A chave fundamental de um treinamento de resistência com resultados positivos e eficientes é a intensidade.
Resultado positivo é aquele que acrescenta qualidade ou quantidade ao que dispõe o praticante na direção de seus objetivos. Resultado eficiente é aquele que obtém estes acréscimos com o menor esforço (desgaste) e no menor tempo.
Intensidade relaciona-se com o esforço, mas não necessariamente com um esforço demasiado e contraproducente ao treinamento e objetivos.
Intensidade relaciona-se com a quantidade de estímulo, no caso de todo treinamento muscular, que é capaz de afetar tais estruturas, fazendo com que respondam com reações bioquímicas e fisiológicas rumo ao objetivo estabelecido.
Tal estímulo, destaquemos, deve ser o necessário e suficiente. Necessário na medida que atinja como meta o máximo estímulo possível, causando a resposta ideal, em quantidade de resultado. Suficiente na exata medida que não ultrapassa um ponto no qual tende-se ao desgaste excessivo, que reduz o resultado em relação ao pretendido
O excessivo sempre tende ao catabolismo (importantíssimo nos treinos de ganhos em volume muscular), a perda de potência e resistência (em relação aos treinos visando o apoio da musculação aos diversos esportes) e a produção eventual de lesões.