Pontos de sustentação (apoio) ao segurar a Flauta Transversal

Sustentar a flauta corretamente é fundamental para desenvolvimento do flautista por isso segue aqui explicações da maneira correta de como segurar a Flauta Transversal.

Existem quatro pontos de apoio para segurarmos a flauta, o polegar da mão direita, o dedo mínimo da mão direita, o dedo indicador da mão esquerda e a região do queixo.

1 – Polegar da mão direita: O primeiro apoio de sustentação é o polegar da mão direta. O polegar da mão direta é o apoio mais firme para segurar a flauta, ele deve estar abaixo da chave do ‘Fá’. 


2 – Dedo mínimo da mão direita: O segundo apoio de sustentação é o dedo mínimo da mão direita. O dedo mínimo da mão direita na maioria das notas permanece apertando a chave do (Ré#/Mib):


 Ajuste o Pé da Flauta em seu Corpo de modo a deixar a Chave de apoio (Ré#/Mib) a uma distancia confortável.  De forma geral o eixo do Pé da Flauta fica alinhado ao centro da primeira chave do Corpo.


3 – Dedo indicador da mão esquerda: O terceiro apoio de sustentação é à base do osso falange proximal do dedo indicador, podemos dizer também que é a base inferior do dedo indicador.   



Observe a figura ao lado, o tubo da flauta fica apoiado sobre a base do osso falange proximal do dedo indicador da mão esquerda.  Neste lugar há um pequeno degrau onde a flauta encontra apoio. 



 Podemos dizer também que o início da terceira parte macia do dedo indicador da mão esquerda deve ser o apoio do tubo da flauta. 


Veja foto abaixo.


É importante observa que diferente da mão direita, na mão esquerda o polegar não tem função de apoio e sustentação da flauta. 

4 – Região do queixo, maxilar, lábio inferior: O quarto apoio de sustentação é a região do queixo e do lábio inferior.  


É importante não cometer o erro de pressionar excessivamente a flauta contra o queixo, machucando a parte interna dos lábios pressionada contra os dentes inferiores. 





Observe figura acima da Flauta Apoiada sobre o queijo, maxilar e lábios inferior


Pontos de Sustentação da Flauta - por Nilson Mascolo



Veja abaixo foto do Mestre Jean-Pierre Rampal e setas vermelhas indicando estes pontos de sustentação da Flauta.


Nilson Mascolli Filho