A técnica e a táctica

Gestão do jogo

No jogo da petanca a necessidade de gerir a partida, tendo em vista o sucesso final, é uma mais

valia.

Existem jogadores que pelos seus conhecimentos técnicos e tácticos, pela sua perspicácia, pela capacidade de análise quer do jogo quer do adversário, do terreno, pela eloquência verbal, conseguem virar uma partida a seu favor quando parecia perdida.

De facto existem, e muitos…, dirão alguns. Mas não…não há assim tantos. Ao virar da esquina encontramos aqueles que cuidam que o saber só a eles está reservado. Meros teóricos, porque na prática também perdem bolas como os seus parceiros, resultando uma menos valia para a equipa.

No entanto entretêm-se a ensinar, a mandar, a enervar, a aborrecer os parceiros com as suas teorias. Quando se ganha foi a sua estratégia que resultou. Quando se perde, os parceiros não apontam, não isto, não aquilo e mais daquilo…

Formam, amiúde, equipa com outros jogadores. Eventualmente com alguns resultados, mas o fim é sempre o mesmo: novo começo.

São os que mandam no jogo, dizem. Mandam no jogo, mandam tirar, mandam isto e aquilo, mandam nos parceiros, exigem o impossível, e a dado momento começam a desmarcar-se do fado que se aproxima.

Admitir que o parceiro não fez melhor porque não teve fortuna, engenho e arte, não deve trazer grave prejuízo à humanidade.

Joguem petanca!