Theobald Boehm

Theobald Boehm (9 de abril de 1794 - Munique, na Baviera - 25 de novembro de 1881) foi um flautista alemão, compositor, físico e inventor da flauta transversal que usamos hoje. Ao longo de 60 anos de pesquisa, Boehm aperfeiçoou a flauta barroca de seu tempo para a moderna flauta de concerto que utilizamos hoje. A nova flauta desenvolvida por Boehm possui um sistema de chaves, utiliza metal em vez de madeira e apresenta medidas muito diferentes da flauta barroca.

Boehm aprendeu o ofício de ourivesaria com seu pai. Após construir sua própria flauta, ele rapidamente se tornou proficiente o suficiente para tocar em uma orquestra aos dezessete anos e, aos vinte e um anos, tornou-se o primeiro flautista da Royal Bavarian Orchestra.

Entre 1821 e 1831, Boehm viajou por toda a Europa em turnês, frequentemente executando suas próprias composições e, a partir de 1828, tocando flautas feitas em sua própria oficina em Munique. Durante uma visita a Londres em 1831, ele construiu uma flauta experimental que oferecia aos dedos novos meios mecânicos para controlar buracos posicionados além de seu alcance. No ano seguinte, ele aprimorou o conceito de sua nova flauta, e a flauta de 1832 foi tocada por artistas proeminentes em Paris, sendo posteriormente adotada oficialmente no Conservatório de Bruxelas.

A flauta de Boehm de 1847 foi construída em prata e tinha um corpo cilíndrico. Você pode ver a foto retirada do excelente artigo "A Evolução histórica da Flauta até Boehm" de Sávio Araujo abaixo.

Foto: ARAUJO, Sávio; Evolução histórica da Flauta até Boeh, 1999

Em 1847, Theobald Boehm vendeu a patente de sua flauta cilíndrica para a empresa Godfroy fils et Lot, que se tornou a fabricante exclusiva da flauta de Boehm na França. Godfroy e Louis Lot estabeleceram rapidamente uma uniformidade na fabricação da flauta cilíndrica e desenvolveram um modelo francês com chaves perfuradas e alinhadas, um porta-lábio montado sobre uma chaminé e um elegante e refinado mecanismo. Com a ajuda do renomado flautista francês Louis Dorus (flautista da Ópera de Paris), a flauta cilíndrica se popularizou rapidamente na França.

Além de ser um virtuoso flautista e inventor, Boehm escreveu excelentes obras sobre a flauta e suas invenções, compôs estudos melódicos e peças belíssimas que se tornaram padrão de estudo e repertório para flauta. Boehm também criou uma forma de estudo para desenvolver a sonoridade, baseada em notas longas e cromáticas, que se tornou o padrão para a melhoria da sonoridade (leia "Desenvolvendo a Sonoridade na Flauta").

Todos nós, flautistas modernos, devemos gratidão a esse grande flautista e gênio, pois sem sua invenção, talvez a flauta não se tornasse tão popular e incrível.

Esta flauta foi feita por Theobald Boehm em Munique, Alemanha, em 1848. É uma flauta Boehm System, série #4, feita de prata com uma placa de lábio de madeira e complementada com um estojo de época. Esta flauta está gravada

Segue alguns artigos e gravações de peças de Boehm:

Estudos mélodicos compostos por Boehm

Artigos

Livros

Musicas e gravações

Luthieria de Flauta Transversa da Mascolo Flute Center - Nilson Mascolo Filho

Nilson Mascolo Filho - WhatsApp ou Telegram ou Fone (11) 99366-0470 ou nilsonmascolo@gmail.com

Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança-

Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000

Sob a direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece uma ampla gama de serviços para flautistas. Com uma equipe especializada em reparação e conserto de flautas transversais, sapatilhamentos e fabricação artesanal, bem como venda de bocais, flautas, videoaulas e métodos, a Mascolo Flute Center fornece tudo o que um flautista precisa com qualidade, segurança e ótimo custo-benefício. Nilson Mascolo Filho é um engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta e fabricante de bocais artesanais para flauta. Além disso, ele é o autor do site Estudantes de Flauta, um dos maiores do mundo sobre o assunto. Juntamente com sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e luthier de flauta, eles trabalham para fornecer um serviço completo e de alta qualidade para todos os flautistas.

Clique aqui para maiores informações

Conheça o bocal artesanal Mascolo, feito à mão em prata maciça, que proporciona um som aveludado e equilibrado em todas as oitavas. É fácil de tocar, oferece uma ampla variedade de cores tonais e possui grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Temos opções disponíveis com banho de ouro e ouro maciço. São bocais de qualidade superior, porém com um preço acessível. Cada bocal é verdadeiramente artesanal, sendo uma obra de arte única e especial. Descubra a diferença de um bocal Mascolo e eleve sua experiência musical. Enter