Alguns vídeos "Links" para fotos no final desta página.
Passeio em DeadHorse/PrudHoe Bay a "cidade" mais esquisita do mundo. (não filmado por nós).
Infelizmente a aurora boreal vai ficar para a próxima. Mesmo assim a viagem não decepcionou. Muitas belezas e prazer por andar em uma das estradas mais incríveis do mundo. E como foi dito antes do passeio, quem não foi, tem que ir logo, pois estão prevendo asfalto para essa estrada. As belezas naturais não serão perdidas claro, mas a estrada já não será a mesma. Anchorage e Fairbanks são cidades muito bem estruturadas. O Denali Park um ótimo passeio, com seus restaurantes e vida agitada. Nosso escolhido foi o Denali Salmon Bake. Cervejas ótimas, comida farta e bom preço. A parada no Hot Spot Cafe no caminho para ColdFoot, também valeu a pena. O alojamento em ColdFoot camp foi o esperado, com a surpresa do restaurante que era muito melhor que pensávamos. Em ColdFoot fizemos nosso primeiro passeio de avião, sobre as montanhas do Alaska. Compensa. Os visuais belíssimos, principalmente do Atigun Pass tiraram o fôlego. Depois tem uma grande parte de estrada plana, mas mesmo assim com horizonte bonito. DeadHorse nosso ponto final não causou espanto, e o hotel também foi o esperado. Veja no final deste relato o que um ganhador do prêmio Pulitzer disse sobre Deadhorse. O passeio ao Oceano Ártico foi em um dia frio e com muito vento. Coragem para entrar na água ? Ninguém de nossa turma. Na volta ficamos no mesmo hotel em ColdFoot e saímos cedo, mas sem pressa de volta a Fairbanks. Um pouco antes de Fairbanks visitamos uma cervejaria de primeiríssima qualidade: Silver Gulch onde almoçamos. Desta vez ficamos no Hotel BridgeWater mais no centro. Na ida havíamos ficado no Regency Fairbanks Hotel. Parte de nossa turma resolveu que no dia seguinte não ficaria em Fairbanks e sim seguiria direto para Anchorage para aproveitar o clima bom, e fazer outros passeios. Em Fairbanks o que causou grande sucesso entre todos foi o Pike´s Landing, um lugar cheio de charme. Também aproveitamos para conhecer uma estação de águas termais: Chena Hot Springs.
Nas pedaços de estradas de terra na Dalton Highway caminhões misturam água com cloreto de cálcio e despejam sobre a estrada para diminuir a poeira e evitar que o cascalho se espalhe. Isso forma uma camada fina de lama, difícil de sair dos carros. Não evita cem por cento que o cascalho voe, mas diminui bastante a possibilidade.
Depois de Fairbanks seguimos para nova visita ao Denali Park desta vez com hospedagem no Denali River Cabins. Dois de nossa turma, aproveitaram para fazer "rafting". Segundo contam foi maravilhoso !!. O hotel também foi de muito bom nível.
Seguimos depois para Anchorage com hospedagem no que foi o pior hotel da viagem: Alaska BackPackers Inn. Pelo menos o preço cobrado foi baixo. Os outros de nossa turma se alojaram no Hilton Downtown, com preços bons. Com novo dia na cidade além de compras resolvemos fazer outro passeio de avião, na realidade um hidroavião, com direito a pouso bem próximo a uma grande geleira.
A volta ao Brasil foi um pouco tumultuada....A Delta (empresa aérea) atrasou desde a saída de Anchorage e ao chegar em Brasília várias malas foram extraviadas, sendo que uma delas foi até Curitiba.
Uma coisa que muito nos ajudou foi um aplicativo para "smartphone" operado por um dos integrantes que sempre nos indicou os melhores e mais baratos restaurantes e lugares para se ver. Outro ponto a destacar foi o apoio da empresa Mobility online na resolução de problemas no aluguel dos carros.
O que chamou a atenção em bares e restaurantes, foi que quando pedíamos bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, vodca, etc) o garçom sempre pedia os documentos de quem ia beber, mesmo de alguns com barba e cabelos brancos.
Resposta do ganhador do prêmio Pulitzer de 1973 que foi a DeadHorse em 2011 :
1. What was the most fascinating place you visited?
Deadhorse, Alaska, the strangest and ugliest town in the country. It's so unabashedly, unapologetically ugly that it's fascinating.
Tradução: DeadHorse, Alaska, a mais feia e estranha cidade do país. É tão descaradamente e assumidamente feia que é fascinante.
Um vídeo (não nosso) bacana da estrada, aqui. 10 minutos.
Relato dia a dia abaixo.
Data - 17 a 31ago13 - Viagem realizada.
1 - Dia 17ago13 (sábado) - Saída de Brasília às 21:53h até Anchorage, com escalas em Atlanta e Seattle.
2 - Dia 18ago13 - Chegamos em Anchorage à tarde, a maior cidade do Alaska com população ao redor de 300.000 habitantes. Já do aeroporto ligamos por um telefone especial para solicitação do traslado ao hotel. Hotel Ramada Anchorage Downtown. No final da tarde descansamos um pouco, uns saíram, e resolvemos que no dia seguinte iríamos à locadora para adiantar o aluguel dos carros. Muita chuva neste e no dia seguinte. Desanimou um pouco.
