Núcleo Campo Grande -CG-RJ

AMORC - CG-RJ-BR

MESTRE YANG JUN (5ª GERAÇÃO) TAI CHI CHUAN

 Aulas |  Seminário Simpósio | 


NÚCLEO DE ENSINO E PRÁTICA 
DE TAI CHI CHUAN DE CAMPO GRANDE 
-RIO DE JANEIRO - RJ- BRASIL


                                                          /

                                                      

Waldemiro Oliveira e Tamie Oliveira
Professores de Tai Chi Chuan Estilo Yang
da Família Chinesa Tradicional Yang 
do Rio de Janeiro.
NÚCLEO DE ENSINO E PRÁTICA 
DE TAI CHI CHUAN DE CAMPO GRANDE.RJ.
NÚCLEO DE ENSINO E PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN DE CAMPO GRANDE -RIO DE JANEIRO - RJ- BRASIL
CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN - CBTCC .
- NÚCLEO DE ENSINO E PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN DE CAMPO GRANDE -RIO DE JANEIRO - RJ- BRASIL

YANG FAMILY RIO
SEATTLE(RIO DE YANG CHENGFU TAI CHI CHUAN CENTER
CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN
-NÚCLEO DE ENSINO E PRÁTICA DE TAI CHI CHUAN 
DE CAMPO GRANDE -RIO DE JANEIRO - RJ- BRASIL.

AULAS REGULARES EM CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO 

Local: FUNLAR

Endereço: Rua Carlos Boisson, s/nº - Campo Grande - RJ, pertinho do West Shopping e a 5 minutos da Av. Brasil

Tels da Instituição 2413-5615. Tel. cel para contato Nunes: 8175-0337.

FUNLAR: Instituição ligada a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - SMPD,                                                                                                

Órgão da Prefeitura Especializado no Atendimento da Pessoa com Deficiência da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro -  Brasil.

A Loja RosaCruz Campo Grande RJ AMORC é parceira da FUNLAR e representa-nos instiucionalmente para a cessão do espaço.

 

AULAS REGULARES:

principal: Domingos, de 08:00 às 09:30h.

apoio: 3ª e 5ª feira - 19:30 às 20:30 h.

Temos ainda um seminário mensal para os Professores, Instrutores e Facilitadores no 1º domingo de cada mês, após a aula regular, organizado pelos Profs. Waldemiro e Tamie e a sua bolsa para desenvolvimento do grupo 2ª feira.



Os Professores Waldemiro e Tamie de Oliveira,
com a participação do Grupo de Campo Crande 
desenvolveram, um Painel Histórico do Projeto TCC CG - RJ, 

O desenvolvimento da prática do 
Tai Chi Chuan Estilo Yang em Campo Grande, 
Zona Oeste,Zona Rural, do Grande Rio,
 da Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro. 

O projeto integra o Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan da Zona Sul com a Zona Oeste.

 AMORC de Campo Grande desempenhou importante solidariedade com a comunidade local, 
propiciando benefícios inerentes à prática dos exercícios instruídos nas aulas regulares semanais. 

O LABOR da LAPIDAÇÃO é relatada, no conteúdo a seguir, 
organizado pelos Professores Waldemiro e Tamie de Oliveira. 

Eterno, Fraterno 
agradecimento em todos os planos divinos. 
Saudações, Saúde e Felicitações.
Márcio LacerdaCarla Rocha

                                                             Professores Waldemiro e Tamie de Oliveira
                                                          PAINEL – HISTÓRICO DO PROJETO TCC CG – RJ

INÍCIO 1994: TOMADA DA CONSCIÊNCIA


 



Ao termos uma visão panorâmica do bairro, no alto do morro (Bairro Adriana), local onde treinávamos Tai Chi Chuan e corridas, percebemos o estágio de uma degradação provocada por queimadas de arvores e transformações da área em pastagem para o gado.    Além do prejuízo ao meio ambiente, havia também o risco para os moradores, na medida em que as grandes pedras perdiam a sustentação da vegetação e poderiam rolar atingindo as casas em baixo.

