em função da proximidade ou sintonia de um elemento interferente.

© py5aal Em termos de comprimentos de onda, duas antenas próximas, ou uma antena próxima a uma estrutura metálica, ocorre uma alteração nas características elétricas do sistema. Esta alteração ocorre devido o acoplamento mútuo, uma vez que a corrente, nestes casos, de uma antena dependerá do campo irradiado da outra. Assim, a antena não excitada diretamente suporta a corrente de outra antena que está em seu campo de influência, desta forma, a irradiação resultante resultará dos efeitos de ambas correntes, do excitado e do “passivo”. Por isso a impedância de entrada de uma antena depende dos chamados “efeitos mútuos”, logo podemos expressar duas impedâncias, ou características de antenas situadas no espaço livre, seriam a impedância mútua e a impedância própria.

© py5aal Define-se a impedância mútua pela relação entre a tensão induzida nos terminais de uma antena e a corrente de entrada na outra.

Os campos E e H produzidos por um dipolo a partir de um transmissor chamado “J1”, induzirão uma corrente num dipolo “Ji2”, os campos E21 e E22 do dipolo 1 , no segundo dipolo, ou na região onde se encontra, serão campos no espaço livre. No documento anexo, esta situação está bem descrita e definida tanto na teoria como na prática.

© py5aal Existirá sempre a reciprocidade entre fontes ativas e passivas, e entre fontes ativas concomitantes, assim as fontes podem ser intercambiáveis, e não há, desta forma alterações nos efeitos de irradiação, desde obedecidas as condições de sintonia. No caso de dipolos muito finos, a impedância mútua é determinada a partir da distribuição de corrente dos dois dipolos paralelos. A resistência e reatância mútuas de antenas de meio comprimento de onda têm seu comportamento indicado nos links disponibilizados.

Leithold, Angelo Antônio. Proximidade de Antenas, um Estudo Sobre Impedância.pdf

Variação da Impedância de uma antena dipolo com a variação da altura Leithold Angelo Antonio

Gráfico da percentagem de energia RF refletida Leithold Angelo Antonio

SOBRE BALUNS Leithold Angelo Antonio