Seu desempenho no curso será avaliado por listas de problemas (6 ao todo) e por um problema de final de curso, que devrá ser resolvido e entregue no formato de um paper. O problema de final de curso poderá ser apresentado em uma forma fechada, como o enunciado de um problema típico, ou poderá estar anunciado de maneira aberta, ideal para estudantes que estejam buscando algum desafio.
A fórmula mágica para a nota final é: NL * 0.8 + NP *0.2, onde NL é a média das notas das listas e NP é a nota obtida na solução do problema do curso. Todas atividades do curso serão avaliadas por conceitos, a saber: A, B, C, D, e E (e variações como B+, etc). O esperado para cada conceito é exposto abaixo:
Material da parte I
Listas e testes
Lista de exercícios I
Lista de exercícios II
Lista de exercícios III
Material extra
More is different, PW Anderson.
Breves notas sobre pacotes de onda e velocidade de grupo.
Material da parte II
Listas e testes
Lista de exercícios IV (modificada dia 18/05: exercício 5 é opcional).
Lista de exercícios V
Lista de exercícios VI
Informações gerais
Em Construção (1 Sem2026)
Responsáveis: Éric de Castro e Andrade e Fernando Assis Garcia;
Assistente: TBA
Entregas das atividade de avaliação pelo e-disciplinas.
Aulas expositivas: segundas e quartas das 14:00 as 16:00
AVISOS IMPORTANTES:
Estrutura das aulas
As aulas serão presenciais (um ou outros aula on-line poderá ser agendada) e de serão aulas expositivas. O tema de cada aula será antecipado e atividades preliminares propostas, para que os estudantes tenham melhor aproveitamento da aula. Em todas aulas expositivas, partiremos do princípio que parte do conteúdo foi trabalhado pelos estudantes . Mais uma vez: os estudantes devem ser preparar para as aulas expositivas. Em geral, a preparação é uma pequena atividade que dá conta de algum pré-requisito.
Conselhos aos/às estudantes:
Fique atent@ ao cronograma do curso e sempre se prepare para as aulas através das atividades preliminares.
Use as listas de problemas como ferramentas para seu aprendizado. Não esqueça de praticar durante a solução das listas de problemas uma redação adequada de suas soluções.
Leia com cuidado a aba sobre avaliação e tire todas suas dúvidas.
Veja a lista ZERO que trata de alguns pré-requisitos.
Second quantization, the electron gas, 3+1 lectures
Phonons, 3 lectures
Transport in solids, 2 lectures
Optical Properties of Solids, 4+1 lectures
Magnetism, 6+2 lectures
Superconductivity 6 lectures
Cronograma do curso [24-28 aulas]
Bibliografia (comentários refletem uma visão pessoal):
Referências básicas do Curso
Solid State Physics, Ashcroft & Mermin
Texto que formou uma geração de Físicos de Estado Sólido, que traz grande ênfase na parte de estrutura eletrônica. O texto discute em detalhes modelos diversos e consegue expor um tratamento unificado de alguns tópicos abordados. Em minha opinião, é um texto que hoje está no limbo entre ser insuficiente para um curso de pós e talvez avançado demais para um curso de graduação. Minha dica é: se você acha que algo não está claro, ou completo, em nossas referências básicas, você certamente encontrará argumentos mais cuidadosos neste texto.
Introduction to Solid State Theory, Madelung
Não se engane por "introduction". Trata-se de um texto avançado que tem por ambição dar um tratamento unificado para tópicos de matéria condensada. O texto o faz por meio do conceito de excitações elementares e assim discute tópicos diversos, já usando o formalismo de "segunda quantização". A clareza conceitual do texto é um ponto forte.
Quantum Theory of Solids, Kittel
Este é o Kittelzão, a versão para pós do "Introduction to solid state physics" do mesmo autor, que listamos como referência básica. Os primeiros capítulos introduzem ferramentas matemáticas e em seguida são tratados tópicos avançados. A organização dos tópicos é um pouco estranha e o livro parece, na verdade, uma coletânea de tópicos relevantes em matéria condensada. Os pontos fortes são os tratamentos de alguns tópicos específicos como (visão totalmente pessoal): i) a discussão das excitações bosônicas como teorias de campo; ii) a discussão de vários modelos para o chamado acoplamento elétron-fónon; iii) a discussão formal da teoria de bandas, com base em teoria de grupos; e iv) a discussão das funções de Green no contexto da supercondutividade. Livro avançado! Você precisa estar em dia com toda sua formação básica.
The Oxford Solid State Basics, Steven H. Simon
Trata-se de um novo texto que aborda os temas clássicos do assunto com uma linguagem direta e bastante precisa. O livro é muito bem organizado e estimula uma leitura bastante ativa do conteúdo. Aproximações e hipóteses são muito bem discutidas. Conceitos centrais são vistos antes de maneira introdutória e intuitiva, para depois serem formalizados e generalizados. A seleção de tópicos é excelente. Uma versão do texto foi colocada na página do autor.
Introduction to Solid State Physics, Kittel
Este talvez tenha sido o primeiro livro texto de estado sólido, inicialmente escrito na década de 50 e constantemente atualizado nos anos seguintes. A ordem de apresentação dos tópicos é por vezes um pouco "estranha" mas excluindo este ponto, minha opinião sobre o texto é muito positiva. O livro é cuidadoso com os conceitos, tem bons exercícios e os tópicos "clássicos" (estrutura cristalina, fónons, gás de elétrons e estrutura de bandas) são muito bem tratados.
Referências complementares