Ciclo de Vida da Metodologia EBPM
Na metodologia EBPM, o ciclo de vida de BPM contém as fases de planejamento, modelagem do processo atual, análise do processo, desenho do processo proposto, implementação do processo e monitoramento e controle do processo. Esta última fase deve ser realizada de forma cíclica, ou seja, de forma periódica, após a implementação do processo. Como mostra a figura a seguir.
Planejamento: O objetivo desta fase é planejar a estratégia relacionada ao processo. Qual o objetivo da análise, definir envolvimento da equipe, planejar atividades e cronograma, além de gerar um conhecimento inicial sobre o processo.
Modelagem do Processo Atual (As Is): Na modelagem do processo atual, o objetivo é levantar informações sobre o processo e documenta-lo o suficiente para realizar a análise do processo. Nessa fase são aplicadas algumas técnicas de levantamento de informações, como entrevistas, grupo focal, observação, etc.
Análise do Processo: O objetivo da fase de análise do processo é conhecer os detalhes do processo e poder analisa-lo, identificando problemas e causas. Estes problemas e causas serão priorizados para que seja possível propor soluções e iniciar a elaboração do desenho do processo proposto.
Desenho do Processo Proposto (To Be): Nesta fase são analisados os problemas e causas identificadas na fase anterior e o desenho do processo proposto (To Be) é elaborado. Este novo processo é validado com os especialistas e stakeholders antes da sua implementação. Nesta fase também são propostas ações de melhoria que não serão refletidas no fluxo do processo, como treinamentos.
Implementação do Processo: Nesta fase define-se se a implementação será realizada em paralelo ou de modo instantâneo. É elaborado um plano de implementação e este plano é divulgado na organização. São realizadas reuniões de monitoramento para acompanhamento da implementação.
Monitoramento e Controle do Processo: Nesta fase o Gestor do processo deve realizar a medição de desempenho do processo e a análise de conformidade do processo. Após a análise do resultado, são realizadas reuniões de monitoramento e controle, com o objetivo de definir ações de melhoria do processo. Estas ações devem ser de curto prazo, no máximo de três meses. Caso as ações não possam ser realizadas em três meses, deve-se elaborar um projeto de melhoria de processo e o processo volta a entrar no Ciclo de Vida de BPM.
As fases que fazem parte do projeto de melhoria de processos são as fases de Planejamento, Modelagem do Processo Atual (As Is), Análise do Processo, Desenho do Processo Proposto (To Be) e Implementação do Processo. A fase de Monitoramento e Controle do Processo faz parte da gestão do dia a dia e deve ser feita de acordo com a periodicidade definida para cada processo.