Discografia


Segue abaixo alguns dos meus CDs gravados. Para Adquiri-los acesse o link de compra ou envie e-mail para jose.ananias@terra.com.br.


As obras aqui gravadas representam uma boa amostra do legado do compositor Francês  Charles Koechlin, (1867-1950), para a flauta com obras variando entre coleções de miniaturas e outra compostas numa escal mais ampla. 
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.
Ouça algumas faixas deste CD na seção Gravações


Com a participação dos músicos José Ananias Souza Lopes, Ricardo Ballestero e, ainda, a participação especial de Sávio Araújo, o CD traz a primeira gravação mundial das obras Estudo para Piccolo e Suíte para flauta e piano, compostas por Camargo Guarnieri e Francisco Mignone, respectivamente.  Comprar pelo Paulus, clique aqui.
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.


Encontramos neste CD transcricões de melodias e árias decelebres óperas para uma e  duas flautas e orquestra de cordas.
Esse genero de composição se estabeleceu no século XIX e está diretamente ligada à evolução do instrumento.
Completa o CD a sonata para cordas do mais famoso compositor brasileiro de ópera: Carlos Gomes.
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.
Ouça algumas faixas deste CD na seção Gravações


Parte da obra de Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755) está presente neste CD. São 6 concertos, um trio sonata e uma suíte para flauta, perfazendo um total de 28 faixas. Boismortier foi um dos mais versáteis e populares compositores de sua época. Durante sua carreira, publicou 102 obras, tanto vocais como instrumentais. Os destaques de sua música são a melodia, a simplicidade e a elegância. Forte exemplo da genialidade do autor, pouco compreendida na sua época, são os Concertos para cinco flautas. São uma ousadia, magnífica e bem-sucedida, por se tratar de peças para cinco flautas sem acompanhamento. Pode-se observar, ao ouvi-los, marcante presença de características do barroco italiano. Todos eles são belíssimos, mas destacamos, apenas a título de citação, o Concerto no 3 em Ré Maior (“Adagio”, “Allegro”, “Allegro”).  Comprar pelo Paulus, clique aqui.
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.


O repertório gravado neste CD oferece uma amostragem significativa da música brasileira para flauta e violão. As obras aqui registradas cobrem o período que vai desde os tempos do Império até os dias de hoje. Apresenta uma diversidade de estilos, como formas musicais derivadas de danças ou outros gêneros folclóricos (“Desafio” – Sérgio Vasconcellos) e a combinação de elementos populares com formas mais tradicionais (estrutura para o “Choro Suíte” – Paulo Monte Alegre). “Valsa Choro”, de Francisco Mignone – uma clara mostra da genialidade do autor em transformar elementos rítmicos da dança em peças de caráter bem definido e estrutura formal bem delineada – e “Valsa No. 9”, originalmente escrita para piano, mas aqui perfeitamente adaptada ao tom pungente do violão, são exemplos claros deste trabalho. 
Mas os modelos formais europeus também estão presentes em obras como as Sonatinas de Edino Kriegger e Radamés Gnatali. Completam o rol de autores Heitor Villa-Lobos (“Distribuição das Flores”), Paulo Costa Lima e Paulo Porto Alegre. Comprar pelo Paulus, clique aqui.
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.


Composições originais de Carlos Slivskin que neste CD mostra cancões e melodias com a intencão de poder transmitir imagens e sentimentos de várias épocas, sendo sua criação definitivamente descritiva. 
Maiores informações e Compra: jose.ananias@terra.com.br.