Paulo Abrão Pires Junior
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Mestre em Direito pela Unisinos (2000). Especialista em Direitos Humanos e Processos de Democratização pela Universidade do Chile (2010). Bacharel em Direito pela Universidade federal de Uberlândia (1997). É professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor convidado do Curso de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Foi membro do Grupo de Trabalho da Presidência da República para a elaboração do projeto de lei para a criação da Comissão Nacional da Verdade (2009). Integrou a Missão Brasileira de Implementação da Universidade do Cabo Verde - África - pelo MRE Itamaraty/MEC (2006) e a Missão Brasileira sobre a Lei de Anistia junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos na OEA - Organização dos Estados Americanos em Washington (2008). Participou de representações brasileiras em atividades no Chile, Portugal, Espanha e Inglaterra.
É juiz do Tribunal para a Justiça Restaurativa em El Salvador (2009). É consultor do INEP/MEC e da SESU/MEC. É membro Consultivo do Centro de Referência Memórias Reveladas do Arquivo Público da Casa Civil da Presidência da República. É Membro do Conselho de Orientação Cultural do Memorial da Resistência do Governo do Estado de São Paulo. É diretor do Programa de Cooperação Internacional sobre Justiça de Transição ABC-MRE/PNUD/MJ. É Coordenador Geral da Comissão de Implantação do Memorial da Anistia Política no Brasil.
É presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Possui diversos artigos publicados além de ser membro do conselho editorial de diversas revistas científicas. É organizador das seguintes obras publicadas: "Assessoria Jurídica Popular" (Edipucrs), "Diálogos em Direito Público"(Edipucrs), "Repressão e Memória Política no Contexto Ibero-Americano" (Universidade de Coimbra/MJ).