O arquivo de interfaces
O arquivo master de interfaces
Um arquivo de interface cont[em informacoes sobre a rede e todos os servidores da rede, incluindo Adaptive Server, Backup Server, e XP Server, mais qualquer outra aplicacao como o Monitor Server, Replication Server, ou algum outro Open Server.
É importante lembrar que estamos apenas criando uma interface de acesso, não estamos criando um novo servidor ou um novo banco de dados. Para criar um novo servidor, já foi mostrado em Criando um servidor de banco . A interface de acesso é usada para se criar um "apelido" para as ferramentas do Sybase se conectarem no banco. Esses servidores podem estar inclusive em outras máquinas. É a forma também de uma máquina cliente acessar o banco de dados utilizando as ferramentas do Sybase.
O arquivo de interfaces fica gravado em formato texto no diretório raiz onde foi instalado o Sybase. Seu nome é "interfaces", sem nenhuma extensão. As informações que ele possui podem ser divididas no seguintes componentes principais:
servername - nome do Adaptive Server ou Backup Server.
retry_attempts - opcional. Número de vezes que o cliente tentará conectar no servidor em caso de falha.
delay_interval - opcional. Segundos entre cada tentativa de conexão. Default 0
service_type - tipo de serviço definido. São aceito dois valores: master e query
protocol - protocolo de comunicação da rede utilizado pelo banco. Atualmente o protocolo disponível é apenas o TCP/IP. Valor do parâmetro: tcp
network - nome do tipo de rede utilizado. Atualmente é disponível apenas ethernet. Valor do parâmetro: ether
host - nome na rede ou endereço IP da máquina host, onde está instalado o banco. Para saber o nome da máquina host no linux ou Unix, execute o arquivo /bin/hostname
port - porta de comunicação que será utilizada. O valor deve estar entre 1025 e 65535. Verifique o arquivo /etc/services para verificar as portas em uso. É recomendável criar uma entrada para a porta do sybase nesse arquivo, configurando como "Sybase service". Esse procedimento não é necessário para o banco funcionar, mas é recomendável para que outro administrador possa saber que a porta está sendo usada.
Existem 3 formas de se criar ou editar um arquivo de interfaces.
usando os aplicativos $SYBASE/OCS-15.0/bin/dsedit (arquivo gráfico) ou $SYBASE/OCS-15.0/bin/dscp (console)
criando um arquivo texto a mão usando um editor de textos comum
Curiosamente na documentação oficial do Sybase cita duas e omite a mais fácil, pela interface gráfica. É justamente essa que vai ser tratada, embora as outras duas também não tenham segredo nenhum.
Execute o arquivo $SYBASE/ASE-15.0/bin/asecfg. Irá aparecer uma tela semelhante à abaixo:
clique em "Edit the interface file". Irá aparecer a seguinte tela (que pode ser obtida chamando diretamente o arquivo dsedit):
Repare que o caminho padrão para o arquivo é a pasta onde está instalado o banco e o nome padrão do arquivo é "interface".
clique em ok
Irá aparecer uma janela semelhante à mostrada abaixo, mostrando os servidores que possam já estar configurados ou vazio se não houver nenhum.
.
A interface é simples. Se na hora da instalação do banco de dados foi criado os servidores corretamente, eles aparecerão na listagem. Caso não tenha sido selecionado a opção ou caso tenha havido algum erro na criação do arquivo de interface ou ainda caso deseje configurar um novo servidor de banco de dados é essa tela que deve ser usada.
Para adicionar a interface para outro banco, basta clicar em "Add new server entry". Para alterar a interface de um banco já configurado, selecione a entrada desejada na listagem de "Available servers:" clique em "Modify servre entry". Para fazer uma cópia de uma das interfaces, selecione uma entrada e clique no botão "Copy server entry". Para excluir uma entrada, clique em "Delete server entry".
No nosso exemplo, vamos mostrar como adicionar uma entrada. As demais são auto explicativas e podem ser compreendidas a partir dessa.
clique em "Add new server entry". Irá aparecer uma tela como a mostrada abaixo:
Essas informações serão usadas para criar a entrada no arquivo txt. Seque abaixo o significado:
Servername: IP ou nome do servidor onde está instalado o banco de dados
Security mechanisms: opcional
HA Fail-over Server: opcional
Available network transports: clicando no botão "Add new network transport" é possivel adicionar as máquinas onde o servidor irá buscar o banco. Observe que é possível adicionar mais de um hostname, porque o sybase permite que os bancos de dados estejam distribuídos.
Assim que clicar no botão "Add new network transport", selecione o protocolo de transport (tcp), o nome do host e a porta de comunicaçao então clique em ok. Você verá que a informação foi adicionada. Em seguida confirme a tela anterior para retornar no primeir menu.
Dessa forma você pode adicionar quantas interfaces quiser para os banco de dados que desejar acessar.