Indicadores Online

GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais

O GPEARI é o organismo do Minitério das Finanças responsável pela apresentação das contas do Estado. Tem interesse para acompanhar o défice orçamental e a divída pública, embora apresente a generalidade dos indicadores para enquadrar esta informação.


AICEP / Estatísticas / Livraria Digital

O AICEP é o organismo de disponibiliza mais informação sobre o Comércio Externo.



PEPROBE.COM

O site  http://peprobe.com/  apresenta canais como Economia, Finanças e Dívida, Setor Financeiro, Troika, Mercado de Capitais, Negócios e Pessoas e Famílias, apresentam-se escrito em língua inglesa, porque tem como destinatários os potenciais investidores na economia portuguesa.


PORDATA

http://www.pordata.pt/ é o site mais recentemente lançado com dados sobre a sociedade portuguesa nos últimos 50 anos. 


www.conheceracrise.com


http://www.conheceracrise.com/  destina-se ao que diz. É um projecto da família PORDATA.


INE


INE é o serviço oficial de estatísticas em Portugal. Tem desenvolvido o ALEA especialmente para os alunos do ensino secundário, onde por exemplo podem encontrar estatísticas de todos os países da União Europeia,  Portugal em Números, etc. 



EUROSTAT

Deverás registar-te para aceder a toda a informação do serviço oficial de estatísticas da União Europeia.
Mesmo sem registo terás ocasião de verificar como é simples utilizar estas estatísticas a partir de  Country profiles. Estes perfis dos países mostram os dados num mapa, constroem gráficos e tabelas e permitem que recolhas os dados em ficheiros do Excel. 



OECD

Através do Factbook a OCDE disponibiliza abundante informação estatística caracterizadora dos seus membros. Todos os dados se encontram disponíveis em ficheiros Excel.
http://www.compareyourcountry.org/ é uma ferramenta que constrói gráficos.


indexmundi

Estatísticas de todo o mundo. Popular entre os alunos. www.indexmundi.com



Gapminder

Apresenta uma ferramenta gráfica gráfica fabulosa, e permite fazer o download dos dados em ficheiros .xls
Apresento abaixo o meu vídeo preferido deste site: a História de 200 anos em 4 minutos.

Vídeo do YouTube



Google Public Data Explorer

É a ferramenta mais fácil de utilizar para construir gráficos. Podem incorporar-se em sites ou blogues e blogues e actualizarão automaticamente. Seguindo o link  http://hdr.undp.org/en/data/explorer/_  ficará nos Indicadores do Desenvolvimento Humano em Português, mas se mudar a língua para inglês observará muito mais indicadores.



Our World in Data

Apresentações e visualização de dados. Destacam-se séries longas, a nível mundial, desde o ano 1 até à actualidade. http://ourworldindata.org/



Países@

Um atlas com indicadores económicos e sociais de todos os países do Mundo organizado pelo INE brasileiro em  http://www.ibge.gov.br/paisesat/


rag.oecd.org

A experiência mais recente da OCDE na apresentação de estatísticas (só disponíveis dados para os países da OCDE) em http://rag.oecd.org/

OCDE Factbook 



OECD Key Tables



OECD Working papers



At a Glance publications

http://www.oecd-ilibrary.org/economics/oecd-at-a-glance-publications_aag_pkg-en


OCDE - Ferramentas Interactivas


Better Life Index - OCDE

Há mais vida para além dos números frios do PIB e das estatísticas económicas. Este índice permite comparar o bem-estar entre os países, com base em 11 tópicos que a OCDE identificou como essenciais, nas áreas de condições materiais de vida e qualidade de vida: Habitação, Rendimento, Emprego, Comunidade, Educação, Ambiente, Participação Cívica, Saúde, Satisfação com a Vida, Segurança e Equilíbrio Trabalho-Vida.

http://www.oecdbetterlifeindex.org/



data.un.org

O novo motor de pesquisa das Nações Unidas faz lembrar o Google em http://data.un.org/



Banco Mundial 



O World Development Indicators (WDI) 2009 é referência estatística que ajuda a medir o progresso do desenvolvimento. Os WDI fornecem uma abrangente perspectiva do desenvolvimento com dados do Banco Mundial e mais de 30 parceiros.

O World Development Indicators (WDI) publicação é uma primeira compilação do Banco Mundial anual de dados sobre o desenvolvimento. Os WDI 2009 incluem mais de 800 indicadores, respeitantes a 209 economias, em mais de 90 tabelas organizadas em 6 secções: Visão do Mundo, Pessoas, Ambiente, Economia, Estados e Mercados e Links Globais. Esta versão este acessível até mediante subscrição, mas agora é livre. 

Quick Query é uma versão limitada da WDI que só permite seleccionar 50 países de cada vez! Outro recurso do Banco Mundial oferece a informação sobre o Mapa Mundo em  http://maps.worldbank.org/ 



ONU/PNUD

A Organização das Nações Unidas, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento vem publicando relatórios que divulgam uma extensa base de dados e análises pertinentes por economistas prestigiados. A versão portuguesa do Relatório de Desenvolvimento Humano 2011 não está  integralmente traduzida, porque se quiseres fazer o download de todos os indicadores num só ficheiro do Excel os dados aparecerão com os títulos em inglês. Como os títulos dos indicadores são expressões curtas geralmente percebem-se bem, mas em caso de dúvida podes utilizar o tradutor do  Google, mas também podes ler as mesmas tabelas em Português (PDF).

Antes de escolheres os países com os quais irás trabalhar, proponho que leias em diagonal o Relatório de Desenvolvimento Humano 2011Neste  documento em pdf poderás fazer pesquisas facilmente introduzindo, por exemplo, o nome dos países que te interessam na caixa no topo do documento.

O site do PNUD oferece ainda várias ferramentas, como:
- a possibilidade de construíres as tuas próprias tabelas
e muito mais. 
 

NationMaster

O nationmaster.com utiliza dados da CIA, da ONU, da OCDE e do Banco Mundial. Este site oferece o maior conjunto de indicadores estatísticos disponíveis na Internet. Por exemplo, podes observar a ordenação dos países pelo PIB per capita no modo gráfico ou como mapa.

The World FactBook

Se não encontraste dados sobre um país foi porque não experimentaste o site da CIA!


Infoplease

Outro recurso em inglês: http://www.infoplease.com/  Tem a particularidade de apresentar Quizes.


Índice de Percepção da Corrupção

A corrupção é um obstáculo ao desenvolvimento dos países. Este aspecto poderá ser levado em consideração utilizando o Índice de Percepção da Corrupção  (ver mapa) que a Transparency International publica desde 1995. 


Mais instituições/sites onde se podem encontrar estatísticas interessantes para  Economia encontram-se catalogadas pelos blogues: 





Comments