por Leandro Luiz, 30/08/2022 às 16:03
O que é Radiação?
Muitas pessoas, talvez por falta de informações, ligam diretamente a palavra radiação à acidentes, contaminações, catástrofes ambientais ou até mesmo a possibilidade da exposição à radiação proporcionar, de alguma forma, "superpoderes".
A palavra radiação pode ser definida como tudo aquilo que é emitido por uma fonte. Por Exemplo: a radiação térmica emitida por uma fogueira, a radiação luminosa emitida por uma fonte de luz, entre outras. Devemos saber que existem vários tipos de radiação e que são comuns no cotidiano. A palavra radiação não está ligada somente àquelas que são produzidas por átomos ou núcleos.
No átomo, as radiações são produzidas por processos de ajustes que ocorrem no núcleo ou nas camadas eletrônicas, ou pela interação de outras radiações com o núcleo ou com o átomo. Elas podem ter natureza ondulatória ou corpuscular, sendo esta última produzida somente no núcleo atômico.
O que é Radiação Ionizante?
São àquelas que tem a capacidade de ionizar o meio na qual elas passam, cedendo ou arrancando elétrons do mesmo. As radiações ionizantes podem ser diretamente ionizantes e indiretamente ionizantes.
Radiação Diretamente Ionizante: são aquelas que ionizam o meio de maneira direta, elas tem como característica a presença de carga elétrica (partículas alfa, partículas beta e produtos de fissão)
Radiação Indiretamente Ionizante: são aquelas que não possuem carga elétrica, ionizam o meio de maneira indireta (raios X, gama e nêutrons).
O que é Radiação Não Ionizante?
São àquelas que até tem energia suficiente para mover átomos em uma molécula ou fazê-los vibrar, mas não o suficiente para remover elétrons dos átomos. Por Exemplo: o infravermelho, ultravioleta, microondas, ondas de rádio.
O Espectro Eletromagnético
O espectro eletromagnético é uma faixa onde se encontram todas as radiações eletromagnéticas distribuídas de acordo com suas frequências, energias e/ou comprimento de onda. Cada radiação eletromagnética tem uma faixa de frequência, energia e/ou comprimento de onda característicos; uma espécie de digital.
Imagem: Yuri Tungsten, CC BY-SA 3.0
O Poder de Penetração das Radiações Eletromagnéticas
O poder de penetração das radiações eletromagnéticas é caracterizado por seu comprimento de onda (ou sua energia). A energia das radiações emitidas tem importância fundamental numa radiografia, pois a capacidade de penetração no corpo humano está associada a essa propriedade. A equação que relaciona a energia, medida em joule (J), com o comprimento de onda é a equação de Planck.
Aplicações das Radiações
As radiações podem ser aplicadas em diversas áreas do conhecimento. Talvez a mais popular seja a aplicação dos raios X, que é uma radiação indiretamente ionizante, na medicina para o diagnóstico por imagens. Contudo a radiação também pode ser aplicada na indústria de alimentos, artes, inspeção de aeronaves, pesquisas científicas, na medicina para tratamento oncológico ou no diagnóstico por imagem (Tomografia por emissão de pósitron, por exemplo), etc.
FONTES:
LUIZ, L.C., Curiosidades em Física das Radiações. 136p. 2019.
LUIZ, L.C., Radiações e outras definições em Física de A a Z. e-book Amazon. 164p. 2022.
prof. Dr. Leandro Luiz é bacharel e licenciado em Física formado pela UERJ. Mestre em Engenharia Nuclear pelo Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ. Doutor em Física pela UFJF. Professor nos cursos de Farmácia, Enfermagem e Radiologia, na qual atua e atuou durante anos no ensino público e privado. Autor de dezenas de artigos científicos e livros, entre eles o sucesso "Curiosidades em Física das Radiações".
#radiologia #radiologiaporamor #livroleandro #radioatividade #fisicamedica