Mecânica I (1Sem 2020)

Aviso sobre a epidemia do Covid19: situação da disciplina

  • Material para estudo independente será disponibilizado no site.

  • A monitoria será divida em dois tipos; a monitoria tipo A que discutirá dúvidas referentes ao material para estudos independentes; monitoria tipo B, para discutir problemas da lista. Veja horários abaixo.

  • Teremos uma aula on-line de 90 minutos na quinta das 8:00 as 9:30, que irá discutir e aprofundar o material disponibilizado para estudos independentes. A aula será disponibilizada.

  • Informe-se sobre o novo cronograma e esquema de avaliação deste curso.

  • Usaremos o GoogleMeets. O nome da sala para participar da aula e monitorias é IF43023051Sem2020.

  • Entregar atividades de avaliação para fgarcia-at-if.usp.br.

Informações gerais

Equipe:

Responsável: Fernando Assis Garcia (responsável, fgarcia-at-if.usp.br, sala 229 Ed. Basílio Jafet), Assistentes: Chiara Le Roux, Ely Giancoli e Pedro Tredezini

Aulas expositivas: quintas das 8:00 as 10:00, IF43023051Sem2020 (google meets).

Monitorias:

  • Monitoria A: Chiara Le Roux (chiara.roux-at-usp.br), terças das 10 as 11 e das 11 as 12. Ely Giancoli (ely.miranda-at-usp.br), horário flexível (marcar por email), quartas das 14 as 18.

  • Monitoria B: Pedro Tredezini (phtredezini-at-usp.br )segundas e sextas das 13:00 às 14:00.

Material de versões anteriores desta disciplina.

AVISOS IMPORTANTES:

Estrutura das aulas on line

  • A estrutura de aulas propostas é bastante inspirada neste paper, que soma-se à uma série de outras importantes referências na área. Assim, buscaremos uma aula ainda mais participativa que habitual. Esperamos estudantes engajad@s e preparad@s para as discussões em aula.

  • Faremos breve revisão do material de estudos independentes e, em seguida, discutiremos alguns tópicos e problemas mais complicados

Tópicos do curso (25 aulas expositivas)

Parte I (13 aulas)

  • Leis de Newton (5 aulas)

  • Teoremas de conservação (4 aulas)

  • Oscilações (4 aulas)

Parte II (12 aulas)

  • Mecânica de Lagrange (6 aulas)

  • Forças centrais (4 aulas)

  • Oscilações acopladas (2 aulas)

Bibliografia do curso (comentários refletem uma visão pessoal):

Livro texto: Classical Mechanics, John R. Taylor

O texto de Taylor é sobretudo voltado ao estudante. Nossa escolha, portanto, pressupõe que você terá contato com o livro-texto. Taylor constroi com bastante cuidado os fundamentos da Mecânica Clássica, com atenção especial aos teoremas de conservação de nossas quantidades essenciais: momento, momento angular e energia. Em muitas partes, o texto é extenso e por vezes até lento... mas não se engane: nos capítulos posteriores, o autor irá usar toda esta base e as discussões serão mais rápidas e complexas. Nosso curso irá abordar os capítulos 1 ao 8 do texto de Taylor. Quando necessárias, notas de aula irão preencher algum tópico não explorado. A tradução do livro é bastante boa e recomendada.

Referências de apoio

Classical dynamics of particles and systems, Marion&Thornton

O texto do Marion&Thornton apresenta uma abordagem moderna à mecânica clássica com objetivo claro de apresentar o mais cedo possível a formulação de Hamilton/Lagrange da mecânica. No capítulo de oscilações (capítulo 3), o texto já aborda o tema do espaço de fases e, portanto, pode ser uma boa referência para nosso curso para este tópico. A tradução deve ser lida com muito cuidado, uma vez que contém erros grosseiros.

Classical Mechanics, Goldstein

O livro traz alguns tópicos mais avançados que o nosso livro texto. É de interesse de alunos que gostam de estudar textos mais rigorosos. Alguns tópicos do Goldstein estarão presentes em nosso curso.

Mechanics, Keith Symon

Livro texto de uma geração de físicos. O livro traz muito exemplos explicados detalhadamente. A abordagem ao problema das forças centrais é feita de um ponto de vista Newtoniano e pode ser interessante para a primeira parte do curso.

Referências de Revisão

Mechanics, Charles Kittel

Este livro oferece um bom programa de "fitness" para esta disciplina. Mesmo tratando-se de um livro de Física Básica, as discussões conceituais são profundas. O formalismo é explicado de maneira bastante completa, embora não seja aplicado em sua plenitude. É um excelente livro de Física e sua leitura é tão recomendada quanto as do livro de Feynman.