As nossas acções

Apoio à fileira da pesca artesanal em São Tomé e Príncipe

A MARAPA apoia o domínio da pesca artesanal em São Tomé e Príncipe em todos os níveis da fileira, desde a produção à comercialização, passando pela transformação. A sua intervenção é feita tanto em aspectos ligados à formação como na melhoria dos equipamentos e infra-estruturas, ou mesmo na estruturação da fileira a nível nacional.

Projecto de Apoio Participativo à Agricultura Familiar e Pesca Artesanal- PAPAFPA

2003 - 2014

O PAPAFPA é um programa vasto que intervêm em todas as fileiras de produção alimentar do país.

A MARAPA é responsável pela realização e coordenação das acções do PAPAFPA na fileira da pesca e produtos do mar:

- Introdução de novas embarcações de pesca;

- Implementação de Dispositivos de Concentração de Peixe (DCP)

- Apoio à cooperativa de venda de peixe fresco em gelo, COPAFRESCO .

Financiador : Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA)

Contacto na MARAPA : Albertino PIRES DOS SANTOS

PROFOPESCAS - Projeto de reforço da sociedade civil para o desenvolvimento socio-economico do sector das pescas em STP

2013 - 2015

Os objetivos específicos deste projeto são (1) aumentar a participação dos pescadores e palaiês nas estratégias de desenvolvimento sectorial e nos processos de tomada de decisões, (2) Reforçar as capacidades profissionais dos pescadores e palaiês no domínio marítimo pesqueiro, (3) Aumentar a rentabilidade económica dos operadores de pesca, tanto pescadores como palaiês (4) Promover o acesso aos alimentos (produtos da pesca artesanal) e a segurança sanitária e qualidade nutricional dos mesmos.

Financiador : União Europeia

Parceiros : CETMAR, Instituto del Estudo de Hiambre, ZATONA-ADIL, Dir. das Pescas, PAM.

Programa de Reabilitação de Infra-estruturas e Apoio à Segurança Alimentar - PRIASA

2011 - 2015

O PRIASA insere-se na vontade de melhorar a segurança alimentar e a redução da pobreza em São Tomé e Príncipe. Este programa visa aumentar a disponibilidade de produtos alimentares, através da reabilitação de infra-estruturas agrícolas, rurais e haliêuticos. No sector da pesca artesanal o PRIASA procura promover a independência e profissionalização dos grupos de pescadores e palaies, de modo a alcanças uma boa gestão das infra-estruturas. Este projecto compreende também uma componente para o aumento da segurança em mar dos pescadores.

Financiador: Banco Africano de Desenvolvimento (BAD)

Contactos na MARAPA: Wildmark DA GRAÇA TROVOADA e Danilsa CUNHA DE ALMEIDA

Projecto de Adaptação ás Mudanças Climáticas (melhoria da segurança no mar)

2012 - 2016

Este projecto foi implementado para possibilitar aos pescadores o acesso a materiais de segurança no mar e navegação, e formar los também à utilização dos mesmos.

Financiador: Banco Mundial

Contacto na MARAPA: Gilberto CEITA DO ROSÁRIO

Protecção do ambiente marinho em São Tomé e Príncipe

O objectivo da MARAPA em matéria de protecção do ambiente marinho é a intervenção a longo - prazo e a implementação de programas perenes e autónomos. A MARAPA escolheu focar a conservação das espécies marinhas mais emblemáticas, sensibilizando o público para a protecção dos ecossistemas marinhos do arquipélago a nível geral. As águas de São Tomé e Príncipe são frequentadas por cinco espécies de tartarugas marinhas e, pelo menos, nove espécies de cetáceos, ambas espécies que desempenham perfeitamente o papel das, designadas, espécies "guarda-chuva".

https://ecolodgejale.com/

Reforço do ecoturismo na periferia do PN Obô de São Tomé

Este projeto executado em colaboração com a ONG Alisei, e com o apoio do programa ECOFAC5 administrado pelo RAPAC. Consiste na reabilitação e ampliação do acampamento da praia Jalé em Porto Alegre, na diversificação das atividades de ecoturismo propostas em volta do mangal de Malanza, e em ações concretas de conservação desta área protegida, em particular das espécies de tartarugas marinhas e da vegetação de mangue protegida pelo Parque.

Contacto na MARAPA: Evarilde Abreu

Operação Tunhã

Tunhã é a palavra crioula para “golfinho”. A Operação Tunhã é um projecto científico de acompanhamento, observação e conservação de cetáceos em São Tomé e Príncipe.Iniciado no final de 2011, é desenvolvido pela MARAPA em parceria com a estrutura portuguesa, Associação para as Ciências do Mar.

Financiador: Comité Francês da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN-CF) no quadro do Programa Pequenas Iniciativas do Fundo Francês para Ambiente Mundial FFEM

Contacto na MARAPA:

Saber mais sobre a Operação Tunhã !

Programa Tatô

Em 2003 a MARAPA criou o Programa Tatô, com o intuito de proteger as tartarugas marinhas. Durante anos, contamos com o apoio de diversas organizações nacionais e internacionais, tanto ao nível técnico como financeiro. Ao longo destes anos a equipa do Programa Tatô foi crescendo e a equipa de coordenação deste projeto foi tomando forma. Em 2018, tudo mudou, e o Programa Tatô deixou de ser apenas um projeto. A equipa de coordenação com o apoio e incentivo dos seus parceiros técnicos e financeiros decidiu dar mais autonomia e sustentabilidade a este programa e criou uma ONG internacional da qual a MARAPA é membro fundador, a Associação Programa Tatô, mantendo assim o nome, já conhecido por todas as comunidades, autoridades nacionais, sociedade civil, assim como internacionalmente. Tatô é o nome dado à tartaruga Lepidochelys olivacea, em São Tomé.

Alargando um pouco o seu espectro de atuação, o Programa Tatô irá intervir internacionalmente, para a conservação das tartarugas marinhas e a gestão sustentável dos ecossistemas marinhos e costeiros.

O Programa Tatô intervém assim atualmente na ilha de São Tomé, sendo financiado principalmente pela U.S. Fish and Wildlife Service e o Oceanário de Lisboa em Portugal e conta ainda com uma recente parceria na Guiné-Bissau, com o intuito de apoiar o IBAP (Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas) em implementar um projeto financiado pela Fundação Mava, de consolidação da conservação das tartarugas marinhas na Guiné-Bissau.

Contacto em São Tomé: Sara Vieira e Domingas Monteiro

Para saber mais sobre a protecção das tartarugas marinhas em São Tomé !

www.programatato.org

Para saber mais sobre os projectos concluídos descarregue o documento disponível no final da página.