O projeto


O projeto Observar e Aprender visa estimular a atividade de docência no Ensino Superior, promovendo espaços de experimentação e apoio aos docentes da ULisboa, constituindo-se como um fórum de formação interdisciplinar.

As competências e a prática letiva podem ser melhoradas através do feedback recebido pelo observado, mas também através da sensibilização pedagógica que resulta da atividade como observador, num esquema de observações em que os docentes participantes são voluntários e em que o anonimato e a confidencialidade se encontram assegurados. 

O modelo de observação de pares proposto tem como base um quarteto constituído por dois pares de docentes, oriundos de diferentes Escolas e formando grupos de trabalho nos quais todos os intervenientes observam (duas vezes) e são observados (duas vezes).

A equipa que coordena este projeto propõe-se assegurar a continuação desta iniciativa após a realização de seis bem sucedidas edições, onde foi possível contar com a participação ativa de 150 docentes de 16 Escolas da Universidade de Lisboa. O objetivo continua a ser o de assegurar o envolvimento e a participação ativa de um número crescente de Unidades Orgânicas e de docentes da ULisboa.

Realizar-se-á no início de cada edição um evento para a preparação das tarefas de observação e para a partilha dos principais resultados alcançados no decurso do semestre anterior.

Ċ
Observar e Aprender,
30/01/2016, 10:28
Ċ
Observar e Aprender,
30/01/2016, 10:28
Ċ
Observar e Aprender,
30/01/2016, 10:28
Ċ
Observar e Aprender,
16/03/2018, 11:28