Linhas de Pesquisa

O grupo de pesquisas coordenado pelo Prof. Marcos Bizeto desenvolve pesquisas básicas e aplicadas. As linhas de pesquisa principais desenvolvidas no grupo são:


(i) Estudo de processos químicos em meio confinado.

Utilização do ambiente confinado e restrito dos poros estruturais de sílicas mesoporosas para promover reações químicas (nanoreatores) e produção de nanomateriais.


(ii) Desenvolvimento de mecanismos químicos e físicos para liberação controlada e modificada de espécies bioativas.

Estudar modificações químicas que sejam capazes de controlar, ou modificar, a liberação de espécies químicas bioativas de interesse imobilizadas nos poros estruturais de matrizes de sílicas mesoporosas.


(iii) Desenvolvimento de materiais mesoporosos funcionais.

Utilização de sólidos inorgânicos porosos para o desenvolvimento de materiais e nanomateriais funcionais como: vetores não virais à base de sílicas mesoporosas para terapias intracelulares; carreadores de fármacos com capacidade de liberação modificada; materiais para uso em processos de adsorção e remoção seletiva de espécies químicas;catalisadores heterogêneos e suportes para catalisadores.


(iv) Uso de quitosana para produção de filmes, géis e híbridos funcionais.

Utilização de quitosana combinada com outras espécies químicas para o desenvolvimento de materiais com aplicações nas áreas médicas e agrícola.

Projetos em Desenvolvimento

Desenvolvimento de tecnologia limpa para controle de podridões de frutas a partir de emulsões e óleo ozonizado


No presente projeto de pesquisa tecnológica procuramos desenvolver formulações à base de quitosana e sílicas mesoporosa capazes de imobilizar ozônio e óleos essenciais naturais para atuarem como agentes germicidas de amplo espectro no tratamento de produtos agrícolas, especialmente de frutas destinadas à exportação. Este projeto está sendo realizado em colaboração entre a Unifesp e a Embrapa, unidade Meio Ambiente e é financiado pelo CNPq na modalidade Universal (407421/2021-1) e com vigência até abr/2025.

Temos disponibilidade de vagas para interessados em realizar estudos de inciação científica, trabalho de conclusão, pós-graduação e pós-doutorado nessa área.