Paul Taffanel

Claude-Paul Taffanel (16 de setembro de 1844 - 22 de novembro de 1908) foi um flautista, maestro e instrutor francês, o fundador da Escola Francesa de Flautas que dominou grande parte da composição e desempenho da flauta em meados do século XX.

Nascido em Bordeaux, na França, Taffanel recebeu suas primeiras lições na flauta de seu pai aos nove anos de idade. Depois de fazer seu primeiro concerto aos dez anos de idade, ele estudou com Louis Dours no Conservatório de Paris. Depois de se formar em 1860, ganhou seu primeiro de vários prêmios por desempenho de flauta aos dezesseis anos. Taffanel construiu uma carreira substancial como solista e orquestral por mais de 30 anos, tornando-se conhecido como o flautista principal de seu tempo e restabelecendo o instrumento no mainstream da música.

Em 1893, Taffanel tornou-se professor de flauta no Conservatório. Aconteceu que as notícias da nomeação de Taffanel foram impressas na mesma edição de Le Ménestrel que continha o aviso de obituário de Tchaikovsky. Como professor, ele revisou o repertório e os métodos de ensino do instituto, reestruturando o formato tradicional de masterclass para dar aos alunos atenção individual e construir uma reputação de professor inspirador. Ele instruiu seus alunos a tocarem em um estilo novo e suave, que incluía um vibrato leve e cuidadosamente modulado.

Taffanel também reformulou o repertório necessário para seus alunos do Conservatório. A partir de 1894, ele substituiu grande parte da música do século XIX que seu aluno Louis Fleury chamou de "idle twittering" por obras de Johann Sebastian Bach e outros compositores do século XVIII. Até então, músicos franceses (com exceção de um punhado de organistas) haviam ignorado o renascimento de Bach que varreu a Inglaterra, a Alemanha e a Áustria. Alfredo Casella, que havia estudado Bach na Itália antes de vir para Paris, notou que nenhum de seus colegas de classe no Conservatório conhecia a música do compositor.

Taffanel viajou amplamente na Europa. Isso o colocou à frente de seus contemporâneos na consciência do repertório barroco. (Suas turnês incluíram a apresentação de concertos de Wolfgang Amadeus Mozart no Gewandhaus em Leipzig, uma honra singular para um artista francês.) Graças a essa consciência, o impacto de Taffanel no início do renascimento da música na França não pode ser superestimado. Louis Fleury escreve,

As Sonatas para Flauta de J.S. Bach, essas maravilhas, há muito enterradas no pó das bibliotecas, despertaram para encontrar um verdadeiro intérprete [em Taffanel]. Ele foi o primeiro, pelo menos na França, a descobrir o significado dessas obras, que seus colegas consideravam monótonas e mal escritas para o instrumento ... É um fato, embora pouco credível, que até 1895 as sonatas de Bach foram não ensinado na aula de flauta (sob Altes) no conservatório.

Seu trabalho despertou e ajudou a alimentar um interesse crescente na França pela música antiga, com edições como Saint-Saëns 'de Jean-Philippe Rameau . Em 1897, Taffanel também se tornou chefe da classe de orquestra no Conservatório.

Além de suas funções de professor, Taffanel tornou-se um importante maestro de ópera e orquestra, servindo de 1890 a 1906 como maestro principal na Ópera de Paris e na Société des Concerts du Conservatoire . Anteriormente, essas posições haviam sido concedidas a jogadores de cordas; Taffanel foi o primeiro flautista a segurá-los. Os deveres de Taffanel no Opera incluído dirigir todas as novas produções, entre as quais durante o seu mandato foram estreias francesas de vários Wagner óperas e Verdi 's Otello . No Societe des Concerts, Taffanel defendeu Camille Saint-Saëns e outros compositores franceses contemporâneos. Ele também deu a estréia mundial do Quattro pezzi sacri de Verdi. Ele revisou o repertório do conservatório e os métodos de ensino, colocando a música de outros compositores estrangeiros, incluindo Bach , de volta ao repertório do instituto.

