por Leandro Luiz, 31/08/2022 às 16:20
Como podemos definir Radioatividade?
Define-se radioatividade como sendo a emissão espontânea de radiação por um núcleo atômico que se encontra num estado excitado de energia. Existem três tipos diferentes de radiação: partículas alfa, partículas beta e raios gama.
Qual é o símbolo Radioativo?
O símbolo internacional que representa a presença de radiação é denominado TRIFÓLIO. Ele foi esboçado pela primeira vez, em 1946, no laboratório de radiação da Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA.
Os Decaimentos Radioativos
Partículas Alfa
São constituídas de dois nêutrons e dois prótons, caracterizando um núcleo atômico de hélio.
Uma decorrência da emissão é chamada de 1° Lei da Radioatividade ou Lei de Soddy.
Quando um núcleo emite uma partícula alfa , seu número atômico diminui de duas unidades e seu número de massa diminui de quatro unidades.
Por exemplo: um átomo de urânio-238 com emissão predominante de partículas alfa, resultando em um átomo de tório.
Partículas Beta
São elétrons (e-) ou pósitrons (e+) emitidos pelo núcleo quando nele há excesso de prótons ou nêutrons. As emissões ocorridas podem ser beta menos, quando a emissão for de elétrons, ou beta mais, quando a emissão for de pósitrons. O pósitron é a antipartícula do elétron, ou seja, uma partícula similar ao elétron, porém, com carga elétrica oposta positiva.
Emissão beta menos
Quando no núcleo há excesso de nêutrons e falta de prótons, um nêutron se transforma em um próton, emitindo um elétron e um antineutrino eletrônico.
Assim, a 2° Lei da Radioatividade ou Lei de Soddy – Fajans – Russel.
Quando um núcleo emite uma partícula beta menos, seu número atômico aumenta de uma unidade e seu número de massa não se altera.
Por exemplo: considere um átomo de bismuto, emissor beta menos, resultando em um átomo de polônio.
Emissão beta mais
Quando no núcleo há excesso de prótons, um próton se transforma em um nêutron, emitindo um pósitron e um neutrino eletrônico.
Por exemplo: considere um átomo de carbono, emissor beta mais, resultando em um átomo de boro.
Raios Gama
Quando um núcleo sofre emissão alfa ou beta , geralmente os nucleons ficam fora de configuração de equilíbrio (estado excitado). Para atingir o estado fundamental, emitem a energia em excesso em forma de radiação eletromagnética denominada radiação gama. Os raios gama são de natureza ondulatória, ao contrário dos demais que tem características corpusculares.
Quem descobriu a Radioatividade?
Foi o físico francês Antoine-Henri Becquerel que realizou estudos que levaram a descoberta da radioatividade. Contudo, não podemos esquecer do "casal Curie". Pierre e Marie Curie, se espiraram nos estudos de Becquerel e seus trabalhos resultaram em pesquisas e análises brilhantes, como por exemplo, o isolamento do elemento polônio, que recebeu esse nome em homenagem ao país de nascimento de Marie, e também do elemento rádio. Marie Curie ainda desenvolveu métodos que permitiam a separação dos resíduos radioativos do elemento rádio em concentrações suficientes para permitir a sua caracterização e o estudo cuidadoso de suas propriedades, em particular as terapêuticas.
FONTES:
LUIZ, L.C., Curiosidades em Física das Radiações. 136p. 2019.
LUIZ, L.C., Radiações e outras definições em Física de A a Z. e-book Amazon. 164p. 2022.
LUIZ, L.C., CAESIUM: Goiânia, 1987. 94p. 2022.
SUPER INTERESSANTE. O Perigo em forma de trevo. 2016.
prof. Dr. Leandro Luiz é bacharel e licenciado em Física formado pela UERJ. Mestre em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ. Doutor em Física pela UFJF. Professor nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Radiologia, na qual atua e atuou durante anos no ensino público e privado. Autor de dezenas de artigos científicos e livros, entre eles o sucesso "Curiosidades em Física das Radiações".
#radiologia #radiologiaporamor #livroleandro #radioatividade #fisicamedica