Software Tracker
O Tracker é uma ferramenta gratuita de análise e modelagem que permite a realização de diferentes tipos de movimento, a partir de filmes e imagens animadas. Foi desenvolvido pela OSF (Open Source Physics) Java Frameworks.
Site oficial - Fazer download de uma versão mais recente do software e encontrar treinamentos, fóruns de discussão, vídeos de amostra, entre outros.
Tracker Brasil - Site desenvolvido por um grupo de professores e alunos da UTFPR para divulgar como tutoriais e os trabalhos desenvolvidos.
SciDAVis
O SciDAVis é um software livre para análise de dados científicos. Com ele é possível elaborar gráficos e realizar ajustes de curvas.
Site oficial - Fazer download de uma versão mais recente do software e encontrar treinamentos, fóruns de discussão, vídeos de amostra, entre outros.
1) Ao abrir o Tracker, vá em "Arquivo", "Abrir..." e selecione o vídeo que deseja analisar.
2) Selecione o trecho do vídeo no qual fará análise. Defina o início pausando o vídeo no frame desejado e clicando com o botão esquerdo sobre o cursor de instante de tempo. Clique em "Determine este como quadro inicial". Repita o mesmo passo com o quadro final.
3) Defina o eixo de coordenadas para análise de experimento. Basta clicar no botão "eixo de coordenadas" ou clicar em "Trajetórias" e "eixos". Arraste a origem do eixo para o local desejado e faça o ajuste do ângulo com horizontal caso necessário.
4) Insira a fita métrica para definição das dimensões do experimento. Basta clicar no botão "Fita Métrica" e selecionar os pontos de início e fim da régua.
5) Estude a trajetória do objeto criando um ponto de massa. Em seguida, basta apertar a tecla shift e clicar com o botão do mouse sobre o ponto do objeto de análise. Após a seleção do primeiro ponto, o programa irá para o próximo frame para selecionar o próximo ponto.
OBS: É possível realizar o auto-tracking dos pontos experimentais. Para isso, basta clicar no ponto de massa criado e selecionar "Trajetória Automática". Neste caso, selecione a região e o alvo para que o Tracker faça a marcação dos pontos automaticamente.
OBS1: Note que a posição inicial do carrinho não é zero pelo fato de escolhermos a origem em outro local. Para torná-lo zero, basta deslocar a origem do sistema de coordenadas para o primeiro ponto.
OBS2: É possível e interessante repetir as marcações para coletar o erro nas medições. Para tanto, repita o passo 5 criando um segundo ponto de massa e marcando sempre a extremidade traseira (ou dianteira), levando em conta o borrão formado pelo movimento (caso haja). Nesse caso é interessante fazer manualmente. Após todas as marcações, use um software de planilha para obter o desvio (a diferença entre a posição do ponto de massa A e do ponto de massa B). Esse pode ser definido como o erro de posição no eixo x.
6) Com os dados experimentais coletados, podemos realizar uma análise mais completa no software SciDAVis. Para isso, basta copiar os dados de interesse da tabela de pontos.
7) Abrir o software SciDAVis e colar os dados na tabela. Para criar um gráfico, basta selecionar os dados, clicar com o botão direito e selecionar "Plot" -> "Scatter". O ajuste de uma curva é realizado clicando com o botão direito sobre o gráfico e selecionando "Analyse" e escolhendo o tipo de ajuste.
8) Após inserir título nos eixos e colocar as informações necessárias no gráfico, é possível copiar e colar no editor de texto para produção de relatório.