Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan. Rio de Janeiro. Brasil.

 
CBTCC- Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan, Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan Núcleo Campo Grande RJ
 
 
 
 
 
 
O Símbolo que representa o Centro Brasileiro foi escolhido em 1980, após pesquisa do Prof. Márcio Lacerda. Apoiado dos amigos e Médicos, Dr. Carlos Alberto Borja, Dr. Ronaldo AzemDr. Luís Albert Py, Dra. Márcia Câmara, os seus primeiros alunos.
 
Ao Mestre Hu Hsin Shan, que aprovou o símbolo devemos a caligrafia dos caracteres Tai chi Chuan.
 
É o Símbolo mais completo que poderíamos encontrar representando a Origem e assim bem como a estrutura do universo. A origem é simbolizada pelo tai chi ao centro, emblema da Escola Filosófica que influenciou os expoentes máximos do Pensamento Chinês Lao Zi, Kung Fu Zi,Lao Tsé, Confúcio e Chuang Tzu). Sendo também adotada pela escola do Mestre Hu, de onde verteu o conhecimento que deu origem ao Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan.
 
 
Representamos o Tai Chi na cores Vermelho e Preto porque essas são cores associadas ao Fogo e a Água, máximos de Yang e Yin. Já a estrutura do universo é explicada pelos cinco dragões, que dão forma material aos cinco elementos. O dragão foi escolhido pelos chineses por representar o espirito inteligente, a astúcia e a criatividade.
 
Temos assim as Cinco Inteligências do Universo; os Cinco Movimentos do Tai Chi,Aparar; Puxar; Empurrar; Limpar, Afastar; os Cinco movimentos do I Ching; os Princípios das Escolas Externa e Interna de Arte Marcial e os Fundamentos Cosmológicos da Medicina, Artes e Ciências Tradicionais da China.
 
Esse Símbolo pode ser visto como uma estrela, o que remete a astronomia, ou como uma flor de cinco pétalas, e dois ductos: um conduzindo a força da seiva da terra para cima, e o outro trazendo a energia luminosa do céu para a raíz.
 
É interessante a complementaridade dos símbolos presentes na figura: o círculo interno, representado pelos corpos dos dragões, em que um movimento contribuí para a formação do seguinte: expressa o ciclo shen de geração.
 
O círculo externo representado pelas pérolas nas bocas dos dragões, onde um movimento reduz o  a ação do outro, expressa o ciclo Ke de dominância ou destruição.
  
Saudações, Saúde, Felicitações.
Márcio Lacerda
 
MOVIMENTO DA PAZ
 
 
 
 
 
 
 

Márcio Lacerda e Carla Rocha
Estilo Yang Tradicional
Centro Brasileiro de Tai Chi Chuan
Yang Chengfu Center Rio de Janeiro Brasil
Aulas | Curso | Seminário | Simpósio | Equipe | 












Subpáginas (1): Núcleo Campo Grande -CG-RJ
Comments