INTERAGINDO: REUNINDO PESSOAS / FORMANDO CONSCIÊNCIAS PARA A TRANSFORMAÇÃO

 
1ª ETAPA: Oficina de treinamento de Chi Kung, corridas e caminhadas no bairro, levando os grupos formados por moradores de bairros adjacentes, familiares e membros da Loja R+C Campo Grande RJ AMORC para treinar nas ruas internas do Bairro Adriana e no morro.   O programa incluía também meditação individual e coletiva, momentos em que praticávamos o processo de mentalização e visualização, objetivando a saúde individual e comunitária e a revisão do processo de degradação ambiental na região.

O TAI CHI CHUAN EM CAMPO GRANDE RJ (1994/1995)


Logo após o termino de nosso curso de formação de professores no Centro Brasileiro de TCC sobre a direção do nosso Mestre Marcio Lacerda, quando da implementação da Medicina  Tradicional Chinesa (Acupuntura, Dietética, Fito-terapia, Tui Na, Tai Chi Chuan, Chi kung), sob a direção do Dr. Ronaldo Azen e supervisão na parte de exercícios terapêuticos chineses do Professor Marcio Lacerda, Diretor do Centro Brasileiro de TCC, momento em que adquirimos a experiência e a visão, com alcance da funcionalidade, de um trabalho com a saúde abrangendo a população do Rio de Janeiro (o projeto envolvia equipes multidisciplinares de profissionais da área de saúde com especializações diversas, tais como: Médicos, Acupunturistas, Clínicos, Profs. De Tai Chi Chuan, Massoterapeutas de Tui Na, Assistentes Sociais, Psicanalista e Administrador Hospitalar).   Atuando nos hospitais Paulino Verneck – Ilha do Governador, Miguel Couto e CIEP Nação Rubro-Negro na Gávea.


ESTRUTURAÇÃO DO GRUPO DE TAI CHI CHUAN EM CAMPO GRANDE – LOJA RC RJ AMORC

                            
Propomos a Diretoria da Loja CG RJ AMORC, na gestão do Fr. Walter Almeida em 1994, um programa para fortalecer e melhorar a saúde dos seus membros e familiares, que foi aceito e posto em prática com o apoio do Frater Jorge Barbosa, após conclusão do Curso da Seqüência Simplificada de Tai Chi Chuan, no Centro Brasileiro de TCC em Botafogo, com o Professor Marcio Lacerda. Procurando estender os benefícios proporcionados com a prática do TCC para a saúde da comunidade, atendendo aos propósitos humanistas e de utilidade pública da Ordem R+C AMORC, surgiu à necessidade de procurarmos um espaço maior fora das dependências da Loja CG. RJ, assim foi solicitada à FUNLAR CG (SMRPPD), a cessão do espaço para o ensino do Tai Chi Chuan, o que tornou possível a gratuidade da prática para toda comunidade.

Oficializou-se então, durante o mestrado do Fr. Abitino Berlanda, após a aprovação por parte da Diretoria da AMORC na Região Rio de Janeiro 01,  pelo  Grande Conselheiro e hoje  Diretor da Grande Loja do Brasil, Frater Pedro Florêncio Santana (Grande Secretário) , a importante parceria entre a Loja Campo Grande RJ AMORC, Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan e FUNLAR.    Inicialmente as aulas eram ministradas aos domingos e logo depois, também, às terças e quintas feiras.    Esta importante parceria têm se realizado com grande alcance social de maneira pacífica, construtiva e disciplinadamente, somando positivamente  aos trabalhos da AMORC, FUNLAR (SMRPPD), e CBTCC em C. Grande nos últimos 13 anos.

Estruturada a primeira equipe em 1995 com a importante participação dos fratres Jorge Barbosa da Silva e Abitino Berlanda da Costa, formado com instrutor no primeiro curso ministrado pela Loja Campo Grande RJ AMORC, logo começamos a expandir a prática do Tai Chi Chuan para os bairros de Santa Cruz, Capítulo Santa Cruz RJ AMORC, e posteriormente também por necessidade de um espaço maior para as dependências do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, com excelente freqüência e aproveitamento, o Frater Jorge contava com a ajuda de alunos estagiários (do primeiro Curso de Formação de Instrutores TCC da Loja CG RJ AMORC, na gestão da sóror Seil Moulin da Silva, como Mestre da Loja em 1997, ano R+C 3350).   Naquela oportunidade o Frater Jorge ministrou uma palestra de divulgação no auditório da Administração Regional de Santa Cruz, sobre os benefícios terapêuticos da prática do Tai Chi Chuan , e o Fr. Abitino participou de um projeto social ministrando aulas gratuitas em uma escola municipal no Bairro de Paciência, e junto à associação de moradores do bairro em que residia.

