hino

foto_ Helena Marc

_

HINO parte de dois cartazes comemorativos dos 150 anos de independência do Brasil, ou seja em 1972, período do regime militar no país. Um dos cartazes, com o D. Pedro I estampado no papel, fica presente na composição com cabide de madeira pendurado no fundo da caixa de madeira. Já o segundo cartaz comemorativo se faz presente com a frase 'Jamais verás um país como esse'. Governos ditatoriais parecem ter uma relação conflituosa com a gramática. Se o uso da frase tinha o intuito de patriotismo, na verdade pode ser entendido mais como um slogan contra o regime, apesar de que demorou mais de dez anos para a democracia se restabelecer contados a partir do ano que circulou o cartaz.

Essas palavras, criadas e difundidas durante a ditadura civil-militar na década de 1970, mesmo depois de 50 anos (quando se completam os 200 anos de independência, parecem encontrar um contexto político/social muito semelhante em 2022.


HINO 2022, tinta automotiva, tecido, acrílico, madeira, cartaz comemorativo dos 150 anos de independência do Brasil. 113 x 73 x 8 cm


2022

Dança de encontros - curadpria Renato de Cara. Edifício Vera _ São Paulo_SP. 

_