O Latino-América Duo iniciou suas atividades em 2008 e desde então se dedica a interpretação da música popular brasileira e latino-americana a dois violões. Formado pelos violonistas Alexandre Simon e José Daniel, o duo possui em seu repertório gêneros populares como o chôro, a milonga, o tango e o baião, através das obras de compositores como Astor Piazzolla, João Pernambuco, Dilermando Reis, Pixinguinha, Jorge Cardoso, Ernesto Nazareth e Thiago Colombo, entre outros, além de obras inspiradas no folclore do sul do Brasil.
Ao longo desse período, o Latino-América Duo realizou diversas apresentações pelo estado, com destaque para os seguintes projetos e concertos:
Projeto “Musical Petropar” do Teatro São Pedro em Porto Alegre
Concerto no Fórum Internacional de Sustentabilidade da UFPel
Projeto Prata da Casa, no Teatro Municipal de Rio Grande
Projeto “Música na Casa do Capitão” no Instituto João Simões Lopes Neto
Concerto no Instituto Municipal de Belas Artes de Bagé
Concerto dos “25 anos do Centro Municipal de Cultural de Rio Grande”
Participação na Orquestra de Violões do “IV Festival Internacional de Guitarra de Uruguay” em Montevideo
Concerto no Museu da Baronesa, na programação do aniversário de Pelotas
Concerto no Teatro Salesiano, em Rio Grande
Concerto no Teatro Threze de Maio, em Santa Maria
Concerto na 36ª Feira do Livro da FURG
Gravação do programa MUSIURG, promovido pela TV FURG
Conheça o trabalho do Latino-América Duo em
www.latinoamericaduo.blogspot.com
José Daniel
José Daniel Telles dos Santos atua como violonista e educador musical. Iniciou seus estudos de violão com o professor Luciano Nazario na EBAHL, em Rio Grande. É Bacharel em Violão pela UFPel, tendo se graduado na classe do professor Thiago Colombo de Freitas. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel, onde desenvolve pesquisa acerca do violonista Lúcio Yanel, com orientação da profª Isabel Porto Nogueira.
Ao longo de sua formação, realizou cursos e masterclasses com diversos músicos do cenário nacional e internacional tais como Alessio Nebiolo (Suíça), Antoon Vandeborght (Bélgica), Alberto Morelli (Argentina), Alvaro Pierri (Canadá), Eduardo Isaac (Argentina), Estebán Espinoza (Chile), Francisco Gil (México), Fabio Shiro Monteiro (Alemanha), Hermeto Pascoal (Brasil), Petri Kuhmela (Finlândia), Gilson Antunes (Brasil), Juan Pablo Schellemberg (Uruguai) e Marcos Puña (Bolívia).
Com o intuito de difundir a música instrumental para violão, criou o projeto “Violões do Sul” em 2007 na cidade de Rio Grande. Desde então, tem promovido concertos com violonistas do cenário nacional e internacional como Francisco Gil (México) e Gonçalo Cordeiro (Portugal), todos com entrada franca. Como violonista, tem divulgado a música instrumental nas cidades de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Bagé, Santa Maria e Porto Alegre. Em 2009 e 2010 participou do VIII e IX Seminário Internacional de Violão “Vital Medeiros” em São Paulo, juntamente com outros violonistas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Cuba, E.U.A. e França. Em 2009 participou do “IV Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay” em Montevidéo.
Em parceria com o violonista Alexandre Simon (Santa Maria), forma o “Latino-América Duo”, com quem realizou mais de quinze concertos no Rio Grande do Sul em palcos como o Theatro Treze de Maio em Santa Maria e no Foyer Nobre do Teatro São Pedro em Porto Alegre. Em Janeiro de 2011, integrou a equipe da UFPel que atuou no projeto RONDON - operação Carajás – na cidade de Aragominas (Tocantins).
Alexandre Souza Simon é Bacharel em Violão pela UFPel, tendo se graduado na classe do professor Thiago Colombo de Freitas. Iniciou seus estudos na cidade de Santa Maria com o professor Adelir Paulus e ao longo de sua graduação estudou com os professores Fernando Silveira Filho, Luciano Nazário e Ivanov Basso.
Realizou concertos no Conservatório de Musica da UFPel e nos projetos “Valorizando Talentos”, “Música nas Catedrais”, “Violões do Sul”, “Tertúlias Musicais” e “Concerto das Doze e Trinta”, “Música na Casa do Capitão” (IJSLN) e “Música no Museu da Baronesa”. Em parceria com o violonista José Daniel forma o Latino América Duo, projeto musical que visa difundir a música popular brasileira e latino-americana. Com esse trabalho, realizou diversas apresentações como em Bagé (IMBA), Santa Maria (Theatro Treze de Maio), Rio Grande (Teatro Municipal e Centro Municipal de Cultura) e Porto Alegre (Teatro São Pedro).
Como acadêmico, frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento dentro e fora do país, dando destaque para os seguintes festivais de música: IV Seminario Internacional de Guitarra de Uruguay, II Festival Leo Brouwer (SP), II Seminário Internacional de Violão Estação Musical (RS), II Encontro RioGrandense de Medicina do Musico (RS), I Festival Internacional Sesc de Música (RS), VIII, IX e X Seminário Internacional de Violão Vital Medeiros (SP) e XXVI Oficina de Música de Curitiba (PR).
Participou ainda de masterclasses com os violonistas Eduardo Meirinhos, Daniel Wolff, Eduardo Isaac, Marco Pereira e Gilson Antunes, Rafael Aguirre, Marcos Puña, Vladimir Bonfim, Antonello Lixi, Antoon Vanderborght, Rogério Souza, Djalma Marques e Marcos Victora.