Trabalha com o Terceiro Setor? Quer divulgar o seu negócio? Está buscando algum serviço/produto?
O Brasil possui diversos biomas pouco conhecidos do grande público. Nosso objetivo é dar visibilidade a cultura do extrativismo do Coco Licuri, o pequeno coco de grande valor nutricional, social e representativo, nativo da floresta tropical brasileira, mas desconhecido nos eixos das grandes cidades.
É imprescindível explorar as potencialidades da cadeia produtiva do Licurizeiro no estado da Bahia de forma sustentável. Considerando o desenvolvimento ecossistêmico local, o projeto Licuri do Brasil propõe intervenções para a inovação social e produtiva em comunidades que vivem do seu manejo, visando à promoção da sustentabilidade do bioma local-caatinga e do fortalecimento das famílias produtoras rurais. Adotamos a teoria bioecológica do desenvolvimento humano e fundamentos ecofeministas, com uma intervenção multidisciplinar e metodologias participativas nas etapas de diagnóstico, intervenção e acompanhamento das ações realizadas, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição renomada no circuito educacional do Rio de Janeiro.
Apoiados no fortalecimento de parcerias, considera-se a união e o intercâmbio de informações entre o saber acadêmico e o saber empírico.
Coordenação Técnica Lucilia Tristão Ramos
E-mail: luciliaramos@uol.com.br
O projeto surgiu através da parceria entre a Delux Comunicação, o Instituto de Design Social e Sustentável (IDSS) e a Feira de Práticas Sustentáveis.
Este projeto tem uma abrangência de 8 meses para o trabalho de campo inicial. Na primeira fase buscamos apoiadores e investidores para viabilizar o deslocamento e permanência da equipe, na região de Caldeirão Grande (BA), onde se encontram plantações de licuri e atividades comerciais correlatas a sua extração. Iremos explorar o ambiente, coletar informações e ministrar oficinas para ampliar e aprimorar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Licurizeiro.
. Observação de Campo;
. Oficinas de Capacitação;
. Rodas de Conversa;
. Grupos focais;
. Discussões online.
Essas ações compõem as principais técnicas de trabalho deste projeto, valorizando a participação comunitária, na perspectiva de negócios sociais e da economia circular promotores da sustentabilidade do bioma da caatinga e da comunidade local, posto que, além das peças produzidas pelas artesãs, observa-se a valorização integral homem-natureza, desde a extração até à divulgação do trabalho realizado pensado num processo com crescente autonomia e de longo prazo.
As ações também visam à capacidade e à apresentação de um novo olhar em relação à melhoria dos produtos já feitos pelas cooperativas extratoras do Licuri e o desenvolvimento de novos produtos em conjunto com uma professora orientadora e alunos dos cursos de Design de Moda e Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. Uma vez definidos os produtos que irão entrar nesse ciclo, as oficinas técnicas serão ministradas para facilitar a inovação e a identidade regional, na capacitação das pessoas envolvidas para o aprendizado na realização das peças, montagem e acabamento das mesmas.
. Identificação de expectativas da comunidade e dos problemas que ocorrem na cadeia produtiva do licurizeiro para o desenvolvimento ecossistêmico da região, formalizada nos relatórios de campo;
. Mapeamento dos grupos produtivos mais ativos, interagindo entre si e com novos atores, mensurado através de reuniões realizadas e número de integrantes presentes;
. Fruição do conhecimento, possibilitando o crescimento pessoal dos integrantes, mensurado através de reuniões realizadas e número de integrantes presentes;
. Ampliação das linhas de produtos, comprovada através de fichários técnicos;
. Interlocução dos membros da comunidade com novos atores institucionais, mensurado através de contatos realizados;
. Aumento da interlocução comercial, mensurado por contatos realizados.
DELUX COMUNICAÇÃO
Coordenação do Projeto Lilia Alli
E-mail: lilia@deluxcomunicacao.com
INSTITUTO DE DESIGN SOCIAL E SUSTENTÁVEL - IDSS
Coordenação do Projeto Mário Bestetti
E-mail: mario@idss.org.br