Educação para a Saúde e Educação Sexual dos alunos no 3º Ciclo do Ensino básico
No 3º ciclo do ensino básico pretende-se continuar a promover a educação para a saúde e a educação sexual através de actividades formais e de leitura.
Actividades Formais
As Actividades Formais têm como objectivo a aplicação da Lei da Educação sexual em meio escolar Lei 60/2009, de 6 de Agosto, e da Portaria n.º 196-A/2010, de 9 de Abril.
Deste modo foi constituído um Plano de Acção por ano de escolaridade que tem carácter orientador mas não vinculativo.
Para a implementação destas actividades deve previamente consultar as orientações.
Os recursos físicos (fichas de exploração, CD-Rom, textos,...) associados a cada sessão encontram-se disponíveis nos Gabinetes Linguagem dos Afectos na Escola EB 2,3 de Valbom e na Escola Secundária de Valbom.
Sugestões de Leitura
“Neste romance juvenil de Martín Casariego Córdoba conhecemos o João, um rapaz que pensa que o amor é uma estupidez mas apaixona-se por Sara, a nova aluna da turma. Isto não quer dizer que seja estúpido, pode acontecer a qualquer um. Quando Sara lhe propõe roubar os exames, ele não sabe dizer que não à aventura, pois está metido numa outra, a do seu amor, o segredo mais bem guardado do mundo.
Esta é também a história da passagem da adolescência à maturidade, quando João começa a aprender a valorizar aquilo a que chamam «pequenas coisas»”.
Esta história fala-nos de uma menina chamada Concha que sonhava que vivia no fundo do mar. Era uma menina igual a todas as outras meninas da sua idade e os livros eram os seus melhores amigos.
Um dia, depois do pai, que ela tanto amava, a ter deixado sozinha com a mãe, Concha ficou muito triste e desejou não ter coração para não sentir aquela dor. Então, o seu amigo Génio da Lâmpada concedeu-lhe o primeiro desejo e escondeu o coração dela dentro de uma concha no fundo do mar.
Quando se tornou adulta, Concha conheceu um rapaz e, nesse momento, desejou não ter mandado o seu coração para o fundo do mar… Será que esse rapaz conseguiria encontrar o coração da rapariga?
Nadine e Magda continuam a ser super atraentes, altas e magras e Ellie continua a ter os mesmos problemas de então: quando se olhava ao espelho apenas via protuberâncias nos sítios mais inconvenientes, e como se isto não fosse suficiente, a sua madrasta era uma autêntica Claudia Schiffer.
Miúdas à beira de um ataque de nervos/ Jacqueline Wilson
O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado