PD&I no Brasil

Data de postagem: 12/10/2011 15:32:05

Prezados(as) Universitários(as), Sobre algumas matérias da revista SCIAM Brasil e algo que deveríamos sonhar como integrantes de uma Escola de Ciências e Tecnologia. O repórter Renato Cruz, autor da matéria, escreve:

A morte do pc - PC chega aos 30 anos sob pressão de tablets e smartphones. "... Geoffrey Nicholson, criador do Post-It na 3M, tem uma frase famosa que diferencia pesquisa de inovação de maneira inequívoca. Segundo ele "pesquisa é a transformação de dinheiro em conhecimento, enquanto inovação é transformação de conhecimento em dinheiro". Alguns consideram a definição reducionista. Ela serve para uma empresa, mas não, por exemplo, para áreas como saúde e educação, em que o resultado não precisa ser necessariamente monetário. De qualquer forma, não existe inovação se não há um resultado direto da aplicação de um invento." E num segundo momento escreve sobre:

Os benefícios da Lei de informática concentram-se em Software. "... Apesar de a lei incentivar a produção de hardware, a maior parte dos recursos de P&D acaba direcionada para o desenvolvimento de software. Uma explicação das empresas é a falta de indústria de componentes no país, o que faz com que não haja tradição local no desenvolvimento de equipamentos." Finalmente, a matéria de Michael Bloomberg ( prefeito de Nova York ) para atrair talentos científicos aposta numa idéia que seria um modelo para outras cidades. Ele lançou um pedido de propostas para que universidades recebam um imóvel de primeira linha em Nova York e até U$100 milhões em melhorias na sua infraestrutura em troca do compromisso de construir ou expandir um campus de ciência e engenharia de alto nível na cidade. Ele espera que os investimentos retornem à Nova York, agora concentrados em Boston (MIT) e no Vale do Silício que ultrapassaram NY como centro de inovação. No ano passado, NY ultrapassou Boston onde se tornaram a maior receptora de financiamentos de capital inicial para novas empresas de tecnologia. Eu, Pergunto: Por que as empresas não vêem para o Nordeste? Por que as empresas quando vêem para o Nordeste preferem o Ceará ou Recife? Apenas pela falta do porto ? Ou porque o Rio Grande do Norte não é um porto seguro para PD&I? Um bom final de semana. Ronai PS. Estou arrecadando brinquedos e roupas para crianças. Quem possuir esses artigos em bom estado, eu agradeceria, pois doarei para aqueles que precisam no próximo sábado através do posto de coleta do Wizard Mirassol.