Nilson Mascolli Filho

Frase I

Contato

Frase II

Altus: A melhor Flauta do Mundo!

Frase III


Posição Correta das Mãos ao tocar Flauta Transversal 

As mãos têm um papel fundamental ao executar uma Flauta Transversal, é por ela que seguramos a flauta e obtemos a digitação das notas. Quanto mais perfeita for à posição das mãos do flautista, maior e melhor resultado técnico e sonoro se obterá, alem de aumentar sua vida útil de flautista por se prevenir de lesões. O assunto pode parecer simples e elementar, mas é o alicerce de onde sai uma grande construção. Portanto, de a devida atenção para boa e correta posição das mãos ao tocar Flauta Transversal. 

Mão Direita 

A mão direta tem funções primordiais, nela está o ponto de sustentação mais firma para segurar a flauta e o apertar da chave de apoio. Ter uma postura correta desta mão é essencial para evolução dos estudos porque uma postura incorreta implicaria em dificuldade em segurar a flauta, rigidez na movimentação dos dedos e dores musculares. Vamos aprender a correta posição da Mão Direita ao tocar flauta transversal? 


Posição Correta da Mão Direita 

Vamos observar alguns pontos importantes da correta posição da mão direita: 

1)  A mão direita precisa ter a posição da Letra ‘C’ conforme foto abaixo.


Esta posição em ‘C’ das mãos é uma posição confortável porque os tendões da mão não ficam nem esticados e nem retraídos demasiadamente. Também chamamos a posição da foto como a posição de segurar uma bolinha.










2) A mão direita precisa também estar alinhado perpendicular a Flauta conforme a Foto Abaixo.


Manter a mão perpendicular a flauta permite que a mão fique alinhada com o punho e antebraço e os dedos tenham livre ação, flexibilidade, e nesta posição encontrasse um conforto para tendões e músculos da mão e o punho. 












Inclinar a mão direita para lado e debruçado sobre a flauta é incorreto porque o pulso é forçado, os dedos ficam rígidos e perdem a flexibilidade e o antebraço fica tenso. Veja foto da posição incorreta.
 










3) As chaves devem ser apertadas em sua parte central pela polpa dos dedos. Veja foto. Abaixo.


É importante iniciar os estudos de flauta com flauta que possui chave abertas porque isso impede a postura incorreta.   As Flautas Vênus têm modelos de flauta com chaves abertas com preço bem acessíveis, acesse: https://sites.google.com/site/flautavenus/.













4) O Polegar da mão direta é o apoio mais firme para segurar a flauta, ele deve estar abaixo da chave do ‘Fá’. Veja foto abaixo.


5) O dedo mínimo da mão direita não pode estar esticado e tensionado. Ajuste o Pé da Flauta em seu Corpo de modo a deixar a Chave de apoio (Ré#/Mib) a uma distancia confortável.  De forma geral o eixo do Pé da Flauta fica alinhado ao centro da primeira chave do Corpo. Veja abaixo Foto.


Na foto abaixo observe a posição correta do dedo mínimo. Ele esta curvando seguindo o formato em ‘C’ da mão e sem ser tencionado contra a chave. 
 

Permanecemos a maior parte das notas apertando a Chave de apoio (Ré#/Mib),  mas quando não estiver sendo apertada, o dedo mínimo deve ficar próximo a chave. Não levante o dedo mínimo para cima como uma antena de rádio.  
 

6) Quando os dedos não estão apertando as chaves, eles devem ficar próximos, em torno de um centímetro. Veja Foto.


Não deixe os dedos elevados para cima conforme foto abaixo.


Mão Esquerda

A Mão esquerda precisa uma atenção especial visto que geralmente entre os iniciantes duas dificuldades quase sempre estão presentes: o apoio de sustentação e a posição do polegar.  Vamos aprender a correta posição da Mão Esquerda ao tocar flauta transversal?

Posição Correta da Mão Esquerda

Vamos observar alguns pontos importantes da correta posição da mão esquerda:

1)  A mão esquerda tem um formato diferente em relação à direita, posso ilustrar como um formato  ‘C‘ mais quadrado e inclinado: [ .  Veja foto ao lado. 


2) A base inferior do dedo indicador é o apoio de sustentação da flauta na mão esquerda. 



Observe a figura ao lado da mão esquerda. O tubo da Flauta fica apoiado sobre a base do osso Flange Proximal do dedo indicador da mão esquerda.  Neste lugar há um pequeno degrau onde a flauta encontra apoio.  



Podemos dizer também que o início da terceira parte macia do dedo indicador da mão esquerda deve ser o apoio do tubo da flauta. Veja a figura ao lado.


Veja foto abaixo.


É importante observa que diferente da mão direita, na mão esquerda o polegar não tem função de apoio e sustentação da flauta. 

3) O Polegar da mão esquerda fica um pouco inclinado para dentro  conforme foto abaixo.



É frente entre iniciantes o erro de usar o polegar da mão esquerda como um apoio para sustentação da flauta,  apertando demais esta chave do Si. Portanto, tenha cuidado para não usar o polegar da mão esquerda que aperta a chave do Si como um apoio, lembre-se, o polegar da mão esquerda não serve de apoio.











4) O dedo médio, anelar e mínimo deve estar curvado sobre a flauta e sua polpa apertando a parte central das chaves.



Quando os dedos não estão apertando as chaves, eles devem ficar próximos, em torno de um centímetro e tome cuidado especial com o dedo mínimo que tende a ficar elevado para  cima como uma antena de rádio.  














Para finalizar minhas instruções aqui sobre a boa postura das mãos ao tocar Flauta Transversal, nunca tencione os dedos e mãos, sempre os deixe relaxado e com toques suaves sobre as chaves.  Toque com Suavidade.

Exercícios de alongamento para as mãos.

O alongamento, é uma técnica que com a prática constante, beneficia a flexibilidade das articulações e músculos, a postura, o relaxamento e previne dores e lesões.

Porém, os exercícios de alongamento devem ser feitos com cuidado também, pois, mesmo que seja uma maneira de explorar a intensidade dos músculos e articulações, devemos reconhecer o limite do corpo, em caso de surgirem dores desconfortos no momento da execução da prática alongadora.

Existem muitos exercícios de alongamento que você pode aplicar na sua rotina e, fazendo todas as etapas corretamente, você não precisará de uma supervisão de um profissional (somente se você desejar é claro!). Mas, antes dos exercícios, algumas considerações devem ser feitas: Faça sempre as atividades mantendo uma respiração leve; mantenha uma boa postura e sustente cada exercício por cerca de 10 a 30 segundos; nunca tente fazer as atividades apressadamente; não alongue os músculos com muita força ou até sentir dor e, jamais prenda a respiração durante o alongamento.

Para alongar as mãos, incluído pulso e dedos:  Coloque os dedos de ambas as mãos juntos, apertando uma com a outra aproximadamente durante 20 segundos, sendo que a palma das mãos estará levemente separada. Após isso, coloque ambas as palmas da mão, uma contra a outra, e levante o cotovelo para cima e para baixo, mas mantendo os braços na frente do peito, sentido o alongamento do antebraço, durante 20 segundos.
 


Nilson Mascolli Filho



Č
Ċ
ď
Nilson Mascolo Filho,
30/04/2010 13:24