GEOMETRIK XXI

EXPOSIÇÃO DE PINTURA SOBRE SUPORTES TRANSPARENTES.

21 PINTURAS, DO ANO 2021 DO SÉCULO XXI

Vídeo promocional


O conhecimento e o domínio das relações espaciais são o alvo de muitas experiências desde a Antiguidade até aos nossos dias. As formas eternas, formais e não formais, as abstracções feitas de rigor, medida e a relação entre elas, invadem o imaginário, nesta exposição inspirada na geometria do Reino Maravilhoso que vive dentro de nós e se alarga ao Universo.

A autora assume a geometria como um dos seus rumos, mesmo quando se apresenta invisível, disfarçada e falsamente ignorada. Fazendo parte da sua formação, a geometria estabelece-se numa estrutura que, ora se organiza, ora se desconstrói, para dar lógica e rigor ao paradigma das expressões plásticas que fazem parte da sua vida. O rigor transforma-se em harmonia e flexibilidade, criando associações e composições infinitas. Manusear os elementos visuais converte-se em essência de reflexão e divertimento, porque o desafio é constante.

As 21 pinturas apresentadas e denominadas como “GEOMETRIK XXI” são entendidas como poemas de cor, luminosidade e brilho, que se podem observar nesta linguagem pictórica e servem para abrir uma nova dialéctica, trilhando caminhos para a observação, surpresa, meditação e simbolismo, em ano 21, de um século registado em numeração romana. As formas geométricas podem “rimar” ou não, porém, a métrica é constante, a composição depende da sensibilidade e o observador tem um papel activo e interventivo, com possibilidade de manipular fundos e intervir nas pinturas realizadas, alterando transparências e reflexos, introduzindo uma certa magia que seduz e transforma. O segredo chama-se luz e criatividade, que interfere com as nossas emoções no contexto da intemporalidade e da universalidade.

A utilização de uma técnica próxima do vitralismo utilizada desde a Idade Média, confere e potencia o efeito da luz sobre um suporte transparente, e define propositadamente uma homenagem a todos os artistas capazes de nos proporcionar este tipo de fruição artística ao longo da História da Arte.