Música de câmara não escapou da atenção de Taffanel. Fundando a Société de musique de chambre pour instruments à vent (Sociedade de música de câmara para instrumentos de sopro) em 1879, ele reviveu a música do conjunto de sopros de Mozart e Beethoven, além de incentivar a composição de muitas obras novas, incluindo a Petite symphonie de Charles Gounod. Além disso, durante a década de 1880, Taffanel participou de concertos "históricos", tocando sua flauta de Boehm ao lado de viola da gamba e cravo em apresentações de música barroca.

Ele sofreu um colapso físico em 1901 e morreu em Paris em 22 de novembro de 1908.

Gabriel Fauré dedicou sua fantasia a ele, Charles-Marie Widor dedicou sua suíte Opus 34 a ele e Pyotr Ilyich Tchaikovsky pretendeu escrever um concerto para flauta pouco antes de sua morte. O compositor romeno George Enescu também dedicou seu Cantabile e Presto a Taffanel.

Estilo em influencia de Taffanel - Trecho do artigo A escola francesa de Flauta de Fabiana Magrinelli Rocha Dahmer.

Paul Taffanel(1844-1908), que é frequentemente referido como o pai da escola francesa de flauta. Taffanel fazia parte da primeira geração a ser ensinada na nova flauta de prata Boehm. Ele estudou com Dorus no Zonservatory de Paris e, em 1860, aos 16 anos, ganhou o Premier Prix, a principal competição de flautas do conservatório. Taffanel foi um dos primeiros estudantes a ganhar esse prêmio usando uma flauta do sistema Boehm. Ele também foi um aluno tão distinto que, além de seu diploma em flauta, obteve diplomas em harmonia (1862) e fuga (1865) no conservatório.

Taffanel teve uma carreira de sucesso como intérprete, professor e maestro. Em 1864, ele se tornou oficialmente registrado como um flautista extra na orquestra da Ópera de Paris e em 1876 se tornou a flauta principal da orquestra. Em 1869, foi nomeado flautista principal da Societè des Concerts du Conservatoire, onde mais tarde se tornaria diretor de música. Em 1878, fundou a Société de Musique de Chamber pour Instruments à Vent, com o objetivo de promover novas músicas para instrumentos de sopro e reviver o repertório de sopros de antigos compositores. Mais tarde, em 1893, Taffanel foi nomeado professor de flauta no Conservatório de Paris e, no mesmo ano, tornou-se o Maestro Principal na Ópera de Paris. Essas duas posições de liderança e prestígio em Paris o tornariam umas das figuras mais importantes da cena musical francesa da época.

Taffanel mudou a escola de flauta das seguintes maneiras:

(a) consolidando o uso da flauta de Boehm;

(b) sistematização do ensino de flauta;

(c) usando analogias de canto; e

(d) revivendo o repertório de compositores clássicos e encomendando novas obras.

De fato, estudiosos afirmam que Taffanel é o único ponto de divisão na tradição da escola francesa de flauta. Por exemplo, a historiadora da flauta Ardal Powell afirma que existe realmente um estilo distinto da escola depois de Taffanel, não apenas devido ao advento da flauta de Boehm, mas devido a outros aspectos estilísticos cultivados por Taffanel.

A "Escola Francesa" pode ser descrita como uma tradição contínua, na qual cada professor de flauta do Conservatório é aluno de um ex-professor. No entanto, até os franceses continuam a debater as filosofias musicais e as nuances técnicas que constituem essa tradição. As principais características da flauta francesa são, como os nenúfares de Monet, facilmente reconhecidos, mas percebidos de várias maneiras. A fineza do tom e da dinâmica, um som claro e cantante, uma paleta de cores infinita e uma personalidade interpretativa espirituosa, porém ponderada, dedicada às intenções do compositor são as qualidades mais frequentemente citadas em conversas e dissertações que tentam definir o que é francês. Também se supõe que o estilo francês seja simplesmente a resposta de qualquer flautista francês às possibilidades técnicas da flauta de Boehm. De fato, muitos flautistas treinados franceses fazem uma distinção entre o século pré-Boehm e a escola de flauta francesa "moderna", da qual Taffanel, o primeiro grande virtuoso a abraçar completamente o sistema Boehm (sob Dorus no Conservatório) e a se adaptar ao idioma e estilo de impressionismo musical, é considerado o pai.