 

      CURSO DE FORMAÇÃO

               

Em 1995, 2000, 2003 e 2006 foram realizados diversos cursos de formação: para facilitadores,instrutores, professores, com a importante colaboração do nosso querido colega professor Ricardo Maravilha (1997 e 1998), e sempre sob a orientação do Professor Márcio Lacerda.

CRIAÇÃO DO NÚCLEO

A
partir do primeiro curso de formação de professores foi possível estruturar o núcleo de prática, ensino e pesquisa de TCC em C.G.RJ.   Descentralizando e dividindo responsabilidades com os companheiros colegas praticantes que se engajaram na importante tarefa de ajudar a comunidade a fortalecer o seu principal patrimônio, que é a sua saúde.   Deste período contamos ainda com a importante colaboração e ajuda profícua do professor Nunes que nos assessora na coordenação do núcleo, e sempre que possível dos professores Bia, Alex e Marcos. 

CREF 1 / CONFEF




Durante o segundo curso de formação foi nos oferecida a oportunidade através do Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan, em um convênio do Conselho Regional de Educação Física 1 e a Universidade Castelo Branco, de nos matricularmos no curso de Ciências Médicas Aplicadas ao Ensino das Artes Marciais (Tai Chi Chuan).   Este curso de extensão universitária possibilitou aos participantes a titulação de Professores Provisionados de Artes Marciais com o registro nos Conselhos Regional e Federal de Educação Física (CREF 1 e CONFEF), logo após alguns Professores foram contratados para ministrar aulas de Tai Chi Chuan no Projeto da Prefeitura e Secretaria de Esporte e Lazer  ”Esporte nas Praças”.     



Os professores Bia, André Luiz, Marcos e Alex passaram a atuar nas praças Santa Margarida, São Jorge, Guilherme da Silveira, nos bairros de Campo Grande e Bangu. Algumas palestras foram realizadas na Loja CG, na FUNLAR e também na Faculdade Moacir Bastos pelo professor Márcio Lacerda e com a apresentação dos integrantes no núcleo. Na oportunidade passamos a treinar na Faculdade Moacir Bastos aos sábados, durante algum tempo, atendendo ao convite do professor Moacir, para formarmos uma turma de praticantes na sede.


Paralelamente aos cursos de massagem Shiatsu, Tui Na, Massagem Sueca, Massagem na Cadeira e Facilitadores de Chikung,  na FUNLAR em 2006 e 2007, foi iniciado o 4º Curso de Formação para Instrutores e Professores  de TCC, que terminou em novembro de 2008.  Os alunos apresentaram excelente rendimento e prestaram atendimentos com massagem na cadeira (shiatsu rápido), participaram de aulas com os Professores Márcio Lacerda e Carla Rocha em Campo Grande e no Bairro de Botafogo, na sede do  Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan.


Em novembro de 2007 foi criado no núcleo de ensino de Campo Grande RJ uma cinemateca, que por sugestão dos alunos foi intitulada “Cinemateca Mestre Márcio Lacerda”, como uma forma de reconhecimento ao importante trabalho e participação efetiva na introdução, ensino e pratica da nobre arte que é o Tai Chi Chuan na cidade  do Rio de Janeiro.  O acervo da mesma foi formado por uma série de vídeo aulas e apresentações de Mestre Chineses em diversas modalidades e estilos diferentes de Tai Chi Chuan, Pa Kua Chuan, Hsing-I Chuan, Espada, Bastão, Tai Chi Chi Kung e Chi Kung para fortalecer a saúde e para a prática de artes marciais, gentilmente cedidas pelo Prof. Marcio Lacerda, e relativas ao período  compreendido entre 1970 a 2000, oriundas dos países China, USA e Austrália, inéditas no Brasil, que foram regravadas pelos coordenadores, de VHS para DVDs.  Consta também do acervo inúmeros filmes originais remasterizados, doados pelos componentes do núcleo e considerados ”clássicos de kung Fu e Shaolin”,  documentários e palestras de cunho científico e filosófico, e  filmes contendo mensagens para o desenvolvimento do ser humano.FORTALECIMENTO E RESTRUTTURAÇÃO DO NÚCLEO DE TREINAMENTO E ENSINO E PESQUISA DE TCC EM NOSSA REGIÃO

