Tsunamis, patinadora, momento de inércia e PFM

Data de postagem: 27/11/2011 17:53:17

Prezados(as) Universitários(as),

Nem tudo na ciência precisa de uma aplicação prática imediata. Por vezes é possível levar algo para a sala de aula que tenha uma aplicação. Em outros momentos é pura teoria, mas que os preparam para a carreira profissional. Abaixo, uma reportagem da revista FAPESP que aborda a fenomenologia dos Tsunamis, do campo magnético da Terra, o momento de inércia de uma esfera sólida ( a Terra ) e o movimento de uma patinadora. Os dois últimos assuntos foram temas das nossas aulas de PFM. Os dois primeiros serão temas dos componentes PFTO e e PFE, respectivamente. Portanto, princípios e fundamentos não são inúteis para o conhecimento humano e para a carreira profissional que seguirão.

Boa leitura!

Uma bússola para os tsunamis

Alterações no campo magnético da Terra podem alertar sobre a chegada de ondas gigantes

Em 11 de março deste ano, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter produziu uma onda gigante, ou tsunami, que devastou a costa leste do norte do Japão, causou quase 16 mil mortes e deixou cerca de 10 mil pessoas feridas e desaparecidas. Em meio às notícias da catástrofe, circulou pela imprensa uma nota curiosa: segundo estimativas de geofísicos norte-americanos e italianos, o terremoto japonês deslocou em alguns centímetros o eixo ao redor do qual se distribui a massa da Terra. Provocado pelo deslizamento de uma placa tectônica para baixo de outra durante o tremor, o rearranjo da massa do planeta também teria acelerado a rotação da Terra e encurtado o dia em 6,8 milionésimos de segundo, produzindo um efeito similar ao de uma patinadora no gelo que passa a girar mais rápido quando recolhe seus braços.

Para ler o restante do texto clique aqui.

Outros textos interessantes dessa revista estão indicados abaixo ( basta clicar no título para a leitura completa ). Uma leitura recomendada para quem cursa o BC&T e acha que os professores são muito exigentes. Há um motivo para a exigência !

Educação, ciência, tecnologia e inovação devem ser vistas de forma integrada

Caminhos de mão dupla ligam a pesquisa à indústria

Att.

Prof. Ronai

FONTE: Revista FAPESP, edição 189, 2011, acessado em 27/11/2011