O Programa de Educação Tutorial - PET é um projeto do Ministério da Educação que visa fomentar atividades de pesquisa, ensino e extensão de forma indissociável.
Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado, principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes se tornarem cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
Nesse sentido, cada grupo é composto por doze bolsistas e um professor tutor, podendo ainda compor o grupo um co-tutor e voluntários, os quais desenvolvem as atividades que compõem o tripé da Universidade. A peculiaridade do Programa se encontra na interação e troca de experiências, visto que é composto por alunos de diversos semestres da graduação. Isto só é possível porque a bolsa permanece com o aluno desde o seu ingresso no Programa até a conclusão do curso.
A inserção do grupo na graduação permite que estas capacidades se disseminem para os alunos do curso em geral, modificando e ampliando a perspectiva educacional de toda comunidade acadêmica. O Programa busca promover a formação ampla e de qualidade dos alunos envolvidos direta ou indiretamente com o Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania, a consciência social e política, além da melhoria dos cursos de graduação.
Para quem deseja obter maiores informações, recomenda-se visita a página oficial do programa pelo portal do MEC:
http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf
e nesta poderá ser visualizado o Manual de Orientações Básicas do PET, que contém de uma forma mais detalhada, os objetivos, os critérios de composição e avaliação dos grupos, o processo seletivo de alunos e tutores, as obrigações de bolsistas e professores tutores e as condições para manutenção dos grupos e das bolsas.
Texto baseado no Manual de Orientações do PET e texto produzido pela Comissão de Comunicação do X ENAPET