Por iniciativa dos coordenadores do núcleo de ensino foi criado um regulamento para o funcionamento da mesma, onde consta a orientação de exclusivo uso doméstico, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, exatamente como o propósito do Núcleo de Ensino, Prática e Pesquisa de Tai Chi Chuan de Campo Grande RJ.



FORTALECIMENTO E RESTRUTURAÇÃO 
DO NÚCLEO DE TREINAMENTO , ENSINO 
E PESQUISA DE TCC EM NOSSA REGIÃO 



O novo grupo que se formou chegou trazendo novo animo e força para projeto de assistir a população. 

Através do trabalho voluntário  

das aulas de TCC e atendimento com massagem na cadeira, organizou oficinas e vivências de Tai Chi Chuan 

na comunidade, além de participarem de apresentações diversas junto à sociedade,  

entre outras a brilhante participação muitíssimo elogiada pela Diretoria  e Confraria 

presentes durante a apresentação da  alegoria mística “ Tai Chi Chuan Transcendência Saúde e Espiritualidade” 

na Convenção Regional da AMORC no ano de 2007,

no Teatro Odilon Costa, da Universidade do Rio de Janeiro 

em nossa cidade, durante a gestão da Sºr  Irene Liberata, 

a Gr Conselheira da AMORC  RJ 1 Sºr Clycia Brandt Motta 

solicitou aos coordenadores do núcleo de TCC o texto e a apresentação com os componentes e Membros da Loja C. Grande RJ AMORC.



Depositamos nesse grupo toda confiança e esperança para seguir com esta milenar tradição que é a prática do TCC.   Levando adiante em constante crescimento e atualização para o bem individual e coletivo, contribuindo para o engrandecimento  e crescimento da Loja Campo Grande RJ AMORC, Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan e Secretaria Municipal de referência da Pessoa com Deficiência (SMPD). Este projeto que atende a sociedade local e adjacente, orientando e cuidando de seu principal e mais importante patrimônio que é  a sua saúde, tem custo zero  para instituições parceiras e se tornou possível, ao longo dos últimos 13 anos, graças ao trabalho voluntario de extrema importância e alto alcance humanitário dos abnegados  componentes do núcleo  C. Grande RJ, aos quais agradecemos profundamente, assim como aos colegas professores Ricardo Maravilha e Carla Rocha, somos reconhecidos por tão profícua ajuda. Agradecemos ao nosso querido mestre Prof. Marcio Lacerda, por nossa formação como Professores de TCC, todo o conhecimento em Artes Marciais, paciência, apoio e dedicação ao longo de todos estes anos. Agradecemos ao Mestres Cósmicos pela orientação, a Loja C. Grande RJ e a nossa amada AMORC pela oportunidade de servir. 

 
CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS PROFESSORES E INSTRUTORES DO NÚCLEO CAMPO GRANDE RJ – CBTCC.

    

Imagens representativas das atividades dos Professores e Instrutores do Núcleo em eventos diversos na cidade do Rio de Janeiro.

 

OFICINA DE TCC NO E. M.  ERNESTO FRANCISCON


 
  


  





OFICINA DE SENSIBILIZAÇÃO

REALIZADA POR PROFESSORES E INSTRUTORES DO NÚCLEO DE TCC CAMPO GRANDE





QUANDO E ONDE SURGIU

O surgimento do Tai Chi Chuan parece estar ligado a um período, do séc III D.C. ao sec. VI D.C.,

em que a China sofria ameaças constantes de guerras e invasões, externas e internas. 



Foi durante este período que nasceu o Tai Chi, entre as famílias de camponeses,  

que se organizaram para se defenderem das invasões. 


 

Até o final do sec. XIX e início do sec. XX 

o Tai Chi Chuan estava restrito a alguns grupos que o mantinham em segredo.

