O PET foi implantado no Departamento de Matemática da UFSCar por iniciativa do Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti, submetendo o projeto para a CAPES com apoio do Departamento para sua instalação.
O projeto foi aprovado e assumido pela Prof. Margarete Tereza Zanon Bapistini, que implementou a atual estrutura de 12 bolsistas atuando juntamente com o professor tutor no desenvolvimento de atividades seguindo as três vertentes que o programa se objetiva: Ensino, Pesquisa e Extensão.
Em 2003, a tutoria foi assumida pelo Prof. Dr. João Nivaldo Tomazella que permaneceu até março de 2006. A partir daí, o programa foi tutorado pelo idealizador da implantação do programa no departamento, Prof. Dr. Pedro Luiz Aparecido Malagutti, que trabalhou em prol do programa por 10 anos.
Em 2016, o Prof. Dr. Paulo Antonio Silvani Caetano assumiu o PET-Matemática com o compromisso de manter o programa com a qualidade desejável e em constante inovação, contemplando os cursos de Matemática nas áreas de Licenciatura e/ou Bacharelado.