Deslocamento e Espaço Percorrido

O deslocamento d é uma grandeza física vetorial obtida a partir de outras duas grandezas vetoriais, que são a posição inicial S0 e a posição final SF de algo em um movimento. Sendo que, ao realizar esse deslocamento, um espaço ΔS é percorrido, o qual pode ser igual ao módulo do deslocamento, caso ele tenha sido realizado em linha reta (retilíneo), ou pode ser maior que o deslocamento, conforme mostrado na figura 1.

Fig.1: Exemplo do deslocamento d através do espaço percorrido ΔS.


O deslocamento de algo, pode ser calculado pela diferença entre a sua posição final e a sua posição inicial.

Eq.1: Deslocamento.


Para um deslocamento retilíneo sobre o eixo x de coordenadas, esse pode ser calculado pela diferença entre a posição final e a posição inicial conforme exemplo abaixo:

Fig.2: Exemplo de deslocamento retilíneo progressivo no eixo x.

Na figura 2, foi exemplificado um movimento progressivo sobre o eixo x, o qual resultou em um deslocamento positivo em relação a este eixo de coordenadas, porém em muitas situações, poderia ocorrer um movimento retrógrado, o qual resultaria em um deslocamento negativo, conforme o exemplo abaixo:

Fig.3: Exemplo de deslocamento retilíneo retrógrado no eixo x.

Já o espaço percorrido, é igual a soma dos módulos de todos os pequenos deslocamentos retilíneos realizados, ou seja, é a distância total percorrida. Sendo que, para os exemplos das figuras 2 e 3, os espaços percorridos são iguais a 15m em qualquer um desses dois deslocamentos.

Eq.2: Espaço percorrido de um movimento retilíneo.


Para uma trajetória curva de um trecho circular, o espaço percorrido é igual ao comprimento do arco da circunferência de raio correspondente ao desta trajetória.

Fig.4: Trajetória curva de um trecho circular.

Eq.3: Espaço percorrido em uma trajetória curva de um trecho circular.


A unidade de medida de deslocamento ou espaço percorrido no Sistema Internacional é o metro [m].