Foi com o Mestre Yang  Cheng  Fu 

que o Tai Chi se popularizou na China 

foi introduzido na educação escolar 

ensinado aos professores 

de Educação Física.  

Recentemente ganhou o mundo.

                                              
                                            TRABALHO SOCIAL

                 
PALESTRA PARA DEPENDENTES  

E   

FAMILIARES  NO  SAUD


TAI CHI CHUAN





                                           PA TUAN CHING



ENCERRAMENTO DA 1ª FASE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INSTRUTORES NO NUCLEO C. GRANDE RJ CBTCC   ABRIL  2007


  É PRECISO 

AMOR 

PARA APRENDER E DESENVOLVER 

O SENTIMENTO DE GRATIDÃO AO APRENDER   







ENTREGA DOS CERTIFICADOS DA 1ª FASE CURSO DE FORMAÇÃO TCC

CBTCC NUCLEO CAMPO GRANDE RJ



            

                                                                                                           

                   


                 
                                                             


CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN

DIREÇÃO: PROFESSORES MARCIO LACERDA E CARLA ROCHA

NUCLEO C GRANDE RJ

COORDENAÇÃO: PROFs. WALDEMIRO SCHUELER DE OLIVEIRA

E  TAMIE MATSUSHITA DE OLIVEIRA


Um ensaio de avaliação dos praticantes de Tai Chi Chuan da FUNLAR e Praças da Zona Oeste

Novembro de 2005


Grupo de trabalho:

Nunes, Alex, Grace, Jane, Lídia

 

Local:  FUNLAR



Materiais e meios:


                                                         Esfigmomanômetro (ap.Pressão)

                                                         Estetoscópio

                                                         Relógios

                                                         Protocolo de medição NIPE/UnB

O que avaliar?

A condição segura da prática do exercício físico (as aulas de Tai Chi chuan na FUNLAR)

Como?

Usando o Duplo Produto (DP)

O que é Duplo Produto (DP)?

Duplo-Produto é um método de controle da intensidade do exercício bastante seguro, um índice não-invasivo que melhor reflete o consumo de oxigênio do miocárdio e corresponde ao produto da Pressão Arterial Sistólica pela Freqüência Cardíaca. A grande importância de sua determinação reside na avaliação da dor torácica e dos esquemas terapêuticos protetores para a isquemia do miocárdio. O músculo cardíaco. O método permite limitar a intensidade de qualquer exercício seja aeróbio ou anaeróbio.

Como chegamos ao tema?

Um curso Maio de 2004 – promovido pelo CREF-1

 Prescrição de exercícios para grupos especiais

         Hipertensos

         Diabéticos

         Gestantes

         Traumas

Prof. Ms  André Fernandes.

 

Definições importantes:



         Pressão arterial

         Pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias

         Pressão arterial sistólica (PAs)

         Quando o ventrículo esquerdo se contrai, a pressão ventricular se eleva até que a válvula aórtica se abra. Ocorre então uma distensibilidade das paredes das artérias.

         Pressão média: 120 mm Hg

         Pressão arterial distólica (PAd)

         Em seguida o ventrículo esquerdo abre-se para ejetar o sangue, ocorrendo o fechamento da válvula e a retração das pardes das artérias.

         Pressão média: 80 mm Hg

         Diástole : Período de relaxamento do coração.

         Sístole: Período de contração do coração

         Duplo Produto (DP)

DP =  FC (bpm) x PAs (mm Hg)       

           1.000

Representa o nº sístoles /minuto.

         A medição:

         Identificação do indivíduo, medida de FC e Pressão arterial antes e depois da atividade.

         Análise:

         Gráficos que veremos a seguir...

         Hipertensão

         PAs maior ou igual a 140  mm Hg

         PAd maior ou igual a  90  mm Hg

         Duplo Produto (DP)

         Muito usado por Personal trainers

         O DP tem forte correlação com o consume de Oxigênio do miocárdio. É um bom método de acompanhamento.













Conclusões e recomendações:

         Este ensaio de avaliação pode evoluir com o aumento dom grupo de trabalho e das medições (em quantidade e freqüência).

