GIS - novas tecnologias

Uma técnologia fantastica para agricultura é o Sensoriamento Remoto combinado com Sistemas de Informações Geográficas (GIS), hoje é mais facil explicar sobre isso porque quase todo mundo ja usou essa tecnologia, o Google Earth ou Google maps, voce pode cruzar e manipular dados afim de extrair novas informações. Por exemplo quando voce digita no google maps: londrina e restaurantes. Voce esta cruzando dados de uma região "londrina" com dados de "restaurante" voce ainda pode ser mais especifico se dizer restaurante fast food. É exatamente isso que o um GIS faz.

01-ilustração de diferentes camadas de informações para uma mesma região que podem ser manipuladas em sistemas de informação geograficas.

Em 1995 eu fiz meu mestrado no INPE em Sensoriamento Remoto, minha tese foi sobre : AVALIAÇÃO DE MÉTODOS PARA OBTENÇÃO DOS FATORES “L” E “S” DA EUPS NUMA MICROBACIA, VIA GEOPROCESSAMENTO E BANCO DE DADOS.

Nesta tese eu calculei a estimativa de perda por erosão de uma área utilizando a equação universal de perda de solos, um dos fatores dessa equação era cobertura vegetal, esta informação foi conseguida de dois modos, visitando o lugar e através do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto.

A medida que esta técnologia vai se ternando cada vez mais confiável as estimativas se tornam cada vez mais precisas, em se falando de regiões grandes como estados inteiros, esta acaba sendo a única maneira viável de fazer estimativas periodicamente relativas a produtividade, ataque de pragas, etc

02- esquema de como são obtidas as imagens de sensoriamento remoto. Os sistemas de captação de imagens dos satelites são muito variados, isto é, são bem mais amplos e abrangentes do que as maquinas de fotografias que costumamos usar, estas captam apenas imagens dentro do spectro que chamamos de visivel, sem considerar os comprimentos de onda do infravermelho, raio-X, como acontecem nos satelites.

03-capa de livro sobre sensoriamento Remoto.

Veja que apesar de já termos muito avanço no Brasil nessa área, graças ao INPE, muita da literatura nesta área ainda esta em Inglês, os melhores livros estão em inglês, um engenheiro agrônomo que se preze não pode descartar a ideia de aprender inglês, nem que seja apenas o inglês técnico. Apesar de tudo temos em Português o Sistema de informação geográfica do Inpe que é gratuito e funciona no windows, o Spring, você pode fazer o download dele aqui.