Linhas de Pesquisa

- Linhas e Projetos de Pesquisa:

Alterações físico-químicas em sistemas ultradiluídos.

Objetivos:Soluções ultradiluídas (SUD’s) são preparadas através da diluição na proporção de 1:100 (CH), 1:10 (DH) e 1: 50.000 (LM) de insumo ativo e inerte. Para o preparo de SUD’s na escala centesimal e decimal, CH e DH, respectivamente, após cada diluição os frascos são submetidos a cem sucussões, a ritmo constante, que podem ser aplicadas mecânica ou manualmente, segundo a Farmacotécnica Homeopática Clássica (Farm. Hom. Bras., 1997). Alguns autores têm demonstrado que caracterísitcas físico-químicas de sistemas ultra-diluídos, como a condutividade elétrica, podem sofrer alterações quando submetidas a diferentes condições experimentais. Neste trabalho estamos comparando a condutividade elétrica de soluções ultra-diluídas, assim como os diferentes métodos de preparação de SUD’s (manual e mecânico) seguindo o que preconiza a farmacotécnica homeopática clássica, visando entender o comportamento físico-químico destas soluções, além de correlacionar tais alterações físico-químicas com a força medicamentosa de soluções homeopáticas. Resultados preliminares obtidos em nosso laboratório de pesquisa têm indicado que as condutividades elétricas de SUD’s variam em função do tempo de armazenamento assim como da diluição utilizada, demonstrando que este tipo de análise pode ser importante para o controle de qualidade de SUD’s.

Palavras-chave: Sistemas Ultra-Diluídos, Condutividade Elétrica

Áreas do conhecimento : Farmácia

2. Atividade antitumoral de agentes físicos, químicos, fitoquímicos e de soluções ultradiluídas.

Objetivos:Identificar os mecanismos de ação associados à atividade antitumoral de agentes físicos (corrente elétrica contínua de baixa intensidade), fitoquímicos (extratos e frações obtidos a partir de plantas medicinais), substâncias químicas (drogas) e de soluções ultra-diluídas classicamente utilizadas na terapia clínica, através de estudos in vitro. Em nosso laboratório de pesquisa temos trabalhado com várias linhagens celulares tumorais e não tumorais e através de técnicas de biologia celular e molecular temos estudado o mecanismo de ação destes diversos agentes.

Palavras-chave: Correntes elétricas contínuas, eletroterapia tumoral, Plantas medicinais, Biotecnologia, Sistemas Ultra-Diluídos

Áreas do conhecimento : Farmácia

3. Desenvolvimento de novas formulações e de procedimentos operacionais para Farmácia.

Objetivos:Nesta linha de pesquisa temos validado procedimentos operacionais visando a obtenção de misturas homogêneas de pós que garantam a obtenção de cápsulas com uniformidade de dose e conteúdo dentro do que preconizam os compêndios oficinais (Farmacopéias). Além disso, temos desenvolvido novas formulações, como comprimidos bucais, visando atender patologias específicas, como a candidíase bucal, atualmente tratada com suspensões orais de nistatina. Ainda nesta linha de pesquisa temos desenvolvido procedimentos e formulações para o setor magistral da farmácia, visando atender a carências e necessidades deste setor farmacêutico.

Palavras-chave: Pós farmacêuticos, Farmácia magistral, Validação de processos, Desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas

Áreas do conhecimento : Farmacotecnia,Farmácia