Havia muitas diferenças na pedagogia da flauta e no desempenho no Conservatório de Paris antes e depois de Taffanel. Primeiro, a idéia da cor do tom e do som do canto é um conceito que começou com o Taffanel. Segundo, as composições solo de professores de flauta, como Henry Altès (1826-1895) e Jean-Louis Tulou (1786-1865), foram as principais peças realizadas nos exames anuais de 1830 a 1893. Essa foi uma tendência que mudou drasticamente com o Taffanel. Taffanel encomendou novas peças para os concertos anuais, escritas não apenas por flautistas, mas por importantes compositores de sua época. Ao fazer isso, ele contribuiu para a expansão da literatura sobre flautas com uma variedade de novas músicas que acabaram se tornando padrão no repertório de flautas. Louis Fleury, um aluno de Taffanel que se tornou um estudioso da Escola Francesa, afirmou que, no final do século XIX, Taffanel mudou completamente as práticas de seu tempo.

Paul Taffanel deixou o Conservatório exatamente quando o repertório dos flautistas não continha nada além de ares de variações e pot-pourris, tudo sob desprezo; comparada com as efusões de Tulou e Demersseman, a música de Thalberg e Herz é alta arte. Taffanel começou tocando essas coisas, mas logo viu que elas eram indignas de si e de seu público. Quanto mais seus poderes de execução cresciam, mais refinado se tornava seu gosto. E ele começou a fazer descobertas. Os concertos de Mozart, negligenciados nos últimos cinquenta anos a favor de Tulou, começaram a ser ouvidos em Apresentações. As sonatas de Bach, essas maravilhas, há muito enterradas no pó das bibliotecas, despertaram para encontrar um verdadeiro intérprete. Ele foi o primeiro, pelo menos na França, a descobrir o significado dessas obras, que seus colegas consideravam monótonas e mal escritas para o instrumento.

Segundo Fleury, porque Taffanel expandiu os horizontes da flauta, os compositores começaram a ter uma maior consideração pela flauta. Fleury afirma que essas mudanças foram refletidas nas composições modernas e que a flauta não era mais considerada um instrumento "mero acrobático", mas um instrumento que "poderia atingir um alto tom de sentimento musical". 18 A nova apreciação de Taffanel pela literatura clássica e barroca negligenciada não se baseavam apenas na relativa facilidade da técnica de flauta oferecida pela flauta de Boehm, mas era sua capacidade de demonstrar novas qualidades de som na flauta, especialmente para composições há muito esquecidas, que levou os compositores a escrever para a flauta de uma maneira diferente. .

As inovações de Taffanel eram tão distintas dos professores anteriores do Conservatório de Paris, que a Escola Francesa de Flauta pode ser identificada como a linhagem de Taffanel e seus alunos, em vez de levar em consideração todos os professores de flauta francesa desde a criação do Conservatório de Paris. Os alunos de Taffanel não apenas seguiram seu caminho, mas também continuaram a expandir suas idéias.

A lista de alunos de Taffanel é vasta, mas entre seus alunos mais prolíficos estavam Phillipe Gaubert, Marcel Moyse e George Barrère. Esses três foram influentes, ultrapassando os conceitos de Taffanel por muitas gerações depois e expandindo seus ensinamentos para além da França.

Philippe Gaubert foi o aluno que mais seguiu os passos de Taffanel. “Ele seguiu seu mentor até a seção de flautas da Ópera de Paris, o sucedeu como flautista solo e depois como maestro da Société des Concerts, e eventualmente o sucedeu tanto como maestro da ópera quanto como professor de flauta no conservatório.” 19 Similar para Taffanel, ele teve uma carreira de sucesso não apenas como flautista, mas também como condutor (Maestro).

