Coordenação do Projeto: Ensino de Astronomia Básica para o Ensino Fundamental
O objetivo geral do projeto é promover o ensino de Astronomia no Ensino Fundamental, a partir de uma investigação sobre as concepções alternativas dos professores e alunos do Ensino Fundamental, a fim de desenvolver posteriormente cursos e eventos de extensão sobre ensino de Astronomia básica no Ensino Fundamental.
Projeto com apoio da PRPPG - UFPR (Bolsa IC).
Participação no Projeto: Evasão, ensino, aprendizagem e ações institucionais decorrentes da pandemia de Covid-19: um estudo comparativo em cursos de formação de professores de ciências da natureza e matemática
O projeto busca analisar impactos socioeducacionais da pandemia na formação de professores (22 cursos de 3 IES diferentes) em 4 frentes: i) evasão; ii): processos de ensino e; iii) de aprendizagem; iv) ações institucionais (implementadas e a serem construídas) de minimização dos impactos.
Projeto com apoio financeiro da CAPES
Participação no Projeto: Astronomia na era multi-mensageira e a participação feminina. Quo Vadis?
Atualmente, no Brasil, a porcentagem de mulheres cientistas que atuam nas áreas da STEM (Sigla em Inglês: Science, Technology, Engineering and Mathematics) é de aproximadamente a 30%. Segundo os dados apresentados pela iniciativa Igualdade STEM, a América Latina levará em torno de 59 anos para que se possa atingir equidade de gênero na produção das áreas de Exatas. O impacto negativo desta desigualdade é um universo improdutivo, seja na pesquisa ou na iniciativa privada. Este ano de 2022 foi selecionado pela UNESCO como o Ano Internacional das Ciências Exatas para o Desenvolvimento Sustentável. Entendemos que comemorar este ano nos permite trazer o problema das carreiras femininas em STEM para a sociedade e propor ações que melhorem esta realidade na área da astrofísica no Paraná, atendendo ainda aos objetivos 4 (Educação de qualidade) e 5 (Igualdade de gênero) de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela UNESCO. Este projeto visa fortalecer a inserção de cientistas mulheres na área da Astronomia por meio de ações com o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Fenômenos Extremos do Universo. A Rede Paranaense de Pesquisa em Fenômenos Extremos do Universo é composta por pesquisadores e pesquisadoras do Paraná nas áreas de Astrofísica, Astronomia e Cosmologia. O NAPI tem o potencial de contribuir na produção de resultados científicos revolucionários em Física e Astrofísica, através da participação dos pesquisadores e das pesquisadoras proponentes na construção e análise de dados do Observatório Cherenkov Telescope Array (CTA). No entanto, o NAPI Fenômenos conta atualmente com apenas 10% de pesquisadoras, refletindo uma preocupação e a justificativa para as ações que serão aqui apresentadas. Este projeto visa incentivar a pesquisa em Astronomia por meio de bolsa de Iniciação Científica, que terá como uma de suas metas coletar estatísticas da participação de mulheres em Astrofísica, especialmente em Física de altas energias na era multi-mensageira (núcleos carregados, gamas e neutrinos de altas energias) e realizar mostras científicas com o protagonismo de mulheres astrofísicas, além de mesas redondas com pesquisadoras da área do Brasil e do mundo. Com este projeto pretendemos fortalecer a interação entre as pesquisadoras da área no Estado do Paraná, outros estados e países, integrando a diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na pesquisa, no ensino e na divulgação de Astronomia e Astrofísica. A longo prazo, o projeto contribuirá para a inclusão e melhoria da igualdade de gênero no Estado do Paraná.
Projeto com apoio financeiro da Fundação Araucária
Coordenação do Projeto: AstroPop: Popularização da Astronomia no Oeste do Paraná
O projeto AstroPop: Popularização da Astronomia no Oeste do Paraná tem como objetivo a divulgação científica e o fomento para a formação na área da Educação em Astronomia. O projeto abrange atividades de formação continuada para professores da Educação Básica, divulgação da Astronomia em redes sociais e PodCast, também oferecerá cursos de Astronomia para alunos das escolas públicas de Palotina e Região, e comunidade em geral, bem como serão realizadas atividades de observação do céu noturno a partir do planetário virtual, a ser criado e mantido pelos proponentes da proposta.
Coordenação do Projeto Divulgação da Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas
Projeto de extensão com vistas a atuar na comunidade acadêmica e escolar para a divulgação das pesquisas e ações provenientes do PPGECEMTE.
Projeto: Ciência móvel: A ciência ao alcance de tod@s
Com o intuito de promover a ampliação e o desenvolvimento da rede de popularização de ciência, tecnologia e inovação – CT&I no País, propomos criar um ônibus que abarque um grande Laboratório Itinerante de Ciências, utilizando os recursos desenvolvidos na Universidade Federal do Paraná e no IFPR Assis Chateaubriand, associados a kits interativos e a exibições em mídia digital, exposições itinerantes e oficinas para divulgar as Ciências nas escolas e comunidade em geral da Região Oeste do Estado do Paraná.
Projeto com apoio financeiro do CNPq (2023-2025).
O projeto de Ensino Licenciar: Elaboração de material didático-pedagógico para Ensino de Astronomia no Ensino Fundamental 2ª ed., tem como objetivo fomentar o Ensino de Astronomia e a Divulgação da Ciência na Escola. Toda semana temos um novo material da coleção: Você sabia? Esse material pode ser utilizado como material didático em sala de aula, com crianças a partir de 09 anos de idade.