         Os resultados obtidos mostram claramente que o plano de aula atual está em faixa segura de treinamento.

  A técnica de avaliação está ao nosso alcance.Podemos buscar mais conhecimento sobre o tema propondo o prosseguimento da pesquisa aos nossos orientadores.

Pesquisa de saúde entre os praticantes

de Tai Chi Chuan da Zona Oeste 2004/2005.

      Questionário para a pesquisa

      Escolha dos locais de captação de informações

      Tratamento dos dados, análise, gráficos.


 



 O Locais de prática ligados aos professores de Tai Chi Chuan da Zona Oeste 

        FUNLAR

        Praça Guilherme da Silveira

        CVV Realengo

        Praça S. Jorge

  • CIEP V. Kennedy













 








Obs.: O grupo relatou aumento e melhor capacidade respiratória, mesmo os que não apresentavam o sintoma; elevando o número percentual para 113%.

ACHADOS MÉDICOS ESPECÍFICOS

PESQUISA PRÁTICA E INTER RELAÇÃO DE CAUSA E EFEITO.


         Com o comprometimento do organismo em seu aspecto biopsicofisiológico e a conseqüente desorganização dos sistemas do corpo humano, apresentamos os resultados da pesquisa médica realizada pelo governo da China, a partir de medições, observação, monitoramento e exames laboratoriais, publicados em 1980.  (CHINA SPORT – Editorial Board - 8 Tiyuguan Road, Beijing, China – printed in the People’s Republico of China – CHINA SPORTS SERIES – 1).


UMA  AVALIAÇÃO  MÉDICA

 

TAI CHI CHUAN   é um ramo do esporte tradicional chamado  WUSHU.    Como um meio de manter a boa forma, de prevenir e curar doenças, tem sido praticado largamente, entre o povo, desde o século XVI sua popularidade foi bastante aumentada com a adoção de uma série simplificada de exercícios, em 1956.   Constituindo uma parte importante do tratamento muitas vezes prescrito nos hospitais e sanatórios, Tai Chi Chuan provou sua eficácia no tratamento de doenças crônicas tais como:  hipertensão, neurastenia e arteriosclerose, deformidade na coluna vertebral, osteoporose senil, controle do colesterol, aumento da elasticidade dos tecidos do pulmão e retardamento da velhice.

         Os saudáveis efeitos do Tai Chi Chuan têm muito a ver com suas destacadas características, tais como:

1)  Os exercícios requerem um alto grau de concentração, com o pensamento livre de distrações;

2)   Os movimentos são lentos e ininterruptos como água corrente;

3)    A respiração é natural, por vezes envolvendo a respiração abdominal e é executada em harmonia rítmica com os movimentos do corpo.   Do ponto de vista dos esportes médicos, estas características são fatores importantes, contribuindo para a prevenção e o tratamento de diversas doenças.

O alto grau de concentração nos exercícios de Tai Chi Chuan também beneficia a função do sistema nervoso central.   Treinando  mente e o corpo ao mesmo tempo, estes exercícios estimulam o córtex cerebral, provocando excitações em certas regiões e uma inibição protetora em outras.   Isto dá ao cérebro capacidade para repousar e alivia o córtex cerebral da excitação patológica causada pelas inquietações, ajudando, assim, na cura de certas doenças nervosas e mentais.


 

ACHADOS  ESPECÍFICOS

        

Os resultados de testes completos, recentes, assim como o resultado de exames envolvendo os praticantes de Tai Chi Chuan, apresentam um interesse particular para a classe médica como também para os especialistas em educação física esportiva.

 

No projeto, pessoas saudáveis com a idade de 50 a 89 anos, foram divididas em dois grupos e submetidas a uma série de testes.    

 

         O grupo A era constituído de pessoas que praticavam o Tai Chi Chuan regularmente.

         O grupo B (grupo de controle) era constituído de pessoas que não se empenhavam no treinamento do Tai Chi Chuan. 

 

         Em geral os que pertenciam ao grupo A (praticante de Tai Chi Chuan), apresentavam físicos bem mais fortes, caracterizados por maior eficiência na função vascular, na respiratória, assim como nos sistemas ósseo e metabólico.

