As variáveis são áreas de memória que permitem armazenar dados.
Possuem um conjunto de atributos (nome, tipo de dados e valor):
O nome da variável é o rótulo que lhe está associado;
O tipo de dados indica a natureza dos dados que a variável armazena (se são numéricos, se são texto, etc.);
O valor é o conteúdo armazenado na variável (os dados).
Os nomes das variáveis são uma sequência de caracteres alfabéticos ou numéricos, sendo obrigatório que comecem com letra ou com o carácter _. Preferencialmente, devem corresponder a nomes significativos (isto é, que possam ser relacionados com o conteúdo que a variável armazena). Por exemplo, quando queremos guardar a idade de uma pessoa, devemos usar como nome «idade» e não «xpto» (pois «xpto» não significa nada no contexto).
A partir da versão 3 do Python, é permitida a utilização de acentos em nomes de variáveis (uma vez que os programas são interpretados utilizando o conjunto de caracteres UTF-8 que suporta os caracteres específicos do alfabeto português). No entanto, não aconselhamos a sua utilização, pois existem editores e contextos em que a sua utilização será problemática.
Em programação, em particular nas linguagens compiladas, para usarmos uma variável, esta tem de ser declarada (indica ao compilador a quantidade de memória a reservar em função do tipo de dados da variável). Em Python, esta especificação não é necessária, pois sendo uma linguagem interpretada, à medida que cada instrução é executada o interpretador aloca a quantidade de memória necessária para cada variável.
O Python é uma linguagem dinâmica, as variáveis podem assumir diferentes valores durante a execução do programa (processo pouco aconselhável), ou podemos declarar e usar uma variável na mesma instrução.
Podemos ter variáveis que armazenam valores de diversos tipos: numéricos, lógicos e caracteres/texto (strings).
Para atribuir um valor a uma variável, utiliza-se o operador = (igual).
Exemplo 1 - usar uma variável para guardar a idade de uma pessoa:
>>> idade=15
>>> type(idade)
<class 'int'>
À variável idade atribuímos o valor 15. Esta variável irá assumir o tipo int (inteiro). O comando type permite verificar qual é o tipo de dados que a variável contém.
Exemplo 2 - usar uma variável para guardar a altura de pessoa, em metros:
>>> altura=1.65
>>> type(altura)
<class 'float'>
À variável altura atribuímos o valor 1.65. Esta variável irá assumir o tipo float (ponto flutuante/real).
Exemplo 3 - usar uma variável para guardar um nome:
>>> nome="Maria"
>>> type(nome)
<class 'str'>
À variável nome atribuímos "Maria" (note-se a utilização de aspas necessária quando se trata de uma string). Esta variável irá assumir o tipo str (string/texto).
Palavras reservadas
As palavras reservadas, como o nome indica, são de uso exclusivo da linguagem, fazendo parte da sua estrutura e, consequentemente, não podem ser usadas como nomes de variáveis.
Lista das palavras reservadas