Ele conduziu muitos trabalhos de compositores como Debussy, Ravel, Dukas e Florent Schmitt, bem como as primeiras performances de Padmâvatî (1923) e Bacchus et Ariane (1931) de Roussel, Oedipe (1936) de Enescu e inúmeras partituras de Fauré, Pierné, Ibert e Sauguet. Ele também liderou as primeiras apresentações em Paris de muitas partituras significativas de compositores não franceses, como Richard Der Rosenkavalier de Strauss e Elektra e Turandot de Puccini, e em 1934 e 1935, ele apresentou as primeiras presentações modernas na França do Orfeo de Monteverdi com a Orquestra do Conservatório de Paris. Compôs prolificamente: não apenas muitas peças de música de câmara com flauta, mas também óperas (Sonia, Naïla), balés (Alexandre le Grand, Le Chevalier e Damoiselle, ambos coreografados por Serge Lifar), e obras orquestrais (Le Cortège d'Amphitrite e sinfonia) .20

Embora Gaubert tenha tido uma carreira de sucesso como maestro e tenha promovido repertório por importantes compositores, além de se ter composto, ele é mais reconhecido pela organização dos materiais de ensino de Taffanel, o Méthode Complète de Flûte. Esse método é baseado nos manuscritos e conceitos de Taffanel transmitidos aos seus alunos ao longo dos anos no Conservatório de Paris. O método de Taffanel-Gaubert é certamente um dos primeiros e mais significativos recursos pedagógicos para a flauta de prata, e tem sido importante para a difusão das idéias da escola francesa de flauta em todo o mundo. Junto com o Méthode Complète de Flûte e seus ensinamentos, o legado de flauta de Taffanel continuou com muitos dos alunos de Gaubert, como Gaston Crunelle, Fernand Caratgè e Marcel Moyse.

Leia também o artigo A escola francesa de Flauta.

Paul Taffanel and the Construction of the French Flute School - Dorothy Glick

<<<Voltar

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/

Mascolo Flute Center de São Paulo

Bocal Mascolo - Serviços - Métodos - Partituras - Flautas - Revista - Artigos - Videoaulas - Gravações - Aula - Área Vip - Blog - Eventos - Mídias - Contato

Luthieria, Loja e Escola de Flauta

Na direção de Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo, a Mascolo Flute Center oferece todo suporte necessário aos flautistas com serviços de reparação e consertos de flauta transversal, sapatilhamentos, vendas de bocais, venda de flautas, videoaulas e métodos. Na Mascolo Flute Center você tem tudo que precisa com qualidade, segurança e melhor custo-benefício. Nilson Mascolo Filho, engenheiro, flautista, professor de flauta, luthier de flauta, fabricante de bocais artesanais para Flauta e autor do site Estudantes de flauta, um dos maiores sites do mundo sobre Flauta, trabalha junto à sua esposa Cinthia Mascolo, pedagoga, flautista, professora e Luthier de flauta.

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/conserto-ajuste-de-flauta

Nilson Mascolo Filho e Cinthia Mascolo

Rua Abadiânia, 673 - 900 metro do Metro Guilhermina/Esperança-

Vila Guilhermina - São Paulo, SP - CEP 03541-000

Falar com Nilson Mascolo Filho - nilsonmascolo@gmail.com

Whatsapp: (11) 99366-0470 - Fone: (11) 99366-0470

Temos clientes por todo Brasil e no exterior também. Atendemos, recebemos e enviamos para o Brasil todo.

Serviço especializado em Flauta é na Mascolo Flute Center.