 

GRUPO A - Praticantes de  Tai Chi Chuan

GRUPO B - Constituído de não praticantes (grupo de controle)



                                       ACHADOS ESPECÍFICOS




Eficiência cardiovascular:

TESTE  -  subir e descer em um banco de 40 cm de altura, 15 vezes durante um minuto.

GRUPO A  -  Todos normais com exceção de uma pessoa.

GRUPO B  -  Todos abaixo do normal


TESTE  -  Eletrocardiograma

Padrões abaixo do normal:           

   -- Grupo  -  A  -  28.2%

  - Grupo - B 41.3%


 TESTE  -    Pressão sangüínea:                 

·        Grupo  -  A  -  134.1 / 80.8 mmgh

·        Grupo  -  B  -  154.5 / 82.7 mmgh

 

TESTE  -  Taxa de arteriosclerose:   

·        Grupo – A – 39.5%

·        Grupo – B – 46.4%




COLUNA  VERTEBRAL

Sofriam deformidades: 

·        Grupo – A – 25.8%

·        Grupo – B – 47.2%

Flexibilidade da coluna: tocavam os dedos dos pés:

·        Grupo  -  A  -  77.4%

·        Grupo  -  B  -  16.6%

 

 

OSTEOPOROSE  SENIL

         O Tai Chi Chuan pode prevenir ou diminuir a incidência.   Efeitos benéficos também no metabolismo das gorduras, dois sais de cálcio e de potássio.

A pratica do Tai Chi Chuan pode assegurar ainda:  Suprimento adequado de sangue e do oxigênio nos tecidos dos vários órgãos facilitando as trocas metabólicas.

     Contribui para baixar as taxas da incidência da hipertensão e da arteriosclerose:

·        O aumento da elasticidade dos tecidos do pulmão.

·        A modelagem da estrutura da coluna vertebral.

·        O retardamento da velhice e controle do colesterol.



 

Na observação geral, os praticantes de tai chi chuan. Apresentavam físicos bem mais fortes, mais eficientes nas funções vasculares e respiratórias,como também nos sistemas ósseos e metabólicos.

                                                                           PROFs. WALDEMIRO E TAMIE DE OLIVEIRA

                                                       CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN - NÚCLEO CAMPO GRANDE RJ

                                                                                                
                                                                                                RJ - BR
                                                                                                                                
                                                                                Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan
 
                                                                                   www.TaiChiChuanBrasil.com.br
                                                                                                 
                                                                                             Tai Chi Yang

                                                                                                 Esporte

Mestres | Centros | Formas | Teoria | Aulas | Curso | Links | Índice | Mídia | Unir |

                                                          /

                                                      


CENTRO BRASILEIRO DE TAI CHI CHUAN – WWW.TAICHICHUANBRASIL.COM.BR – YANG CHENGFU CENTER BRASIL RJ.

PROFESSORES-DIRETORES REPRESENTANTES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

DO MESTRE YANG JUN (6ª geração) O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DA FAMÍLIA YANG TRADICIONALwww.YangFamilyTaiChi.com

MÁRCIO LACERDA CREFI-1-4819. marciolacerda@taichichuanbrasil.com.br ;

CARLA ROCHA CREFI-1-4820. carla@yangfamilytaichi.com;

Tel.: 55 (21) 2521-2806. Equipe:

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Brasil

 Centros representantes Tai Chi Chuan Yang Tradicional Yang ChengFu Center Brasil.

       São Paulo - www.sbtcc.org.br

      Ribeirão Preto - www.taichichuan.com.br

      Rio de Janeiro – www.taichichuanbrasil.com.br Brasil.



SAUDAÇÕES, SAÚDE E FELICITAÇÕES.
MÁRCIO LACERDA E CARLA ROCHA
TAI CHI CHUAN ESTILO YANG 
DA 
FAMÍLIA CHINESA TRADICIONAL YANG
RIO DE JANEIRO 
BRASIL

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

YANG FAMILY - SEATTLE

Yang Chengfu Tai Chi Chuan Centers

Argentina

Brasil

Canadá

China

França

Alemanha

Itália

Madagascar

Malásia

México

Suécia

Suíça

Reino Unido

Estados Unidos da América


www.TaiChiChuanBrasil.com.br
____________________________________________________________________________________________________




Comments