A ORIGEM DO NATAL

O natal que hoje quase toda a humanidade conhece como sendo uma festa de caráter cristão, comemorando o nascimento de Jesus Cristo, é na verdade de origem pagã. Nada referente a esta festividade se encontra na Bíblia a não ser versos que condenam tal prática, por se tratar de um costume dos povos pagãos em adoração ao "Deus Sol" (l Cor. 10:14;Jer. 10:2-3).

É muito importante observar que os cristãos primitivos nunca comemoraram tal costume, ou seja, na Igreja dos primeiros séculos não havia festa em 25 de Dezembro. Ao mesmo tempo devemos saber que esta festividade, já era comemorada muito tempo antes de Jesus Cristo nascer. Documentos da própria Igreja Católica Romana confirmam tal afirmativa como também documentos comprovatórios de historiadores seculares.

"O natal não se encontrava entre as primitivas festividades da igreja ... A primeira evidência da festa procede do Egito" The Catholic Encyclopedia.

Enciclopédia Católica. De 1908 3° volume página 724.

Como então se encontra esta festa pagã entre os que hoje se chamam cristãos?

A primeira referência ao Natale Domini na igreja romana, é datada no ano 336 DC. Porém as igrejas orientais não concordaram com a data de 25 de Dezembro, devido que esta era referente as SATURNAIS de Roma pagã e as comemorações ao sol invicto. A comemoração no oriente então, se transferiu para o dia 6 de Janeiro. Assim os católicos armênios acusavam os católicos de Roma de idólatras e pagãos, porque eles celebravam o Natal em 25 de Dezembro. Aproximadamente no ano 354 DC. A igreja católica ordenou a guarda do 25 de Dezembro, como sendo o dia do nascimento de Jesus Cristo, pela ordem do bispo Libério. É o que nos afirma a Enciclopédia Livro Mundial: "The World Book Encyclopedia, de 1966 Vol. 3, página 416, explica: "No ano 354, o Bispo Libério, de Roma, ordenou que o povo celebrasse o 25 de Dezembro. Escolheu a data provavelmente porque o povo de Roma já a observava como festa de Saturno, celebrando o nascimento do Sol.”

Como as igrejas de hoje tem toda sua origem na igreja de Roma, assimilaram junto os costumes adotados pelo romanismo no passado, costumes não bíblicos, entre outros o natal e suas celebrações e cerimônias.

O Nascimento de Jesus

Encontramos no Evangelho segundo Mateus o relato de que Jesus nasceu em Belém da Judéia no tempo do rei Herodes, não especificando em que dia nem mês e nem ano (Mat. 2:1)

Marcos e João em seus evangelhos, não falaram nada sobre o nascimento de Jesus Cristo, pois começam seus evangelhos apresentando-o somente no seu batismo, fato acontecido no rio Jordão, e ministrado por João Batista.

O Evangelho de Lucas é o único que nos dá as informações sobre o nascimento de João Batista e Jesus Cristo com mais detalhes, vejamos:

Devido ao recenseamento decretado por César Augusto é que José e Maria foram parar em Belém, por ocasião do nascimento de Jesus Cristo Luc. 2:1-7. Cumprindo a profecia de Miquéias 5:2, pois eles moravam em Nazaré, que era distante uns 140 km de Belém.

Naquela época as viagens eram feitas a pé ou montado em um animal, o que tornaria esta viagem impossível no mês de dezembro, devido a que nesse mês na Palestina é inverno com fortes chuvas, sem contar que Maria estava grávida de 9 meses.

Lucas nos informa que na noite em que Jesus nasceu havia pastores no campo Lucas 2:8 o mês correspondente ao de dezembro no calendário judaico é o nono mês, isto é, Quisleu (Chisleu), veja o que diz a Bíblia sobre o tempo e a temperatura em Quisleu: Zac. 7:1; Jer. 36:22. Sendo assim, o rebanho não poderia estar no campo à noite, e nem os pastores, pois dezembro ou Quisleu é um rigoroso inverno na Palestina, com muito frio e chuvoso, como complemento veja a recomendação de Jesus sobre o inverno em Mat. 24:19-20.

Basta estas considerações para entendermos que a data de 25 de Dezembro não corresponde ao nascimento de Jesus Cristo, e sim a urna festa pagã ( as Saturnais que eram as comemorações do nascimento do sol invicto). Esta festa idólatra foi introduzida na igreja romana para agradar os pagãos, mas, o pior nisto tudo é que a festa foi aceita pela maioria dos cristãos da atualidade sem fazer uma séria investigação das Escrituras Sagradas.

Tradições errôneas da Igreja de Roma

Segundo o catolicismo os magos que visitaram Jesus eram três reis e encontraram Jesus na manjedoura. Porém, vejamos o relato que encontramos em Mateus 2: l -18, e comprovemos que se narra a visita de uns magos do oriente a Jesus, mas não diz que eram três (Mat. 2:1).

Quando estes chegaram, Jesus já se encontrava "em casa" com sua mãe, e não na manjedoura conforme a tradição. (Mat. 2:11). O menino já estava com aproximadamente 2 anos de idade. Qual é a prova dessa afirmação? Basta lermos o texto que acharemos a resposta.

Quando os magos chegaram em Jerusalém e perguntaram pelo menino, Herodes, chamando eles em secreto lhes inquiriu o TEMPO em que a estrela lhes aparecera no oriente ( Mateus 2:7, 8). Depois percebendo Herodes que foi enganado pêlos Magos, mandou matar as crianças de 2 anos para baixo, conforme o TEMPO que os Magos lhe indicaram, o que prova que já se fazia aproximadamente esse tempo que a estrela aparecera aos magos (Mateus 2:16).

Na manjedoura somente estiveram os pastores do campo, conforme o relato de Lucas (Luc, 2:8-20)

Isto tudo prova quanto está equivocada a tradição dos homens. Jesus Cristo Falou: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará"(João 8:32).

Para saber mais detalhes sobre este folheto e em que mês Jesus nasceu, entre em contato conosco e teremos prazer em ajudá-lo.

Mensagens do Reino

Departamento de Publicações da

IGREJA DE DEUS