Antes Madreselva, Hoje Madreselva en Flor
Este Hostel no Litoral Norte de Salvador recebeu o nome “Madreselva” a partir de uma inspiração de Lali, que além de professora de Tango é uma grande amiga de Fabiana. Ela sugeriu magistralmente o nome do famoso Tango para batizar o Hostel/Camping.
Foi então que nos atentamos aos significados e significantes da letra do mesmo. Aparentemente não tinha muito a ver com o que estávamos criando, propondo, porém tratava-se de um fato paradoxal. A resposta se apresentaria no momento certo e quem a trouxe foi outra grande amiga, que além de generosa prefere ficar no anonimato... (?)
Desde pequenas ouvimos o referido Tango, um clássico argentino. Esse foi o motivo inicial da escolha do nome, além do fato de considerar o Litoral Norte da Bahia uma quase “selva”. Consideração absolutamente subjetiva de alguém que chega de uma grande metrópole de cimento e pedra e se depara com uma mata, que nos acolhe como mãe e nos dá passagem ao novo.
A letra do Tango não convencia, mas existia um motivo superior e desconhecido que nos garantiria o acerto da escolha.
Então chegou a valiosíssima informação sobre o significado da flor Madressilva!
Agora sabemos que o nome é o corretíssimo! Pois, este projeto está absolutamente vinculado ao desapego e à chegada do novo.
Na suas origens o projeto foi tocado junto a Liliana, que fora sócia do hostel até o ano de 2020.
Gratidão a Liliana e sua família pelo empreendimento inicial conjunto na Madreselva e sinceros desejos de sucesso no seu novo caminho.
Da mesma forma que acontece com a floração da madressilva, a Madreselva se desapega e se dispõem ao novo.
Novos caminhos se abriram e hoje Fabiana está à frente de uma Madreselva que se renova para esta nova etapa que inicia.
Seja bem vinda, Madreselva en Flor!
A madressilva é uma planta que teve grande importância no dia a dia desde há muitos séculos e, devido a isso, tem até uma simbologia própria e a Lenda da floração.
Vem da mitologia grega e tem a ver com o mito de Dáfnis e Cloé, que eram dois amantes que vivem uma história de amor, mas estavam condicionados porque só se podiam ver quando a madressilva florescia, porque viviam muito longe.
Dáfnis perguntou aos deuses se podiam fazer com que a madressilva florescesse mais vezes, para poderem estar mais tempo juntos e Eros, deus do amor, concedeu o desejo. Existe uma referencia a floração e a saudades do primeiro grande amor, na letra do tango, tendo como testemunho do amor a flor da Madresilva.
O Universo é assim!