O Butterfly foi um grupo formado pela iniciativa das estudantes da EEB Professor Benonívio João Martins que realizou ações de prevenção e acolhimento de casos relacionados ao bullyng, racismo, machismo, homofobia e demais agressões que ocorrem no espaço escolar.
O objetivo geral do grupo foi promover reflexões sobre os diversos tipos de violências que acometem os estudantes da escola e suas consequências. Para isso, o grupo realizou encontros semanais para estudos, discussões e elaboração de estratégias de prevenção e acolhimento das vítimas.
O grupo teve consciência de que os temas em que se envolveu foram delicados e repletos de subjetividades, por isso buscou através de suas ações passar informações e propor reflexões de forma leve e lúdica.
A escolha do nome do grupo fez referências as borboletas, que são livres, não seguem padrões e possuem diversos tipos de cores e formatos de asas. Assim, as borboletas apresentam diversas características que se aproximam do principal ideal do grupo: combater as violências para que as pessoas sejam livres e respeitadas pelas suas diferentes formas de ser.
Embaixadora da liberdade
Dandara Victoria Welter Padilha(Turma 92)Embaixadora do respeito
Tamires Gonsalves da Silveira(Turma 92)Embaixadora do amor
Luiza de Lara(Turma 71)Embaixadora da confiança
Larissa Costa dos Santos(Turma 92)Embaixadora da paz
Laura Danieli S. dos Santos Bortolotto(Turma 92)Embaixadora do empoderamento
06/04/2019
A primeira ação de prevenção ocorreu no Dia da Família. A apresentação em formato de jogral, realizada para toda a comunidade escolar, evidenciou o grave problema da violência contra a mulher através de oito casos fictícios. Por fim, os oito tipos de violências transformaram-se nas oito letras da palavra RESPEITO, que é o que o grupo entende como fundamental para que todas as mulheres possam viver em paz e com liberdade.
02/05/2019
O grupo fixou cartazes motivacionais no banheiro feminino da escola. As mensagens buscam promover o empoderamento das meninas, muitas vezes subjulgadas e ofendidas por serem mulheres, e para ajudá-las a tomar consciência que são belas e merecem o respeito de todos.
03/06/2019
O grupo fixa nas salas de aulas cartazes e tirinhas para reflexão sobre os sentimentos. Toda semana são acrescentados novos cartazes e os antigos são recolocados em outras salas. Nesta ação preventiva o grupo tenta transmitir mensagens motivacionais sobre perserverança, amizade, resiliência e amor.
13/07/2019
O grupo fez uma apresentação sobre autoestima no encontro das mães e seus filhos na Biblioteca do CADI (Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral). Em um primeiro momento o grupo propôs uma atividade para as mães realizarem com seus filhos baseada em questões de autoconhecimento. No segundo momento, o grupo apresentou 10 dicas de como melhorar a autoestima.
O grupo criou um perfil no Instagram para publicar mensagens motivacionais, de reflexão e de empoderamento. O perfil é um meio para atingir vários estudantes da escola.
21/08/2019
Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher foi realizada entre estudantes e representantes da Delegacia da Mulher. Foi o início de uma série de três encontros que buscam prevenir os casos de agressões contra as mulheres.