3 - Dia 19ago13 - Sem problemas o pessoal da locadora acrescentou mais 2 dias no aluguel dos carros, só que com preço um pouco mais alto do que tínhamos pago. Pegamos os carros e logo na saída do aeroporto tiramos fotos numa placa de bem vindos a Anchorage. Passeamos em Anchorage visitando lojas e centros comerciais.
4 - Dia 20ag013 - Saímos de Anchorage, Hotel Ramada, e como não íamos rodar muito, a viagem foi feita sem pressa. A cidade estava muito calma, quase sem trânsito. Paramos várias vezes na estrada para fotos e esticar as pernas. À tardinha chegamos no Hotel Denali Park logo depois da entrada do Denali Park e de um centro comercial de bom tamanho com vários hotéis, restaurantes e lojas na beira da estrada. Como havia tempo fomos ao parque onde fizemos uma excursão com vistas muito bonitas do parque e visão de alguns animais típicos da região: Alce, Caribu e até um urso com filhotes foi visto. Só vimos o Monte McKinley de longe.
5 - Dia 21ago13 - Saída do Denali Park com destino a Fairbanks a 150mi, segunda maior cidade do estado e sede da Universidade do Alasca - Fairbanks, a mais antiga do estado. Dia de passeio na cidade. Hotel Regency.
6 - Dia 22ago13 - Deixamos Fairbanks com destino a ColdFoot (259mi), com a ansiedade de rodarmos na Dalton HighWay. No começo o asfalto surpreendeu, pelo bom estado. Poucas partes sem pavimentação. Várias paradas realizadas, inclusive para fotos do início da Dalton. "Almoçamos" no Hot Spot Cafe. Parada também, claro, na travessia do Círculo Polar Ártico. Muitas fotos. Neste caminho infelizmente não paramos no Rio Yukon, mas a grande ponte feita de madeira chamou a atenção. Chegamos no ColdFoot Camp. Após os procedimentos de praxe ficamos no Slate Creek Inn e conforme já acertado do Brasil, alguns fizeram um passeio maravilhoso de avião pelas montanhas do Alaska. Esse passeio foi contratado na FlyCoyote.
7 - Dia 23ago13 - Saímos de ColdFoot e continuando na mesma rodovia já com muita parte não asfaltada começamos a ver o Alaska, em si. Destaque para o Atigun Pass, ponto mais alto da viagem, e a cadeia de montanhas Brooks Range. Nevava um pouquinho e a neve nas margens da estrada provocou várias paradas e brincadeiras. No meio da tarde chegamos no DeadHorse Camp. Já com reservas feitas e com a decisão de adiantarmos a excursão marcada para o dia seguinte. Felizmente conseguimos e no mesmo dia já fomos visitar o Oceano Ártico e conhecer DeadHorse/PrudHoe Bay. No mar nenhum de nós teve a coragem de entrar. Muito frio e céu cinzento desanimaram a turma. À noite alguns foram jantar no Hotel Aurora. O melhor da região.
8 - Dia 24ago13 - Tempo sobrando, fomos abastecer os carros no Posto Tesoro, um dos dois existentes em DeadHorse, e um pouco de neve que caía chamou a atenção da turma. Depois fomos ao armazém geral de DeadHorse. Muito bacana e com grande quantidade de itens. Várias compras realizadas. Muitas fotos. Logo depois saímos de volta a Coldfoot Camp.
9 - Dia 25ago13 - Saímos de ColdFoot voltando para Fairbanks a umas 260mi. Tivemos chance de conhecer os pontos que não foram vistos na ida. O dia estava com céu azul e na noite anterior devia ter nevado muito, pois as montanhas que vimos na ida agora estavam bem cheias de neve.....bem branquinhas. De novo a passagem pelo Atigun Pass foi muito bonita ! No final do dia chegamos ao Hotel Bridgewater, ótima localização. De cara andamos um pouco pela cidade com visita a um centro cultural e até sorveteria.
10 - Dia 26ago13 - Dia em Fairbanks, passeios pela cidade, lojas, centros comerciais. E como tinha tempo sobrando visitamos o Chena Hot Springs perto da cidade. Passeio maravilhoso !!!.
11 - Dia 27ago13 - Saímos de Fairbanks com destino ao Denali Park, sendo que parte da turma resolveu pular essa escala no Denali e partir direto para Anchorage para realizar outros passeios e aproveitar o clima ameno. No centro comercial que existe próximo a entrada do parque foi contratado um passeio de "rafting". Apenas dois foram. Enquanto parte da turma foi direto ao hotel Hotel Denali River Cabins & Cedars.
12 - Dia 28ago13 - Do Denali Park para Anchorage, pouco tempo de viagem com chegada cedo. Ficamos no Alaska BackPackers Inn. Na madrugada do dia seguinte fomos ao aeroporto deixar um de nossos integrantes que tinha que voltar.
13 - Dia 29ago13 - Passeios em Anchorage e adjacências. No final do dia devolvemos os carros e nos preparamos para a volta. Muita arrumação de mala a noite toda.
14 - Dia 30ago13 (sexta feira) - Saída com atraso de Anchorage e volta por Minneapolis (novo atraso) e Atlanta.
15 - Dia 31ago13 (sábado) - Chegada em Brasília com atraso e problemas com as malas. Umas chegaram, outras ficaram em Atlanta e pelo menos uma foi até Florianópolis e outra para Curitiba.