Mais detalhes do serviços de luthieria, reparação e sapatilhamento em flauta

https://wa.me/5511993660470

Clique aqui para enviar uma mensagem no WhatsApp

para Nilson Mascolo Filho da Mascolo Flute Center

Bocal Mascolo handmade de prata maciça

Conheça o bocal Mascolo artesanal(handmade) de prata maciça que produz um som aveludado, equilibrado em todas as oitavas, fácil de tocar, com muitas variedades de cores e grande flexibilidade, projeção e dinâmica. Oferecemos opções com banho de ouro e ouro maciço. Qualidade de super bocais mas com preço acessível.

Clique aqui para mais detalhes dos bocais handmade Mascolo

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/bocal-handmade-mascolo
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta
https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/venda-de-flauta

Segue aqui classificados de flautas. Todas as flautas anunciadas aqui são selecionadas.

Só as melhores e aprovadas Flauta são anunciadas aqui.

Método de iniciação em Flauta Transversal

Teoria e pratica passo a passo

Edição ampliada e com instruções e comentários

Volume único

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/metodo-de-iniciacao-em-flauta---edicao-ampliada-e-comentada

O Método de iniciação em Flauta Transversal é um edição aprimorada, ampliada e com instruções e comentários do Método de Inicialização em Flauta Transversal - Volume 1, que é um grande sucesso. Este método tem por objetivo ensinar desde o início como tocar Flauta Transversal, por isso o chamamos de Iniciação em Flauta Transversal, ele o levará, passo a passo, nota por nota, ao aprendizado deste maravilhoso Instrumento. Desenvolvemos cada lição de forma progressiva analisando as dificuldades intrínsecas do instrumento. Siga passo a passo, todas as instruções teóricas e os estudos diariamente, e assim terá um excelente aprendizado. O método foi desenvolvido para pessoas que nunca tiverem contato com instrumento e desejam, mesmo com dificuldade, serem bons flautistas. Esse método é melhor e mais completo para quem deseja ser uma grande flautista desde os primeiros passos. Para maiores informações ou baixar, Clique aqui.

Método de Flauta Transversal Intermediário e Avançado

Baseado em 81 peças clássicas

por Prof. Nilson Mascolo e Cinthia Mascolo.

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/metodos/metodo-de-flauta-transversal-intermediario-e-avancado---baseado-em-81-pecas-classicas---mascolo

No Método de Flauta Transversal Intermediário e Avançado baseado em 81 peças clássicas, cada peça foi selecionada para desenvolver diversos pontos na técnica da flauta, mas também para desenvolver a musicalidade e bom gosto da música. Este método é divido em três partes para estudo simultâneo. Estudo de musicas, estudo de sonoridade e estudo de técnica em forma de escala. Desejamos um bom e prazeroso estudo.

Para maiores informações ou baixar, Clique aqui.

Conheça a Área Vip Estudantes de Flauta

Um verdadeiro universo do conhecimento da flauta

https://sites.google.com/site/estudantesflautastransversal/Home/Foto%20Area%20Vip%202018.jpg

Área Vip do Site Estudantes de Flauta é a área para assinante do site Estudantes de Flauta. Temos aqui um verdadeiro universo do conhecimento da flauta para você se tornar um grande flautista, tudo o que você precisa em um clique. Temos uma grande Biblioteca com Estudos para flauta e Partituras de músicas, Videoaulas para iniciante nível zero e também videoaula com ensino de pontos importantes com grandes flautistas, muitas gravações dos grandes Mestres de flauta em mp3, Artigos exclusivos, Teoria musical, Planos de estudos para orientá-lo quais matérias deva estudar em sua sequencia, de iniciante ao nível avançado e uma seção dedica para auxilio dos professores de flauta, com dicas, planos de aula e os melhores materiais.

Assine agora mesmo

Nosso Canal no Youtube

https://www.youtube.com/user/nilsonmascolo

Nobres Flautistas se inscrevam em meu novo canal no Youtube Estudantes de Flauta por Nilson Mascolo Filho. Neste canal postaremos conteúdos do universo flautistíco... vídeo aulas, entrevistas, reviews, métodos e afins. Acesse, deixe seu like e se inscreva no canal.