ACUPUNTURA

MTC (Medicina Tradicional Chinesa) - prática milenar que nasceu da observação e interpretação dos fenômenos da natureza e da relação destes com o homem. A visão tradicional da medicina chinesa está profundamente baseada nas teorias do taoísmo sobre a dualidade do yin e yang, os cinco elementos e os órgãos Zang Fu (VECTORE, 2005).

A ciência chinesa teoriza que o corpo humano e outros seres vivos são constituídos por um fluxo energético denominado de Qi, força vital, energia universal que cerca e permeia todas as coisas animadas e inanimadas. Para os chineses o funcionamento do organismo depende do fluxo normal desta energia ou força vital e que se este fluxo, por motivos diversos se alterar ocorrerá a enfermidade (OKADA et al,2006).

Segundo Sussman (2007, p. 25), esta energia circula ao longo do nosso corpo por canais denominados meridianos, que possuem pontos específicos que quando punctuados reorganizam a circulação de energia do corpo levando-o ao equilíbrio. A doença é sempre uma desorganização energética.

Acupuntura – Uma das modalidades terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na inserção de agulhas em pontos definidos do corpo chamados acupontos com finalidade de promover a circulação e desbloqueio da Energia. A base de tratamento da Acupuntura é o reequilíbrio energético através de canais que se encontram distúrbios no organismo humano por onde passa a energia vital ou QI (ANDRADE et al, 2004). Trabalha de forma indivisível em busca de um bem estar físico, mental e emocional.

Indicações mais frequentes: Fibromialgia, dores generalizadas (agudas e crônicas), cefaleias e enxaquecas, tendinites, depressão, estresse e ansiedade, sequelas de AVC (derrame), obesidade, insônia, TPM, vícios, distúrbios de ATM, ciatalgias, entre outras.

Dra. Maria Luiza Dinelli (Fisioterapeuta - CREFITO 192300F / Acupunturista) atuando com uma abordagem holística, busca desenvolver o melhor potencial do funcionamento do organismo, para que o paciente possa enfrentar e sanar seus problemas físicos, orgânicos ou psicológicos, promovendo saúde, bem estar e qualidade de vida ao indivíduo.