Benoît Fromanger (nascido em 26 de maio de 1959 em Paris ) é um maestro francês, flautista e professor de música.
Fromanger estudou flauta com Roger Bourdin no Conservatório Nacional de Versalhes (medalha de ouro) e continuou sua educação no Conservatório de Paris com Alain Marion e Jean-Pierre Rampal. Ele recebeu o primeiro prêmio do Conservatório. Ele então se tornou flautista principal da Orchester de l'Opéra de Paris, então a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera; ele também foi membro do Orchester National du Capitole de Toulouse e atuou como convidado da Filarmônica de Berlim , da Orquestra de Câmara da Europa e da orquestra do Festival de Bayreuthem. Entre os condutores com quem trabalhou, estão Lorin Maazel, Leonard Bernstein, Bernard Haitink, Zubin Mehta, Wolfgang Sawallisch, Carlo Maria Giulini, Daniel Barenboim, Pierre Boulez, Colin Davis, Georg Solti, Carlos Kleiber, Riccardo Muti e Mariss Jansons .
Como músico de câmara, Fromanger foi membro de vários conjuntos e se apresentou com artistas como András Schiff, Jessye Norman, Carolyn Carlson, François Leleux, Katia e Marielle Labèque, Maxim Vengerov, Sting, Mischa Maisky, Claude Bolling, Juliette Hurel, Alessandro Barrico, Viktoria Mullova, Corina Belcea, İdil Biret, Mariko Harada, Wenzel Fuchs, Hans-Georg Rickenbacher, Ozier Aydin, Naoko Shimizu, Bertrand Chamayou, Eric Schumann, Bernard Soustrot, David Guerrier, Richard Galliano e Gérard Depardieu .
Como maestro, Fromanger dirigiu a Orquestra Metropolitana de Montreal, os virtuosos de Kuhmo (Finlândia), a Rádio Philharmonie Orchester de Ljubljana, a Orquestra Filarmônica da Geórgia, a Filarmônica Amazonas, a Filarmônica Amazonas, a Filarmônica Rheinische Koblenz e a Orquestra Suíça Italiana de Rádio-TV Lugano e é diretor musical da Orquestra Sinfônica de Bucareste desde 2011.
Sob a direção de François-Xavier Roth, Fromanger estreou o concerto de flauta de Claude Pascal em 1997 e Philippe Hurel em 2006. Como maestro, ele gravou várias gravadoras, incluindo as Cantatas de Thierry Machuel e a primeira gravação mundial da obra orquestral de Mel Bonis . Ele foi premiado com o Grand Prix da Academia Charles Cros , o Grand Prix du Disque e em 2000 o Diapason d'Or . Desde 2004, ele é professor de flauta na Universidade de Música Hanns Eisler, em Berlim .
"Benoit Fromanger não é apenas um flautista maravilhoso, mas também um músico talentoso que homenageia a école Française de Flûte". - JP RAMPAL-
"Músico talentoso, inspirado e hipersensível, Fromanger permanece inscrito como o representante merecedor da tradição francesa criada por Jean-Pierre Rampal e Roger Bourdin, seus professores, e se expressa como um dos maiores flautistas do mundo.
Sua bela vibração é ampla e generosa; mas o mais notável em BenoÎt Fromanger, é essa capacidade de adaptar seu fraseado e modificar seu tom para executar, na melhor das hipóteses, sua música e todas elas. "Georges Hustings. (Diapason fevereiro 2000) Francês Benoît Fromanger, né à Paris , um dos principais cursos de proficiência de Roger Bourdin, Jean-Pierre Rampal e Alain Marion no Conservatório de Versalhes, além do Conservatório Nacional Superior de Música de Paris.
Recital concert of Juliette Hurel and Benoit Fromanger - 2017
Toru Takemitsu "Voice" pour flute seule
Jean Sebastien Bach Sonate en sol mineur pour deux flutes
Maurice Ohana "Satyres"pour deux flutes
W.F.Bach Duo pour flutes
Goffredo Petrassi "Dialogue angelico"pour deux flutes
C.P.E.Bach Duo pour flutes
Daniel Raquillet "Jazzoflute"pour flute seule
Maurisio Kagel "Ludwig van B."
J.S.Bach" Badinerie"